Pular para o conteúdo principal

Emdur inicia reurbanização da Rua Carlos Sbaraini

Foto: Fabio Ulsenheimer




Aprovada em audiência pública no final do mês de janeiro de 2023, as obras de reurbanização da Rua Carlos Sbaraini, entre a Avenida Senador Atílio Fontana e a PR-585 na região dos bairros São Francisco e Panorama, foram iniciadas este mês e estão a todo vapor. A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) está responsável pelos trabalhos. Toda a reurbanização está orçada em R$ 4.223.819,59. A prefeitura não cobrará pelo recape e galerias (aproximadamente R$1,92 milhão).
 
O trecho a ser reurbanizado é de 1800 metros. Segundo o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, “as obras estão andando num ritmo bem acelerado e estamos bem felizes com os primeiros resultados, principalmente com a qualidade dos serviços que a Emdur tem nos proporcionado. Temos algumas situações para ajustar, é o caso de alguns comércios que aplicaram calçada de paver e que teremos que remover para que seja efetuado o projeto que foi aprovado na audiência pública. Mas os moradores da região Sul estão contentes ao ver as melhorias proporcionadas”, relatou Dorfschmidt.
 
A proposta de intervenção prevê criação de ciclovia unidirecional, para ambos os lados da pista, que forneça segurança para o ciclista; execução de calçada nova em concreto para padronização e instalação de piso tátil para acessibilidade; rampas de acessibilidade em todos os cruzamentos; recapeamento asfáltico em todo o trecho; não haverá necessidade de recolocação de postes; sinalização horizontal e vertical; paisagismo mantendo árvores existentes que estão alinhadas retirando árvores e tocos inadequados, plantio de novas árvores; novos pontos de ônibus e lixeiras; galerias de águas pluviais e nova iluminação em LED (Parceria Público Privada).
 
A intervenção, mesmo que inicial, já deixou a população animada. O agricultor Osmar dos Santos Costa (53) nem mora na Carlos Sbaraini, mas faz questão de acompanhar os trabalhos da Emdur. “Vai ficar muito bom, já deveriam ter feito assim desde a primeira vez que revitalizaram. Do jeito que tava era muito perigoso circular com bicicleta no meio das pistas. Minha neta tem 11 anos e vai pra aula de bicicleta, enquanto ela não chega em casa a gente não fica tranquilo. O trânsito é muito complicado. Mas quando terminarem vai ficar bonito e mais seguro”, avalia o morador.
 
As melhorias também estão deixando os comerciantes animados. O proprietário de um mercado na Rua Carlos Sbarini, José Castilho, comentou que com o passar do tempo, se não há modificações “vai ficando tudo velho e isso desestimula todo mundo. Já estamos notando diferença, vai ficar uma avenida bonita e esperamos que pelo menos mantenha a clientela. Com certeza irá trazer mais conforto para as pessoas que passam nas calçadas e se o estacionamento ficar livre das rampas será ótimo para nós”, comenta o comerciante.
 
O engenheiro civil da Emdur, Giovany Frantz, informou que a partir da próxima semana a Emdur deve continuar a execução de meio fio. “Dentro do plano de execução, as obras são realizadas de três em três quadras, na sequência deve ser realizado o recape. O objetivo é fazer seis quadras, deixar as calçadas, ciclovia e galerias prontas para então fazer o recape, deixando uma grande área de obra pronta”, informou o engenheiro. As obras foram iniciadas nas proximidades da PR-585 e vão avançando gradativamente até chegar na Avenida Atílio Fontana.
 
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp