Pular para o conteúdo principal

Combate à dengue: Boa Esperança receberá Ecoponto Itinerante no sábado (02)

O combate à Dengue em Toledo terá mais uma ação efetiva neste sábado (02). A administração municipal, por meio de um trabalho envolvendo diversos setores, promove, das 8h às 12h, mais um Ecoponto Itinerante com o intuito de diminuir os pontos de infestação pelo mosquito Aedes aegypti. A partir de sexta-feira (1º) os moradores da Vila Boa Esperança já poderão colocar os seus resíduos volumosos em frente às casas para serem recolhidos.

A intenção é destinar corretamente móveis, eletros, eletrônicos, colchões, madeira e resíduos de podas. Nesta semana os agentes de combate às endemias estão realizando um trabalho porta a porta para orientar os moradores sobre como separar corretamente esses materiais, além de receberem sacos de ráfia para acondicioná-los. “É um trabalho de todos os setores. A limpeza do terreno reflete na diminuição de insetos e animais peçonhentos, melhorando o ambiente do bairro como um todo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto.

Boletim

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que Toledo registrou, de agosto do ano passado (início do ano epidemiológico vigente) até a presente data, 5.072 casos de dengue (4.276 autóctones e 54 importados). Deste total, 67 foram computados nos últimos sete dias (24 a 30/6), uma redução de 27,17% em relação ao período anterior (16 a 23/6), quando 92 pessoas testaram positivo para a doença transmitida pelo Aedes aegypti. 

Em números absolutos, houve um crescimento de 2,21% em relação à semana anterior. Somando os casos confirmados com os 21 que estão em análise e os 721 que já foram descartados, 5.072 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico.

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com Panorama (413), Centro (346), Europa (245), Fachini (240) e Boa Esperança (218). Em relação à quantidade de criadouros do mosquito em imóveis, chama a atenção os encontrados no período entre 16 e 23 de junho nos bairros Croma I (15), Orquídea (13) e Fachini (8).

O setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, tem trabalhado incansavelmente para conter a doença e conclama a população a redobrar as ações de combate ao Aedes aegypti de forma a impedir sua reprodução, o que não demanda muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um “pente fino” no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.

O ritmo de crescimento de casos está desacelerando em nosso município, mas os cuidados para prevenir a dengue precisam ser mantidos porque o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Dessa forma, é de fundamental importância permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.

Para evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença – manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço – deve procurar assistência médica imediatamente.

www.biopark.com.br/invista

Viver Toledo - Ano 14

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo perde mais uma pioneira: morreu Irene Braga Côrtes

Irene Braga Côrtes com o filho Luciano Faleceu no final da tarde deste domingo, em Curitiba, a pioneira de Toledo Irene Braga Côrtes, aos 91 anos. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças há 40 dias.   De acordo com o filho Luciano Braga Côrtes, diretor Jurídico da Cohapar, houve um agravamento da doença pulmonar de dona Irene, além de problemas renais que levaram a uma piora grande de sua saúde.   Irene era viúva de Lamartine Braga Côrtes, que foi o primeiro odontólogo de Toledo e vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn.   Irene e Lamartine chegaram a Toledo em 1955, pouco dias depois de seu casamento, em 31 de maio daquele ano. O casal teve intensa vida social e comunitária, ela tendo atuado em questões sociais, como voluntária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, num tempo de muitas dificuldades e carência de estruturas públicas voltadas à assistência social e de saúde.   O casal teve quatro filhos – Lamartine Filho, Luciano,...

Mais de 51 milhões são destinados a Toledo pelo deputado federal Dilceu Sperafico

Marca impressionante de recursos é referente ao sétimo mandato do parlamentar Sperafico: prestação de contas do mandato - Divulgação Por Clóvis Pedrini Jr. (Assessoria) A importância da representativa política de uma região e uma cidade é mais claramente percebida na destinação de verbas e recursos públicos. Afinal, são os impostos retornando em forma de benefícios para a população. Sem um deputado estadual que defenda a cidade, ela fica desprovida desses recursos.   Na esfera federal isso fica ainda mais evidente. Sem um deputado federal que atue em favor de determinada região esses recursos são destinados para outras localidades, já que são intermediados por outros parlamentares. Por mais críticas que esse modelo possa receber, é assim que a coisa funciona no Brasil. Um deputado atuante terá a capacidade de atrair mais investimentos para as suas bases.   Toledo, e grande parte dos municípios da região Oeste do estado, está a cerca de dois anos sem um deputado estadual e fico...

Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu terá 3,9 km de nova via marginal liberada na quarta (1º)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar a partir desta quarta-feira (1º) uma nova via marginal na BR-469 (Rodovia das Cataratas) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, no segmento entre a interseção da Avenida Maria Bubiak e a interseção de acesso ao aeroporto internacional, em uma extensão de 3,9 quilômetros. Atualmente o tráfego neste trecho é feito em uma via marginal apenas, e com a mudança os sentidos de tráfego passarão a ser divididos entre as duas vias marginais. A pista da rodovia permanece interditada neste segmento para realização dos serviços de duplicação do pavimento, devendo ser liberada até o fi A velocidade máxima permitida neste trecho é de 40 km/h, com retornos disponíveis somente nas duas interseções já mencionadas e no viaduto próximo ao museu de cera. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo a sinalização provisória, garantindo a segurança de todos. OBRA  A duplicação da BR-469 vai desde o portal de entrada do Parque N...