Pular para o conteúdo principal

Furlan fez muita diferença na construção da comunidade de Toledo, dizem lideranças

Pedrinho Furlan faleceu aos 88 anos - Foto: Carlos Rodrigues/PMT

Para o ex-deputado federal Dilceu Sperafico, o falecimento do empresário Pedrinho Furlan representa uma perda irreparável por toda o histórico de sua trajetória de vida. “Ele fez muito pela nossa cidade. Como um grande líder que foi, estimulou o desenvolvimento de muita gente e foi particularmente decisivo no apoio à projeção das nossas crianças e adolescentes através da ginástica rítmica, que divulgou Toledo em todo o Brasil e no exterior. Sem dúvida, ele deixa um legado muito importante de realizações”, assegurou.
 
Sperotto: ele amava de paixão esta terra
O ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo e da Caciopar, Augusto Sperotto, lamentou o passamento do empresário, afirmando que ele fez muita diferença para a construção de Toledo como comunidade. “Ele amava de paixão esta terra, ajudava muito a comunidade e sempre dizia e que o partido dele era o PT – Partido de Toledo”.
 
Sperotto comentou que Furlan esteve ombro a ombro com as lideranças locais em inúmeras lutas, “sempre pronto a contribuir com sua sabedoria e poder de articulação, como fez nas inúmeras gestões junto à Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e na estruturação do Sesi e do Senai”.
 
O empresário citou uma passagem especialmente decisiva quando um grupo de empreendedores locais precisava buscar recursos para viabilizar a indústria de fios de algodão Fiasul. “Na busca de financiamento junto ao Banco do Brasil , ele foi a primeira pessoa a oferecer bens em garantia para viabilizar o financiamento da indústria, há mais de 27 anos, com o filho Flávio participando do capital acionário. Ele e dona  Moema foram avalistas da operação, o que fez toda a diferença. A Fiasul tem uma gratidão muito grande para com a sua memória”, afirmou.
Furlan recebeu homenagem pública em 2017 - Foto: Carlos Rodrigues/PMT

Ex-prefeito Derli Donin o tinha como referência desde a infância
O ex-prefeito Derli Donin conheceu Pedrinho Furlan quando criança e disse que sempre nutria por ele o respeito e admiração de menino ao homem que teve como referência de postura, de tinha uma posição social inspiradora e que falava fácil e bem, mas que, sobretudo, defendia os interesses da sociedade local com extrema dedicação.
Para Derli, que o momento de separação é sempre difícil, mas à família fica o orgulho de um cidadão que muito fez. “É também um momento de gratidão a Deus por nos ter propiciado o convívio com uma pessoa de tão elevado caráter”, assegurou.
 
Segundo o ex-prefeito, a história de Toledo contou com a participação de grandes personagens que ajudaram a formar os pilares da comunidade, na fundação dos clubes sociais e de entidades, assim como nos grandes momentos do desenvolvimento local e regional. “Várias dessas já nos deixaram, como agora o Dr. Pedrinho Furlan, que teve em sua esposa dona Moema um esteio como pessoa caridosa e, de um grande coração e muita serenidade.
 
Derli conviveu com os filhos de Pedrinho Furlan e tinha amizade em especial com Alexandre, com quem jogava futebol. “Veja que o Dr. Pedrinho, com todos os afazeres que tinha como diretor de uma grande indústria, se dedicava ao nosso time de adolescentes como nosso técnico e ainda o vi jogando voleibol como levantador”, comentou.
 
O ex-prefeito também lembrou da grande contribuição de Furlan durante a sua administração, à frente da Fundação Toledo e no Conselho Municipal de Desenvolvimento, depois aceitando o convite para presidir a Paraná Fomento, onde, como representante do Oeste, mais uma vez cumpriu papel de destaque.
Para ele, muitas realizações de Toledo tiveram a participação decisiva de Pedrinho Furlan, como o Sesi e o Senai, e na conquista de cursos profissionalizantes para a cidade. “A dedicação dele ia além. O casal se dedicou de corpo e alma às causas sociais e à ginástica rítmica, que ele previa que desde o início que seria um sucesso, a tal ponto que Toledo contou com atletas olímpicas”, enfatizou.
 
A saída de cena em um dia festivo para Toledo
Pedrinho Furlan faleceu num dia festivo para Toledo, quando é realizada a Festa Nacional do Porco no Rolete, da qual foi um dos criadores e maiores incentivadores.
 
O velório de Pedrinho Furlan será realizado no Salão Social da Catedral Cristo Rei, a partir das 13h30. O sepultamento será realizado às 10h, no Cemitério Cristo Rei, precedido de missa de corpo presente, às 9 h.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial



Comentários

  1. Meus sentimentos a toda a família Furlan que Dr. Pedrinho descanse em paz na eterna glória junto com Deus 🙏🙏💐

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Consultora do Grupo Bedinsat visita clientes da parceira Hot Sat no Piauí e Maranhão

Visita a cliente das duas empresas A consultora Dara Santos, do Grupo Bedinsat, sediado em Toledo-PR, está em viagem de trabalho à região Nordeste do Brasil. Nos estados do Piauí e Maranhão, ela tem cumprido uma agenda de visitas a clientes assistidos naquela região pelo Grupo Hot Sat, importante player do mercado de comunicação naquela região.   Dara Santos tem contado com o apoio total da equipe da Hot Sat. A empresa é comandada pelo empresário Raimundo Nonato de Albuquerque Júnior, que desde a infância compartilhou o fascínio do pai e fundador do grupo, Raimundo Nonato de Albuquerque, pelas telecomunicações. Ambos são mais que parceiros de negócios do Grupo Bedinsat, como também desenvolveram uma amizade de longa data com seu diretor Marcio Bedin.   O gerente Comercial Marcelo Lira e sua equipe acompanham Dara em visita a clientes, onde a representante do Grupo Bedinsat ouve as impressões de lojistas e instaladores e também leva mais detalhes sobre a atuação da empresa e seus produt