Pular para o conteúdo principal

Obra do Hospital Regional em Toledo deve ser concluída até 20 de agosto

Lei que autoriza a concessão foi sancionada; gestão deverá ser feita por uma entidade filantrópica

www.biopark.com.br/invista

Um empreendimento que vai mudar a estrutura de atendimento na saúde pública regional, sobretudo na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo, com cobertura em 18 municípios, está enfim muito próximo de ser concluído. Após anos de entraves burocráticos e imbróglios jurídicos, o Hospital Regional de Toledo está bem perto de ser concluído e com o início do atendimento estimado ainda para este ano.
Na última semana o legislativo municipal de Toledo aprovou o Projeto de Lei nº 57 de autoria do Poder Executivo que “autoriza o Executivo municipal a celebrar contrato de concessão de uso do Hospital Regional”. “Mais um importante passo neste projeto que se arrasa há anos. Enfim estamos muito próximos de ter a obra concluída e pronta para o funcionamento”, afirma o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt (União Brasil).
Ainda na semana passada o prefeito de Toledo Beto Lunitti sancionou o projeto que agora é lei no processo de concessão da estrutura.
Dorfschmidt: obra na reta final
A previsão, segundo Ademar, é para que a obra de readequação e reestruturação do Hospital Regional esteja concluída até o dia 20 de agosto deste ano, ou seja, em menos de três meses. “A previsão é para aquela data. Semanalmente temos prestação de contas de como a obra tem andado e estamos com mais de 90% dela concluída. A população que mais precisa poderá ter o atendimento que merece”, diz.
A gestão da unidade deve ser feita por uma organização, preferencialmente filantrópica. Os detalhes, incluindo arranjos financeiros, vêm sendo tratados com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde.
A previsão inicial é de repasses das chamadas AIHs (autorizações de internamento hospitalar) e o custeio dos leitos de unidade de terapia intensiva, assim como recursos estaduais que devem totalizar algo próximo a R$ 700 mil por mês.
O passo a ser dado agora diz respeito à formação e nomeação de uma comissão intersetorial que ficará responsável pela organização do edital para a gestão, com representantes de diversos setores da sociedade civil organizada e do poder público.
Equipamentos cedidos a outras unidades médicas/hospitalares durante a pandemia e que pertencem ao Hospital Regional retornam agora à sua origem e os que por ventura não retornarem devem ser repostos. “Não ficamos esperando e não poupamos esforços, vamos seguir trabalhando muito para que o Hospital Regional inicie os atendimentos para Toledo e região. É uma prioridade”, afirma Ademar Dorfschmidt.
Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo perde mais uma pioneira: morreu Irene Braga Côrtes

Irene Braga Côrtes com o filho Luciano Faleceu no final da tarde deste domingo, em Curitiba, a pioneira de Toledo Irene Braga Côrtes, aos 91 anos. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças há 40 dias.   De acordo com o filho Luciano Braga Côrtes, diretor Jurídico da Cohapar, houve um agravamento da doença pulmonar de dona Irene, além de problemas renais que levaram a uma piora grande de sua saúde.   Irene era viúva de Lamartine Braga Côrtes, que foi o primeiro odontólogo de Toledo e vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn.   Irene e Lamartine chegaram a Toledo em 1955, pouco dias depois de seu casamento, em 31 de maio daquele ano. O casal teve intensa vida social e comunitária, ela tendo atuado em questões sociais, como voluntária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, num tempo de muitas dificuldades e carência de estruturas públicas voltadas à assistência social e de saúde.   O casal teve quatro filhos – Lamartine Filho, Luciano,...

Mais de 51 milhões são destinados a Toledo pelo deputado federal Dilceu Sperafico

Marca impressionante de recursos é referente ao sétimo mandato do parlamentar Sperafico: prestação de contas do mandato - Divulgação Por Clóvis Pedrini Jr. (Assessoria) A importância da representativa política de uma região e uma cidade é mais claramente percebida na destinação de verbas e recursos públicos. Afinal, são os impostos retornando em forma de benefícios para a população. Sem um deputado estadual que defenda a cidade, ela fica desprovida desses recursos.   Na esfera federal isso fica ainda mais evidente. Sem um deputado federal que atue em favor de determinada região esses recursos são destinados para outras localidades, já que são intermediados por outros parlamentares. Por mais críticas que esse modelo possa receber, é assim que a coisa funciona no Brasil. Um deputado atuante terá a capacidade de atrair mais investimentos para as suas bases.   Toledo, e grande parte dos municípios da região Oeste do estado, está a cerca de dois anos sem um deputado estadual e fico...

Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu terá 3,9 km de nova via marginal liberada na quarta (1º)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar a partir desta quarta-feira (1º) uma nova via marginal na BR-469 (Rodovia das Cataratas) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, no segmento entre a interseção da Avenida Maria Bubiak e a interseção de acesso ao aeroporto internacional, em uma extensão de 3,9 quilômetros. Atualmente o tráfego neste trecho é feito em uma via marginal apenas, e com a mudança os sentidos de tráfego passarão a ser divididos entre as duas vias marginais. A pista da rodovia permanece interditada neste segmento para realização dos serviços de duplicação do pavimento, devendo ser liberada até o fi A velocidade máxima permitida neste trecho é de 40 km/h, com retornos disponíveis somente nas duas interseções já mencionadas e no viaduto próximo ao museu de cera. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo a sinalização provisória, garantindo a segurança de todos. OBRA  A duplicação da BR-469 vai desde o portal de entrada do Parque N...