Pular para o conteúdo principal

Apresentada prévia de projeto de revitalização da Av. Ministro Cirne Lima

Demanda antiga dos moradores da região do Jardim Coopagro, a revitalização da Avenida Ministro Cirne Lima foi tema de encontro realizado na manhã da última sexta-feira (27) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo apresentou a primeira fase do projeto que contempla intervenções que visam dar maior fluidez e segurança a condutores e pedestres que transitam pela via.

A proposta apresentada prevê uma ampla reformulação em trecho que compreende o cruzamento da Rua Carlos Barbosa e o parque linear do Arroio Marreco. Ao todo, o projeto, que está em andamento, possui 8 segmentos que totalizam 2,1 quilômetros de extensão.

A partir da redução da largura do passeio (de 4 para 3 metros de cada lado da avenida), será possível fazer um canteiro central mais amplo (aumentando de 4 para 5,5 metros de largura), com ciclovia bidirecional (interligando a que já existe na via à do parque do Arroio Marreco), recuos para retornos e rotatória no cruzamento com a Rua Roberto Fachini – via que poderá ser utilizada no acesso principal ao residencial de habitações populares do Lote Social. Os superpostes no centro da via serão removidos e outros pontos de iluminação serão colocados em ambos os lados.

A pista continuará tendo duas faixas de rolamento e uma para estacionamento, porém passará por recape asfáltico. Também serão colocadas guias em pontos do canteiro central e de passeios onde ainda não foram implantadas, além de intervenções que visam facilitar o acesso ao polo local da Universidade Norte do Paraná (Unopar) que está sendo construído na região.

Mais adiante, na parte final do trecho contemplado pelo projeto, será construído um portal que poderá ser visto por quem entra ou sai de Toledo em direção à BR 163 (Marechal Cândido Rondon/Cascavel) ou à OT 007 (Novo Sobradinho/Vila Nova). O layout desta obra será obtido a partir de convênio firmado entre governo municipal e Universidade Paranaense (Unipar), que desenvolverá projeto de extensão com esta finalidade junto aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus local da instituição de ensino superior.

A proposta agradou aos presentes e, depois de concluída, será apresentada à comunidade em audiência pública que ocorrerá nos próximos meses. “Faltam alguns detalhes para concluir este projeto. Assim que isso acontecer, queremos apresentá-lo aos moradores e empresários da Grande Coopagro e, a partir do que ouvirmos, faremos os ajustes e pretendemos iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2023”, detalha Neuroci Antonio Frizzo, secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo.

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a pioneira Wanda DallÓglio, primeira primeira-dama de Toledo

Dona Wanda em imagem antiga Por Wanderley Graeff - do Viver Toledo Faleceu na tarde deste domingo (10), a pioneira Wanda Mariani Dall´Oglio, primeira primeira-dama de Toledo. Italiana de nascimento, ela estava com 103 anos de idade e já há vários anos encontrava-se acamada.   Dona Vanda era viúva de Ernesto Dall´Oglio (1919-2006), que foi médico, empresário, primeiro prefeito e deputado federal. Ela residia em Toledo desde 1949, antes, portanto da emancipação do município. Nos primórdios de Toledo, ela atuou no Centro de Puericultura da cidade.   Ernesto Dall´Óglio assumiu o mandato na instalação do município, em 14 de dezembro de 1952, até 1956, voltando a exercer o cargo de prefeito em 1962, após eleição suplementar realizada em decorrência do falecimento de Willy Barth, que havia sido eleito em 1960. Assim, dona Wanda voltou a ser primeira dama até 1964.   Após, ela acompanhou a trajetória do marido durante os seus mandatos como deputado estadual (1975-1978) e deputado...

Governo do Estado anuncia construção de nova escola em Toledo

  A região do Pinheirinho, Santa Clara IV, Europa e América em breve terá uma nova escola estadual dentro de uma nova proposta pedagógica adotada pelo Governo do Paraná. Uma obra de aproximadamente R$ 22 milhões na Rua Pedro Nardi - paralela à Avenida Maripá - que deverá ser erguida em 18 meses, segundo informação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que esteve em Toledo para anunciar esta obra, além de outros investimentos no setor e também vistoriar a reforma nos colégios do Jardim Porto Alegre e Atílio Fontana. Quando acabada, a escola vai atender 1.000 alunos. A estrutura terá ginásio, quadra coberta e será preparada dentro do conceito da escola do futuro, “com foco na inovação de metodologia, bastante tecnologia, com um modelo totalmente diferente pedagógico para atender esta comunidade que merece essa obra tão esperada”, explicou o secretário. Miranda também foi conferir o local onde será erguida esta nova escola ao lado do prefeito Mario Costenaro e dos deputad...

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem tráfego liberado embaixo de novo viaduto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que foi liberado nesta terça-feira (12) o tráfego de veículos embaixo do novo viaduto da Perimetral Leste na Avenida República Argentina em Foz do Iguaçu. A medida vai permitir acesso ao Hospital Unimed, Bairro do Futuro e ao Centro utilizando a avenida, e ao aeroporto utilizando a Avenida Maria Bubiak. Duas rotatórias disciplinam o tráfego nas vias municipais. A medida tem início a partir das 09h30. Usuários devem seguir com cautela pelo local, que permanece em obras, obedecendo a sinalização provisória disponível. A iluminação do viaduto ainda está sendo executada, sendo necessária atenção redobrada no período noturno. OBRA  A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai. Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. A obra atingiu 70% de execução na medição de julho. Viver Tol...