Pular para o conteúdo principal

Combate à dengue: Boa Esperança receberá Ecoponto Itinerante no sábado (02)

O combate à Dengue em Toledo terá mais uma ação efetiva neste sábado (02). A administração municipal, por meio de um trabalho envolvendo diversos setores, promove, das 8h às 12h, mais um Ecoponto Itinerante com o intuito de diminuir os pontos de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A partir de sexta-feira (1º) os moradores da Vila Boa Esperança já poderão colocar os seus resíduos volumosos em frente às casas para serem recolhidos.

A intenção é destinar corretamente móveis, eletros, eletrônicos, colchões, madeira e resíduos de podas. Nesta semana os agentes de combate às endemias estão realizando um trabalho porta a porta para orientar os moradores sobre como separar corretamente esses materiais, além de receberem sacos de ráfia para acondicioná-los. “É um trabalho de todos os setores. A limpeza do terreno reflete na diminuição de insetos e animais peçonhentos, melhorando o ambiente do bairro como um todo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto.

Boletim

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que Toledo registrou, de agosto do ano passado (início do ano epidemiológico vigente) até a presente data, 5.072 casos de dengue (4.276 autóctones e 54 importados). Deste total, 67 foram computados nos últimos sete dias (24 a 30/6), uma redução de 27,17% em relação ao período anterior (16 a 23/6), quando 92 pessoas testaram positivo para a doença transmitida pelo Aedes aegypti. 

Em números absolutos, houve um crescimento de 2,21% em relação à semana anterior. Somando os casos confirmados com os 21 que estão em análise e os 721 que já foram descartados, 5.072 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico.

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com Panorama (413), Centro (346), Europa (245), Fachini (240) e Boa Esperança (218). Em relação à quantidade de criadouros do mosquito em imóveis, chama a atenção os encontrados no período entre 16 e 23 de junho nos bairros Croma I (15), Orquídea (13) e Fachini (8).

O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, tem trabalhado incansavelmente para conter a doença e conclama a população a redobrar as ações de combate ao Aedes aegypti de forma a impedir sua reprodução, o que não demanda muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.

O ritmo de crescimento de casos está desacelerando em nosso município, mas os cuidados para prevenir a dengue precisam ser mantidos porque o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Dessa forma, é de fundamental importância permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.

Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente.

www.biopark.com.br/invista

Viver Toledo - Ano 14

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...

Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste reforça impacto positivo na saúde materno-infantil

  A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.  Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas. Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fort...