Pular para o conteúdo principal

Obra do Hospital Regional em Toledo deve ser concluída até 20 de agosto

Lei que autoriza a concessão foi sancionada; gestão deverá ser feita por uma entidade filantrópica

www.biopark.com.br/invista

Um empreendimento que vai mudar a estrutura de atendimento na saúde pública regional, sobretudo na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo, com cobertura em 18 municípios, está enfim muito próximo de ser concluído. Após anos de entraves burocráticos e imbróglios jurídicos, o Hospital Regional de Toledo está bem perto de ser concluído e com o início do atendimento estimado ainda para este ano.
Na última semana o legislativo municipal de Toledo aprovou o Projeto de Lei nº 57 de autoria do Poder Executivo que “autoriza o Executivo municipal a celebrar contrato de concessão de uso do Hospital Regional”. “Mais um importante passo neste projeto que se arrasa há anos. Enfim estamos muito próximos de ter a obra concluída e pronta para o funcionamento”, afirma o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt (União Brasil).
Ainda na semana passada o prefeito de Toledo Beto Lunitti sancionou o projeto que agora é lei no processo de concessão da estrutura.
Dorfschmidt: obra na reta final
A previsão, segundo Ademar, é para que a obra de readequação e reestruturação do Hospital Regional esteja concluída até o dia 20 de agosto deste ano, ou seja, em menos de três meses. “A previsão é para aquela data. Semanalmente temos prestação de contas de como a obra tem andado e estamos com mais de 90% dela concluída. A população que mais precisa poderá ter o atendimento que merece”, diz.
A gestão da unidade deve ser feita por uma organização, preferencialmente filantrópica. Os detalhes, incluindo arranjos financeiros, vêm sendo tratados com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde.
A previsão inicial é de repasses das chamadas AIHs (autorizações de internamento hospitalar) e o custeio dos leitos de unidade de terapia intensiva, assim como recursos estaduais que devem totalizar algo próximo a R$ 700 mil por mês.
O passo a ser dado agora diz respeito à formação e nomeação de uma comissão intersetorial que ficará responsável pela organização do edital para a gestão, com representantes de diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público.
Equipamentos cedidos a outras unidades médicas/hospitalares durante a pandemia e que pertencem ao Hospital Regional retornam agora à sua origem e os que por ventura não retornarem devem ser repostos. “Não ficamos esperando e não poupamos esforços, vamos seguir trabalhando muito para que o Hospital Regional inicie os atendimentos para Toledo e região. É uma prioridade”, afirma Ademar Dorfschmidt.
Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a pioneira Wanda DallÓglio, primeira primeira-dama de Toledo

Dona Wanda em imagem antiga Por Wanderley Graeff - do Viver Toledo Faleceu na tarde deste domingo (10), a pioneira Wanda Mariani Dall´Oglio, primeira primeira-dama de Toledo. Italiana de nascimento, ela estava com 103 anos de idade e já há vários anos encontrava-se acamada.   Dona Vanda era viúva de Ernesto Dall´Oglio (1919-2006), que foi médico, empresário, primeiro prefeito e deputado federal. Ela residia em Toledo desde 1949, antes, portanto da emancipação do município. Nos primórdios de Toledo, ela atuou no Centro de Puericultura da cidade.   Ernesto Dall´Óglio assumiu o mandato na instalação do município, em 14 de dezembro de 1952, até 1956, voltando a exercer o cargo de prefeito em 1962, após eleição suplementar realizada em decorrência do falecimento de Willy Barth, que havia sido eleito em 1960. Assim, dona Wanda voltou a ser primeira dama até 1964.   Após, ela acompanhou a trajetória do marido durante os seus mandatos como deputado estadual (1975-1978) e deputado...

Governo do Estado anuncia construção de nova escola em Toledo

  A região do Pinheirinho, Santa Clara IV, Europa e América em breve terá uma nova escola estadual dentro de uma nova proposta pedagógica adotada pelo Governo do Paraná. Uma obra de aproximadamente R$ 22 milhões na Rua Pedro Nardi - paralela à Avenida Maripá - que deverá ser erguida em 18 meses, segundo informação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que esteve em Toledo para anunciar esta obra, além de outros investimentos no setor e também vistoriar a reforma nos colégios do Jardim Porto Alegre e Atílio Fontana. Quando acabada, a escola vai atender 1.000 alunos. A estrutura terá ginásio, quadra coberta e será preparada dentro do conceito da escola do futuro, “com foco na inovação de metodologia, bastante tecnologia, com um modelo totalmente diferente pedagógico para atender esta comunidade que merece essa obra tão esperada”, explicou o secretário. Miranda também foi conferir o local onde será erguida esta nova escola ao lado do prefeito Mario Costenaro e dos deputad...

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem tráfego liberado embaixo de novo viaduto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que foi liberado nesta terça-feira (12) o tráfego de veículos embaixo do novo viaduto da Perimetral Leste na Avenida República Argentina em Foz do Iguaçu. A medida vai permitir acesso ao Hospital Unimed, Bairro do Futuro e ao Centro utilizando a avenida, e ao aeroporto utilizando a Avenida Maria Bubiak. Duas rotatórias disciplinam o tráfego nas vias municipais. A medida tem início a partir das 09h30. Usuários devem seguir com cautela pelo local, que permanece em obras, obedecendo a sinalização provisória disponível. A iluminação do viaduto ainda está sendo executada, sendo necessária atenção redobrada no período noturno. OBRA  A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai. Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. A obra atingiu 70% de execução na medição de julho. Viver Tol...