Pular para o conteúdo principal

Queijos da Frimesa são referência no mercado nacional

Queijos nobres têm várias conquistas de expressão - Foto: Divulgação


A tradição da Frimesa em produzir queijos no Oeste do Paraná é de mais de 40 anos. Em 1980, quando adquiriu as primeiras indústrias de laticínios na região, a Frimesa introduziu essa linha ao seu portfólio. Hoje 43% do volume de leite industrializado é destinado para a fabricação de quase 40 itens da família queijos, e somam mais de 900 toneladas produzidas por mês.
 
A linha de queijos é a que mais absorve o volume de leite de duas unidades de lácteos em Marechal Cândido Rondon (PR) e Aurora (SC), e representa um dos principais produtos da Frimesa em faturamento.
 
A Frimesa é uma cooperativa central que pertence a cinco cooperativas singulares da região: Copacol (Cafelândia), C-Vale (Palotina), Copagril (Mal. C. Rondon), Lar (Medianeira) e Primato (Toledo).
 
Fomento - Na década de 80, um trabalho na área de fomento de leite aumentou o volume entregue pelos produtores. Na época, ainda não havia embalagens longa vida para destinar o produto industrializado aos grandes centros consumidores, o leite pasteurizado tinha “vida curta”, e a versão em pó não remunerava bem. “A maior alternativa era produzir queijo que concentrava na proporção de 10:1 (em média, são usados dez litros de leite para fazer um quilo de queijo), e aí nós começamos a crescer, agregando qualidade e valor ao produto”, explica o diretor-presidente, Valter Vanzella.
 
Categorias - Os queijos da Frimesa se dividem entre as categorias de filados, prensados, processados, e maturados, que por sua variedade, atendem ao consumidor nos diferentes momentos do dia, receitas e ocasiões. Para o dia a dia, a Frimesa oferece o queijo muçarela, prato e o coalho para churrasco, principais tipos produzidos, os dois primeiros estão disponíveis nas versões tradicional e zero lactose light. Além disso, também fornece os queijos cheddar, minas frescal, ricota fresca, queijo minas e padrão, e colonial.
Nobres - A classificação dos queijos nobres é feita de acordo com o tipo do leite, da textura, do grau de maturação, do aroma e da intensidade do sabor. O consumidor pode escolher entre o Queijo montanhês, provolone fresco, provolone curado defumado, parmesão, gouda, azul (gorgonzola) e brie.
 
Qualidade - A qualidade dos queijos Frimesa é reconhecida não só pelo paladar do consumidor, mas também por premiações. Desde 1991 a Frimesa obtinha reconhecimento com premiações na produção de queijos finos. Trazendo para as premiações mais recente, em setembro deste ano, recebeu a medalha Super Ouro para o parmesão Gold da Frimesa, versão em que é maturado por um ano, durante o II Concurso mundial do Queijo do Brasil. Os queijos Gouda, Provolone curado defumado e mussarela levaram medalha de bronze na mesma oportunidade.
 
Boas posições - Além disso, a marca alcança boas posições na Minas Láctea, feira nacional de lácteos, há quase uma década. Na edição de 2022 a Frimesa levou o troféu de melhor queijo Gouda do Brasil. Em 2019, ficou em 2º lugar com os queijos Minas Padrão e Gorgonzola. Em 2017, os queijos Gorgonzola, Provolone e Parmesão ficaram em 3º lugar. Em 2015, foi a vez do Queijo prato ficar em 1º lugar, e o Parmesão em terceiro. Em 2013, a Frimesa levou o melhor queijo Parmesão.
 
Dedicação - Esses prêmios coroam um trabalho de dedicação de toda uma equipe de anos de aprendizado e conhecimento. “Essa conquista deve ser dividida por todos os elos da cadeia, meu agradecimento vai aos nossos produtores pela produção de um leite de ótima qualidade e as pessoas nas indústrias por seu comprometimento e dedicação total alinhado com a alta tecnologia em nossos processos, que sempre estão focados para que os nossos queijos conquistem os consumidores pelo seu sabor e qualidade diferenciada”, acrescenta o gerente da divisão Leite, Erivelto Costa.
Com Imprensa Frimesa
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia

Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional do município Um grupo de 17 professores do Colégio e Academia Donaduzzi, localizados no Biopark, em Toledo, está de malas prontas para mais um desafio. Em janeiro, eles embarcam para a Finlândia para uma imersão em escolas reconhecidas internacionalmente pela excelência pedagógica. A viagem encerra a capacitação realizada em uma parceria da Faculdade Donaduzzi com a Universidade de Helsinki, em que a turma passou por 360 horas de especialização no programa Star Lessons. Durante a especialização, os professores desenvolveram propostas práticas e construíram coletivamente um modelo pedagógico. A pós oferece dupla certificação, pela Faculdade Donaduzzi e Universidade de Helsinki. E, agora, na imersão na Finlândia, os docentes vão acompanhar aulas, dialogar com educadores finlandeses e observar de perto o funcionamento das escolas que servem de referência para o projeto pedagógico do...

Além do Inglês, uma Escola de Habilidades: inaugurada em Toledo a Mister Wiz

Proprietários e colaboradores da Mister Wiz - Yuli Fotografia Toledo ganhou um novo espaço de desenvolvimento e oportunidades para transformar talentos e lideranças. Foi inaugurada a Mister Wiz, com cursos pensados para impulsionar o futuro.   Os proprietários da franquia, Giovani Giaretta e Daiane Luzzi, e a equipe receberam convidados para a inauguração na noite de quarta-feira (17), na localização estratégica da escola, no Edifício Taipas, em frente à Prefeitura de Toledo. O prefeito Mario Costenaro e o vice-prefeito Lucio de Marchi estiveram na escola. O chefe do Executivo destacou a proposta inovadora do empreendimento e desejou sucesso. "Toledo está crescendo em todos os aspectos e nossa gente precisa cada vez mais de novidades que ajudem no seu desenvolvimento pessoal", disse.   Os dirigentes da franquia de Toledo ressaltam que o mundo moderno exige muito além do domínio do idioma referencial no ambiente de negócios, sendo preciso saber se comunicar e ter inteligência ...

Vice-presidente do Biopark recebe Prêmio Embaixador da Inovação no Paraná

O vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Roberto Rocha, foi homenageado pelo Governo do Paraná com o Prêmio Embaixador da Inovação, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem para o fortalecimento do ecossistema inovador do Estado. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e integrou a terceira edição das comendas Embaixadores da Inovação e Prêmio Mecenas. Promovida pela Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a premiação reconhece lideranças que impulsionam o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná por meio de iniciativas, investimentos e articulação de projetos inovadores. Ao todo, 54 personalidades foram homenageadas nesta edição. Para o vice-governador Darci Piana, o reconhecimento reforça o papel estratégico da inovação no crescimento do Estado. “Valorizar quem transforma ideias em resultados é incentivar o Paraná a avançar ainda mais”, destacou. Já o secretário da SEIA, Alex Canziani, res...