Pular para o conteúdo principal

Estudantes de Engenharia de Pesca fazem pesquisa embarcada no Litoral do Paraná

Da Costa Oeste ao Litoral: estudantes vivenciam novas experiências - Foto: Unioeste

Os estudantes do curso de Engenharia de Pesca do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participam neste final de semana de uma atividade de ensino no Laboratório de Ensino Flutuante - Ciências do Mar I, no litoral do Estado. São 11 alunos, acompanhados dos professores Pitágoras Augusto Piana, Thaís Souto Bignotto e Tatiane Mary Gogola, com paqrtida no Porto de Paranaguá.
A atividade é coordenada pelo Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar, da Marinha do Brasil, e tem como objetivo fortalecer a formação de recursos humanos qualificados para promover o conhecimento sobre os componentes, processos e recursos dos ambientes marinho e costeiro.
 
O coordenador do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Pitágoras Augusto Piana, afirma que no laboratório estão disponíveis equipamentos de bordo que serão utilizados para coletas de dados por todos os estudantes, com profundidades variadas, até 100 metros.
 
Piana fala que a prática embarcada abrange coletas de dados com equipamentos nos seguintes assuntos: Meteorologia, Salvatagem, Navegação, Hidroacústica, Física da água, Química da água, Geologia Marinha, Fito e Zooplâncton, Organismos Bentônicos, Observação de Aves e Mamíferos e Apetrechos de Pesca.
 
Outra atividade que os estudantes irão desempenhar é a triagem dos indivíduos capturados, com identificação da espécie, tomadas de medidas e peso corporal. Após isto os organismos são devolvidos ao mar, sendo alguns exemplares retidos para estudos laboratoriais na Universidade. Os dados coletados são anotados em planilhas e os alunos deverão elaborar, posteriormente, relatório sobre as atividades desenvolvidas.
 
O professor avalia que a atividade proporciona aos acadêmicos a vivência prática dos conteúdos teóricos abordados nas salas de aula. “Existe um amplo ramo de atuação do profissional Engenheiro de Pesca relacionado a ambientes marinhos, como a navegação, a pesca e a maricultura, por exemplo”.
 
“Este é um daqueles momentos em que os acadêmicos se veem frente a frente com atividades que podem vir a se tornar suas áreas de atuação profissional, especificamente àquelas relacionadas aos ambientes marinhos, uma vez que o nosso curso, por estar situado na Oeste do Paraná, tem um forte perfil voltado às águas continentais: rios, reservatórios e cultivos de peixes e camarões em águas interiores”, explica.
 
O estudante do curso de Engenharia de Pesca, Felipe Pessetti Peron, conta que seu objetivo nessa viagem é aprender o máximo possível sobre as espécies marinhas e, futuramente, transmitir esse conhecimento aos colegas que ainda não participaram. “Nessa atividade podemos ter contato com espécies que não vimos no cotidiano prático do curso. E, se um dia viermos a exercer uma atividade costeira, podemos contar com o aprendizado que teremos agora”, avalia Peron.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial

https://www.sicredi.com.br/promocao/poupancapremiada/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im