Pular para o conteúdo principal

Artigo: Aquele que permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto

 

*Dom João Carlos Seneme, css

O texto do Evangelho de São João neste 5º Domingo da Páscoa (2/05) nos oferece uma bela imagem para ilustrar a relação do discípulo com o Mestre-Jesus. A imagem da videira é um muito presente na tradição do Antigo Testamento e nos lembra o relacionamento de Deus com Israel, seu povo. A esta vinha se pertencia apenas pelo sangue. No entanto, agora Jesus diz que Ele é a "verdadeira" videira e a ela se pertence somente pela fé, independentemente de ser judeu, grego; ou seja, todos têm a oportunidade de fazer parte da verdadeira videira.

O texto do evangelho nos leva a Jerusalém, em uma noite de quinta-feira, um dia antes da festa da Páscoa e da morte de Jesus. Jesus está reunido com os seus discípulos em volta de uma mesa, numa ceia de despedida. Neste momento ele dá seu “testamento” aos discípulos, indica o que deverão fazer para continuar sua missão. Sua comunidade (=ramos) deve permanecer em profunda e íntima unidade com Jesus (=videira) para que ela seja alicerçada no serviço e no amor. Deste modo, o texto evangélico nos apresenta uma catequese de Jesus sobre a identidade e missão da comunidade dos discípulos no mundo.

Jesus é a verdadeira videira e nós somos os ramos. A nossa vida espiritual, nossa vida cristã e nossa vida de discípulos, não pode ser entendida sem esta união com a pessoa de Jesus, a videira verdadeira. A partir dele recebemos toda força, vitalidade e amor para sermos fecundos.

O Evangelho insiste em que produzamos frutos e frutos que permaneçam e só conseguiremos isto se estivermos ligados e unidos à videira, é dela que provém a “seiva” vital. O distanciamento provocará sequidão, esterilidade e morte.  Da mesma forma como a vitalidade de Jesus nasce da intimidade que ele tem com o Pai, também nós devemos estar ligados a Jesus para produzir fruto, para dar testemunho do seu amor e revelar ao mundo que existe um modo de viver único e permanente, mas que exige escolhas e renúncias. Todo discípulo é chamado a ser fecundo, produzir frutos bons, isto é, não amar somente com palavras, mas com obras verdadeiras.

O tempo pascal é propício para revisar nossa vida de discípulos e discípulas à luz do Cristo Ressuscitado. É um tempo de graça para olhar nossas práticas comunitárias, como membros da Igreja e como pessoas. Para que os ramos produzam é necessário ser cuidado com podas constantes, sem isso eles murcham e morrem. Como reagimos diante das “purificações” que recebemos da vida? Quando nossa fé é questionada e exige de nós posturas coerentes? Faz parte da ação de Deus “limpar” o “ramo” a fim de que ele dê mais fruto. “Limpar” significa estar em um processo contínuo de conversão que nos leve a recusar qualquer indício de egoísmo e isolamento. É na comunidade cristã que encontramos força para continuar a missão de Jesus, a Eucaristia sustenta nossa vida e testemunho.

*Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leis sobre imóveis, comunicação inclusiva e retirada de fios são sancionadas em Toledo

Três novas leis foram sancionadas na última sexta-feira (24) no Gabinete do Prefeito de Toledo. As normas, publicadas no Órgão Oficial do Município, Edição 4519 - Extraordinária , tratam da desafetação e permuta de imóveis do patrimônio público, da inclusão por meio da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) no atendimento público e da retirada de fios em desuso nos postes de energia elétrica. O ato contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do vice Lucio De Marchi, de vereadores, secretários, representantes de instituições e imprensa. A Lei nº 3.018 destina áreas públicas para instalação de equipamentos e serviços em Linha Tapuí, Cerro da Lola e Linha Mandarina. O secretário de Administração, Marcelo Marques, afirmou que a disponibilização de terrenos é necessária para atender demandas de comunidades por novos equipamentos públicos. “São muitos pedidos por áreas para Cmeis, Cras e outras estruturas, e precisamos de espaços para acompanhar o crescimento populacional”, disse...

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...