Pular para o conteúdo principal

Unioeste: o mau exemplo de gente que vive como que num mundo de fantasia


Com todo o meu respeito aos amigos professores sérios da Unioeste, a "greve sanitária" da categoria puxada pela Associação dos Docentes, Adunioeste, é uma afronta ao conjunto da sociedade paranaense e beira à indecência. Empresários, trabalhadores e servidores públicos de todas as esferas há muito tempo se adaptaram ao novo modo de viver em meio à pandemia da covid-19, mas esse pessoal parece viver num outro mundo. Um mundo paralelo, encantado, de fantasia, criado por eles, só para eles.
A greve é de extremo mau gosto para uma categoria que até o momento foi a mais privilegiada de todo o conjunto da sociedade, não só com trabalho remoto. No conforto das suas casas, os professores da Unioeste continuaram recebendo normalmente – e integralmente - os seus salários, que não são nada desprezíveis e estão bem acima da média da população. Sem qualquer perda ou redução. Sem nenhuma demissão, o que ocorreu em números consideráveis na iniciativa privada, que é o Brasil que funciona e sustenta essa gente fora da curva do bom senso.
Aqui, evidentemente, se exclui os servidores públicos que não compactuam com barbaridade de tamanha ordem.
Os professores que aderirem a essa greve absurda precisam prestar contas à população. Mas creio que por maior poder de argumentação dos mestres e doutores que comandam a categoria, não conseguirão convencer o cidadão comum - do chão de fábrica, das lojas abertas clamando pela clientela, dos empresários mergulhados em dívidas e renegociando suas pendências com bancos ou buscando o reenquadramento no Simples Nacional para tentar honrar com os impostos, penalizados ao extremo pelas consequências diversas da pandemia - de que estejam certos em atitudes repulsivas como a que estão tomando.
Lamentável decisão que lança a gloriosa Unioeste que todos ajudamos a construir como que numa névoa de incertezas sobre a honradez de uma parcela dos seus integrantes.
Mau exemplo, senhores professores! Mudem de mentalidade. Botem a cara para bater e sejam solidários ao povo que os sustenta. Digam não ao trabalho remoto que vocês tanto combateram ao afirmar que as instituições que oferecem o ensino à distância não tem a qualidade que vocês pregam. Basta!
Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado Sperafico assina PEC que propõe responsabilização penal de menores por crimes hediondos

Deputado Dilceu Sperafico O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas-PR) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), que propõe a redução excepcional da maioridade penal em situações específicas de crimes hediondos e de crueldade extrema contra pessoas e animais.   A iniciativa altera o artigo 228 da Constituição Federal, que hoje estabelece a inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, para admitir exceção estritamente delimitada, sem extinguir a regra geral. Segundo Sperafico, a proposta “não extingue a inimputabilidade penal, não generaliza a redução da maioridade penal e não criminaliza a infância”.   O parlamentar destaca que a PEC remete a regulamentação a Lei Complementar, o que, segundo ele, preserva flexibilidade normativa, garante debate técnico aprofundado e impede interpretações ampliativas ou arbitrárias, assegurando o devido processo legal, a ampla defesa e as proteções próprias da pessoa em desenvol...

Sperafico acompanha e prioriza projetos do agronegócio na agenda legislativa de 2026

Adaptação à reforma tributária, sustentabilidade, crédito rural e segurança no campo como prioridades da pauta legislativa estão entre os destaques Deputados Pedro Lupion, presidente da FPA e Dilceu Sperafico De acordo com Sperafico, os temas centrais envolvem a adaptação à reforma tributária, a modernização da legislação de sementes, a sustentabilidade ambiental e a ampliação do crédito rural. “O agronegócio brasileiro precisa de um ambiente legal mais moderno, previsível e compatível com a realidade do produtor rural”, afirmou.   O parlamentar destaca que diversos projetos em debate tratam diretamente do uso da terra, propriedades rurais, produção orgânica e regularização fundiária. “São temas essenciais, profundamente ligados ao agronegócio e à segurança jurídica no campo”.   Entre as proposições, Sperafico citou o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, além daquele que altera a legislação fundiária para estabelecer a Fração Mín...

Toledo avança na alfabetização e eleva índice da Prova Fluência no 2º ano

O Município de Toledo registrou crescimento significativo nos indicadores de alfabetização dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. O índice da Prova Fluência — avaliação que mede a proficiência leitora das crianças — subiu de 6,5 para 7,4, evidenciando o avanço da rede municipal na consolidação da alfabetização na idade adequada. De acordo com a secretária da Educação, Janice Salvador, o resultado é consequência de um trabalho estruturado e contínuo desenvolvido pelas escolas, equipes pedagógicas e Secretaria da Educação. “Atribuímos esse avanço a um trabalho sistemático, planejado e articulado da rede municipal, com foco na alfabetização na idade certa. Houve alinhamento curricular, acompanhamento pedagógico contínuo, formação continuada e monitoramento frequente dos indicadores de aprendizagem, uma preocupação da gestão do prefeito Mario Costenaro”, destaca. Segundo a secretária, entre as ações decisivas para o desempenho estão a implementação de avaliações diagnósticas perió...