Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Engenharia de Pesca fazem pesquisa embarcada no Litoral do Paraná

Da Costa Oeste ao Litoral: estudantes vivenciam novas experiências - Foto: Unioeste

Os estudantes do curso de Engenharia de Pesca do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participam neste final de semana de uma atividade de ensino no Laboratório de Ensino Flutuante - Ciências do Mar I, no litoral do Estado. São 11 alunos, acompanhados dos professores Pitágoras Augusto Piana, Thaís Souto Bignotto e Tatiane Mary Gogola, com paqrtida no Porto de Paranaguá.
A atividade é coordenada pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, da Marinha do Brasil, e tem como objetivo fortalecer a formação de recursos humanos qualificados para promover o conhecimento sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinho e costeiro.
 
O coordenador do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Pitágoras Augusto Piana, afirma que no laboratório estão disponíveis equipamentos de bordo que serão utilizados para coletas de dados por todos os estudantes, com profundidades variadas, até 100 metros.
 
Piana fala que a prática embarcada abrange coletas de dados com equipamentos nos seguintes assuntos: Meteorologia, Salvatagem, Navegação, Hidroacústica, Física da água, Química da água, Geologia Marinha, Fito e Zooplâncton, Organismos Bentônicos, Observação de Aves e Mamíferos e Apetrechos de Pesca.
 
Outra atividade que os estudantes irão desempenhar é a triagem dos indivíduos capturados, com identificação da espécie, tomadas de medidas e peso corporal. Após isto os organismos são devolvidos ao mar, sendo alguns exemplares retidos para estudos laboratoriais na Universidade. Os dados coletados são anotados em planilhas e os alunos deverão elaborar, posteriormente, relatório sobre as atividades desenvolvidas.
 
O professor avalia que a atividade proporciona aos acadêmicos a vivência prática dos conteúdos teóricos abordados nas salas de aula. “Existe um amplo ramo de atuação do profissional Engenheiro de Pesca relacionado a ambientes marinhos, como a navegação, a pesca e a maricultura, por exemplo”.
 
“Este é um daqueles momentos em que os acadêmicos se veem frente a frente com atividades que podem vir a se tornar suas áreas de atuação profissional, especificamente àquelas relacionadas aos ambientes marinhos, uma vez que o nosso curso, por estar situado na Oeste do Paraná, tem um forte perfil voltado às águas continentais: rios, reservatórios e cultivos de peixes e camarões em águas interiores”, explica.
 
O estudante do curso de Engenharia de Pesca, Felipe Pessetti Peron, conta que seu objetivo nessa viagem é aprender o máximo possível sobre as espécies marinhas e, futuramente, transmitir esse conhecimento aos colegas que ainda não participaram. “Nessa atividade podemos ter contato com espécies que não vimos no cotidiano prático do curso. E, se um dia viermos a exercer uma atividade costeira, podemos contar com o aprendizado que teremos agora”, avalia Peron.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial

https://www.sicredi.com.br/promocao/poupancapremiada/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia

Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional do município Um grupo de 17 professores do Colégio e Academia Donaduzzi, localizados no Biopark, em Toledo, está de malas prontas para mais um desafio. Em janeiro, eles embarcam para a Finlândia para uma imersão em escolas reconhecidas internacionalmente pela excelência pedagógica. A viagem encerra a capacitação realizada em uma parceria da Faculdade Donaduzzi com a Universidade de Helsinki, em que a turma passou por 360 horas de especialização no programa Star Lessons. Durante a especialização, os professores desenvolveram propostas práticas e construíram coletivamente um modelo pedagógico. A pós oferece dupla certificação, pela Faculdade Donaduzzi e Universidade de Helsinki. E, agora, na imersão na Finlândia, os docentes vão acompanhar aulas, dialogar com educadores finlandeses e observar de perto o funcionamento das escolas que servem de referência para o projeto pedagógico do...

Além do Inglês, uma Escola de Habilidades: inaugurada em Toledo a Mister Wiz

Proprietários e colaboradores da Mister Wiz - Yuli Fotografia Toledo ganhou um novo espaço de desenvolvimento e oportunidades para transformar talentos e lideranças. Foi inaugurada a Mister Wiz, com cursos pensados para impulsionar o futuro.   Os proprietários da franquia, Giovani Giaretta e Daiane Luzzi, e a equipe receberam convidados para a inauguração na noite de quarta-feira (17), na localização estratégica da escola, no Edifício Taipas, em frente à Prefeitura de Toledo. O prefeito Mario Costenaro e o vice-prefeito Lucio de Marchi estiveram na escola. O chefe do Executivo destacou a proposta inovadora do empreendimento e desejou sucesso. "Toledo está crescendo em todos os aspectos e nossa gente precisa cada vez mais de novidades que ajudem no seu desenvolvimento pessoal", disse.   Os dirigentes da franquia de Toledo ressaltam que o mundo moderno exige muito além do domínio do idioma referencial no ambiente de negócios, sendo preciso saber se comunicar e ter inteligência ...

Vice-presidente do Biopark recebe Prêmio Embaixador da Inovação no Paraná

O vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Roberto Rocha, foi homenageado pelo Governo do Paraná com o Prêmio Embaixador da Inovação, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem para o fortalecimento do ecossistema inovador do Estado. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e integrou a terceira edição das comendas Embaixadores da Inovação e Prêmio Mecenas. Promovida pela Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a premiação reconhece lideranças que impulsionam o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná por meio de iniciativas, investimentos e articulação de projetos inovadores. Ao todo, 54 personalidades foram homenageadas nesta edição. Para o vice-governador Darci Piana, o reconhecimento reforça o papel estratégico da inovação no crescimento do Estado. “Valorizar quem transforma ideias em resultados é incentivar o Paraná a avançar ainda mais”, destacou. Já o secretário da SEIA, Alex Canziani, res...