Pular para o conteúdo principal

Queijos da Frimesa são referência no mercado nacional

Queijos nobres têm várias conquistas de expressão - Foto: Divulgação


A tradição da Frimesa em produzir queijos no Oeste do Paraná é de mais de 40 anos. Em 1980, quando adquiriu as primeiras indústrias de laticínios na região, a Frimesa introduziu essa linha ao seu portfólio. Hoje 43% do volume de leite industrializado é destinado para a fabricação de quase 40 itens da família queijos, e somam mais de 900 toneladas produzidas por mês.
 
A linha de queijos é a que mais absorve o volume de leite de duas unidades de lácteos em Marechal Cândido Rondon (PR) e Aurora (SC), e representa um dos principais produtos da Frimesa em faturamento.
 
A Frimesa é uma cooperativa central que pertence a cinco cooperativas singulares da região: Copacol (Cafelândia), C-Vale (Palotina), Copagril (Mal. C. Rondon), Lar (Medianeira) e Primato (Toledo).
 
Fomento - Na década de 80, um trabalho na área de fomento de leite aumentou o volume entregue pelos produtores. Na época, ainda não havia embalagens longa vida para destinar o produto industrializado aos grandes centros consumidores, o leite pasteurizado tinha “vida curta”, e a versão em pó não remunerava bem. “A maior alternativa era produzir queijo que concentrava na proporção de 10:1 (em média, são usados dez litros de leite para fazer um quilo de queijo), e aí nós começamos a crescer, agregando qualidade e valor ao produto”, explica o diretor-presidente, Valter Vanzella.
 
Categorias - Os queijos da Frimesa se dividem entre as categorias de filados, prensados, processados, e maturados, que por sua variedade, atendem ao consumidor nos diferentes momentos do dia, receitas e ocasiões. Para o dia a dia, a Frimesa oferece o queijo muçarela, prato e o coalho para churrasco, principais tipos produzidos, os dois primeiros estão disponíveis nas versões tradicional e zero lactose light. Além disso, também fornece os queijos cheddar, minas frescal, ricota fresca, queijo minas e padrão, e colonial.
Nobres - A classificação dos queijos nobres é feita de acordo com o tipo do leite, da textura, do grau de maturação, do aroma e da intensidade do sabor. O consumidor pode escolher entre o Queijo montanhês, provolone fresco, provolone curado defumado, parmesão, gouda, azul (gorgonzola) e brie.
 
Qualidade - A qualidade dos queijos Frimesa é reconhecida não só pelo paladar do consumidor, mas também por premiações. Desde 1991 a Frimesa obtinha reconhecimento com premiações na produção de queijos finos. Trazendo para as premiações mais recente, em setembro deste ano, recebeu a medalha Super Ouro para o parmesão Gold da Frimesa, versão em que é maturado por um ano, durante o II Concurso mundial do Queijo do Brasil. Os queijos Gouda, Provolone curado defumado e mussarela levaram medalha de bronze na mesma oportunidade.
 
Boas posições - Além disso, a marca alcança boas posições na Minas Láctea, feira nacional de lácteos, há quase uma década. Na edição de 2022 a Frimesa levou o troféu de melhor queijo Gouda do Brasil. Em 2019, ficou em 2º lugar com os queijos Minas Padrão e Gorgonzola. Em 2017, os queijos Gorgonzola, Provolone e Parmesão ficaram em 3º lugar. Em 2015, foi a vez do Queijo prato ficar em 1º lugar, e o Parmesão em terceiro. Em 2013, a Frimesa levou o melhor queijo Parmesão.
 
Dedicação - Esses prêmios coroam um trabalho de dedicação de toda uma equipe de anos de aprendizado e conhecimento. “Essa conquista deve ser dividida por todos os elos da cadeia, meu agradecimento vai aos nossos produtores pela produção de um leite de ótima qualidade e as pessoas nas indústrias por seu comprometimento e dedicação total alinhado com a alta tecnologia em nossos processos, que sempre estão focados para que os nossos queijos conquistem os consumidores pelo seu sabor e qualidade diferenciada”, acrescenta o gerente da divisão Leite, Erivelto Costa.
Com Imprensa Frimesa
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im