Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Engenharia de Pesca fazem pesquisa embarcada no Litoral do Paraná

Da Costa Oeste ao Litoral: estudantes vivenciam novas experiências - Foto: Unioeste

Os estudantes do curso de Engenharia de Pesca do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participam neste final de semana de uma atividade de ensino no Laboratório de Ensino Flutuante - Ciências do Mar I, no litoral do Estado. São 11 alunos, acompanhados dos professores Pitágoras Augusto Piana, Thaís Souto Bignotto e Tatiane Mary Gogola, com paqrtida no Porto de Paranaguá.
A atividade é coordenada pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, da Marinha do Brasil, e tem como objetivo fortalecer a formação de recursos humanos qualificados para promover o conhecimento sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinho e costeiro.
 
O coordenador do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Pitágoras Augusto Piana, afirma que no laboratório estão disponíveis equipamentos de bordo que serão utilizados para coletas de dados por todos os estudantes, com profundidades variadas, até 100 metros.
 
Piana fala que a prática embarcada abrange coletas de dados com equipamentos nos seguintes assuntos: Meteorologia, Salvatagem, Navegação, Hidroacústica, Física da água, Química da água, Geologia Marinha, Fito e Zooplâncton, Organismos Bentônicos, Observação de Aves e Mamíferos e Apetrechos de Pesca.
 
Outra atividade que os estudantes irão desempenhar é a triagem dos indivíduos capturados, com identificação da espécie, tomadas de medidas e peso corporal. Após isto os organismos são devolvidos ao mar, sendo alguns exemplares retidos para estudos laboratoriais na Universidade. Os dados coletados são anotados em planilhas e os alunos deverão elaborar, posteriormente, relatório sobre as atividades desenvolvidas.
 
O professor avalia que a atividade proporciona aos acadêmicos a vivência prática dos conteúdos teóricos abordados nas salas de aula. “Existe um amplo ramo de atuação do profissional Engenheiro de Pesca relacionado a ambientes marinhos, como a navegação, a pesca e a maricultura, por exemplo”.
 
“Este é um daqueles momentos em que os acadêmicos se veem frente a frente com atividades que podem vir a se tornar suas áreas de atuação profissional, especificamente àquelas relacionadas aos ambientes marinhos, uma vez que o nosso curso, por estar situado na Oeste do Paraná, tem um forte perfil voltado às águas continentais: rios, reservatórios e cultivos de peixes e camarões em águas interiores”, explica.
 
O estudante do curso de Engenharia de Pesca, Felipe Pessetti Peron, conta que seu objetivo nessa viagem é aprender o máximo possível sobre as espécies marinhas e, futuramente, transmitir esse conhecimento aos colegas que ainda não participaram. “Nessa atividade podemos ter contato com espécies que não vimos no cotidiano prático do curso. E, se um dia viermos a exercer uma atividade costeira, podemos contar com o aprendizado que teremos agora”, avalia Peron.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial

https://www.sicredi.com.br/promocao/poupancapremiada/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...

Construção coletiva – ‘Golpes e fraudes, o que está acontecendo e como se proteger’ foi tema de evento

Na segunda-feira, 27, em uma parceria entre Sicredi Progresso PR/SP, OAB/PR Subseção Toledo e Polícia Civil foi realizado um simpósio para diálogo sobre prevenção e segurança contra golpes e fraudes financeiras no ambiente digital, na sede da OAB/Toledo. O evento trouxe conscientização voltada, principalmente, para entidades de classe e formadores de opinião com o objetivo de pulverizar os conhecimentos sobre o que tem acontecido, como se proteger e proteger associados, clientes e negócios contra criminosos digitais. Em fala de abertura, o presidente da OAB/PR Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, destacou que é preciso transformar preocupação em conhecimento e medo em prevenção. “Todos estamos vulneráveis. Nossa intenção com esse momento é um ato de defesa contra a criminalidade protegendo também a nossa profissão. Não há fórmula mágica, mas vamos construir juntos e disseminar conhecimento para que todos possam evitar qualquer tipo de golpe. Informação clara é o antídoto mais efica...