Pular para o conteúdo principal

ButanVac será superior à 1ª geração de vacinas, diz diretor

 

Agência Brasil - A ButanVac deverá ser uma “vacina superior” por incorporar o aprendizado com a primeira geração de imunizantes contra o novo coronavírus, segundo o diretor do Instituto Butatan, Dimas Covas. “Temos uma perspectiva que essa seja uma vacina superior do ponto de vista de indução de imugenicidade [capacidade de induzir o corpo a responder ao vírus]. Nós incorporamos os conhecimentos da primeira geração de vacinas”, disse hoje (29) ao participar de um seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

O Butantan iniciou a produção da nova vacina antes mesmo de ter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar o imunizante em seres humanos. “Iniciamos a produção industrial da vacina. É o que nós chamamos de produção em risco”, destacou Covas. A previsão é que, segundo ele, sejam produzidos seis lotes com 18 milhões de doses.

Mais barata

Além dos aprimoramentos incorporados a partir dos resultados com outros imunizantes, especialmente a CoronaVac, produzida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac, Covas ressaltou que o imunizante deverá ser mais barato do que os disponíveis atualmente. “Além de ser uma vacina já aperfeiçoada, vai permitir o barateamento e extensão da vacina para os países pobres e de renda média”, acrescentou.

A ButanVac está sendo desenvolvida, de acordo com Covas, por um consórcio internacional, sem a detenção de patente, ficando aberta para ser replicada. O diretor do Butantan ressaltou que imunizantes mais baratos vão ser fundamentais para conter a epidemia no mundo. “Não adianta a gente vacinar a população dos Estados Unidos, da Europa, se não vacinar a população da África e da América Latina”, disse.

Apesar das melhorias incorporadas ao imunizante, Covas avalia que as vacinas não vão resolver a curto prazo a convivência com o novo coronavírus. “Uma vacina não vai resolver, vai ser preciso gerações de vacinas. E provavelmente a vacinação anual”, acrescentou.

Testes

Na última sexta-feira (23), o Instituto Butantan enviou à Anvisa o pedido para início dos testes em humanos da ButanVac, de fases 1 e 2. Os estudos deverão começar com 1,8 mil voluntários. Já a Fase 3, com maior escala de participantes, deverá incluir 9 mil pessoas. Poderão fazer parte dos testes inclusive adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19.

A tecnologia da ButanVac utiliza o vírus da doença de Newcastle, uma enfermidade de aves, geneticamente modificado. O vetor viral contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra.

O desenvolvimento complementar da vacina será todo feito com tecnologia do Butantan, incluindo a multiplicação do vírus, condições de cultivo, ingredientes, adaptação dos ovos, conservação, purificação, inativação do vírus, escalonamento de doses e outras etapas.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aplicação Premiada: em grande sorteio final, Ram Rampage vai para associado de Toledo/PR

Associados de São Paulo foram contemplados com outros dois carros Associado recebeu seu prêmio na sede administrativa - Divulgação A 3ª edição da Promoção Aplicação Premiada da Sicredi Progresso PR/SP foi finalizada quinta-feira (11) com a divulgação dos últimos associados sorteados ganhadores de três carros 0 km. A campanha, que iniciou em fevereiro e teve seu período de participação encerrado no fim de novembro, premiou 23 associados no total, 20 deles com prêmios de R$ 20 mil e, os últimos três associados, com três carros 0 km.   Esta foi a maior edição da Aplicação Premiada em termos de adesão. Foram 13.129 associados participantes com mais de 1 milhão de cupons eletrônicos gerados e mais de R$ 1 bilhão em negócios.   Ganhadores dos carros 0 km O prêmio de maior valor era a RAM Rampage Laramie e o associado que “tirou a sorte grande” foi Aparecido Rossato da Silva. Ele associou-se em fevereiro deste ano, na Agência Jd. Panorama, em Toledo/PR, com intuito de também particip...

Mais que uma empresa, um compromisso social com Toledo

Toledo ano 73 – Amigos de infância fazem história no setor industrial e transformam a Vertys numa potência Juliano Carulli e Douglas Molter: amizade para a vida e os negócios Trilhar o caminho da reinvenção, utilizando os recursos tecnológicos cada vez mais aperfeiçoados e buscando novos mercados, mas sem perder a essência. É dessa forma que a Vertys Solar Group apresenta um crescimento contínuo, sendo uma das empresas de Toledo com presença nacional em seus segmentos de atuação.   Os sócios Juliano Carulli e Douglas Molter estão realizando uma incrível jornada que remota à infância. E assim, a amizade de praticamente toda uma vida se transformou numa parceria de negócios bem sucedida há 36 anos.   Um dos grandes players do país no segmento de energia solar, a Vertys é resultado da experiência acumulada por Juliano e Douglas ao longo de uma trajetória empresarial iniciada quando ambos estavam na faixa dos 15 anos de idade e abriram uma serigrafia. Em seguida, com o equivalente...

Vice-presidente do Biopark recebe Prêmio Embaixador da Inovação no Paraná

O vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Roberto Rocha, foi homenageado pelo Governo do Paraná com o Prêmio Embaixador da Inovação, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem para o fortalecimento do ecossistema inovador do Estado. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e integrou a terceira edição das comendas Embaixadores da Inovação e Prêmio Mecenas. Promovida pela Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a premiação reconhece lideranças que impulsionam o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná por meio de iniciativas, investimentos e articulação de projetos inovadores. Ao todo, 54 personalidades foram homenageadas nesta edição. Para o vice-governador Darci Piana, o reconhecimento reforça o papel estratégico da inovação no crescimento do Estado. “Valorizar quem transforma ideias em resultados é incentivar o Paraná a avançar ainda mais”, destacou. Já o secretário da SEIA, Alex Canziani, res...