Pular para o conteúdo principal

Apresentada prévia de projeto de revitalização da Av. Ministro Cirne Lima

Demanda antiga dos moradores da região do Jardim Coopagro, a revitalização da Avenida Ministro Cirne Lima foi tema de encontro realizado na manhã da última sexta-feira (27) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo apresentou a primeira fase do projeto que contempla intervenções que visam dar maior fluidez e segurança a condutores e pedestres que transitam pela via.

A proposta apresentada prevê uma ampla reformulação em trecho que compreende o cruzamento da Rua Carlos Barbosa e o parque linear do Arroio Marreco. Ao todo, o projeto, que está em andamento, possui 8 segmentos que totalizam 2,1 quilômetros de extensão.

A partir da redução da largura do passeio (de 4 para 3 metros de cada lado da avenida), será possível fazer um canteiro central mais amplo (aumentando de 4 para 5,5 metros de largura), com ciclovia bidirecional (interligando a que já existe na via à do parque do Arroio Marreco), recuos para retornos e rotatória no cruzamento com a Rua Roberto Fachini – via que poderá ser utilizada no acesso principal ao residencial de habitações populares do Lote Social. Os superpostes no centro da via serão removidos e outros pontos de iluminação serão colocados em ambos os lados.

A pista continuará tendo duas faixas de rolamento e uma para estacionamento, porém passará por recape asfáltico. Também serão colocadas guias em pontos do canteiro central e de passeios onde ainda não foram implantadas, além de intervenções que visam facilitar o acesso ao polo local da Universidade Norte do Paraná (Unopar) que está sendo construído na região.

Mais adiante, na parte final do trecho contemplado pelo projeto, será construído um portal que poderá ser visto por quem entra ou sai de Toledo em direção à BR 163 (Marechal Cândido Rondon/Cascavel) ou à OT 007 (Novo Sobradinho/Vila Nova). O layout desta obra será obtido a partir de convênio firmado entre governo municipal e Universidade Paranaense (Unipar), que desenvolverá projeto de extensão com esta finalidade junto aos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do câmpus local da instituição de ensino superior.

A proposta agradou aos presentes e, depois de concluída, será apresentada à comunidade em audiência pública que ocorrerá nos próximos meses. “Faltam alguns detalhes para concluir este projeto. Assim que isso acontecer, queremos apresentá-lo aos moradores e empresários da Grande Coopagro e, a partir do que ouvirmos, faremos os ajustes e pretendemos iniciar os trabalhos no segundo semestre de 2023”, detalha Neuroci Antonio Frizzo, secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo.

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...

Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste reforça impacto positivo na saúde materno-infantil

  A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.  Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas. Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fort...