Conquista pelo segundo ano consecutivo mostra que a instituição financeira cooperativa é um excelente lugar para trabalhar
Em agosto de 2022
recebemos uma notícia que muito nos orgulha, o Sicredi foi certificado pelo
segundo ano consecutivo pela consultoria global Great Place to Work (GPTW –
Excelente Lugar Para Trabalhar, na tradução da sigla em inglês). Mais do que um
título, essa certificação é resultado de uma análise criteriosa, que demonstra
o foco da nossa empresa em colocar as pessoas no centro das decisões, o que
vale não somente para os nossos mais de seis milhões de associados, mas, antes
disso, para nossos mais de 37 mil colaboradores.
A certificação
pela metodologia GPTW acontece quando a instituição atinge a nota mínima de 70
pontos percentuais em uma pesquisa de clima respondida de forma anônima e
voluntária por seus colaboradores. As perguntas avaliam a percepção e a
experiência das pessoas em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito,
Imparcialidade, Orgulho e Colaboração.
Neste ano, nossa pesquisa
de clima contou com a participação de 29 mil pessoas, que contribuíram com sua
percepção sobre como é trabalhar no Sicredi, atingindo um resultado (índice de
confiança) de 89%, um ponto percentual acima da pesquisa de clima de 2021, e
nossa maior nota histórica. Esse resultado crescente demonstra que estamos
unidos para cumprir nosso propósito e praticando um dos pilares importantes da
nossa estratégia, Pessoas Engajadas: gerando orgulho, conexão e vínculo com os
nossos valores e a nossa essência.
Orgulho de trabalhar no Sicredi
Os destaques da
certificação deste ano passaram por várias dimensões do questionário. No
quesito “Orgulho”, por exemplo, a frase “Levando-se tudo em conta, eu diria que
este é um excelente lugar para trabalhar” obteve resultado de 96 pontos em uma
escala de 100, mesma nota atribuída à citação “Quando vejo o que fazemos por
aqui, sinto orgulho”.
Esses são
resultados que demonstram que estamos caminhando de forma coerente em cumprir
nosso propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”, o que só é
possível a partir de uma cultura de confiança e um ambiente saudável de
trabalho, que permite que os colaboradores vivam a essência do que é feito pelo
Sicredi, sabendo que são parte do impacto positivo promovido na sociedade.
Outro dado
importante para o Sicredi é entender o momento e evolução dentro do Employee
Net Promoter Score (eNPS), dado que mostra o nível de engajamento dos
colaboradores. Nesse sentido, a questão “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você
indicaria essa empresa para um amigo trabalhar?” teve nota 83, dois pontos a
mais do que em 2021, resultado que nos mantém na zona de excelência.
Todos os destaques
são dignos de celebração e, com razão, nos enchem de orgulho, mas o processo de
sermos um Great Place to Work é mais do que isso. A própria jornada nos ensina
muito! De todos os aprendizados, o mais importante tem sido entender o que quem
faz acontecer no dia a dia tem a dizer. Os números têm seu real sentido ao
gerarem base para ações evolutivas. Graças à análise dos resultados da
pesquisa, nossas práticas podem se desenvolver cada vez mais. Diante disto, são
feitos trabalhos envolvendo as lideranças, em diversas frentes, para propor
ações de impacto real no clima.
A participação das
lideranças no processo de clima e engajamento, inclusive, é fundamental para
nossa jornada de aprendizado e evolução constante. Ao longo do ano, gestores
foram conscientizados sobre seu papel nas dimensões de credibilidade, respeito
e imparcialidade, na qual estão diretamente relacionados com a pesquisa de
clima e metodologia GPTW.
Somente com essa
transformação interna e real sendo feita de forma contínua é que o nosso
propósito se manterá vivo, com um ambiente interno de confiança, respeito,
diversidade e inovação, que se reflete da porta para fora, no relacionamento
com os associados.
O olho no olho nas
relações, a maneira colaborativa de lidar com as situações do dia a dia, a
busca pelo desenvolvimento e a preocupação em compartilhar conhecimento são
detalhes que nós valorizamos e sintetizam o nosso “Jeito Sicredi de Ser”. Nossa
missão como instituição fortalece essa cultura ao propor a valorização do
relacionamento e a melhora da qualidade de vida.
Somente com a
força do coletivo seremos capazes de transformar o nosso mundo. Por isso, ao
mesmo tempo em que desenvolvemos soluções financeiras que apoiam o associado,
procuramos nos manter próximos e conectados com os princípios e valores do
cooperativismo, o que só é possível em uma empresa formada por pessoas felizes
e engajadas.
Por Rodrigo
Wegener, superintendente de Gestão de Pessoas do Sicredi.
Viver
Toledo - Ano 14
Editores:
Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger.
Administrativa: Luciane Graeff
(45)
98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Apoio:
Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena,
Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft,
Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort
& Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort,
Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões,
Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa
Oeste, Primato, Orca Contabilidade
Comentários
Postar um comentário