Pular para o conteúdo principal

Atenção Primária e Especializada batem recordes no primeiro quadrimestre

Prefeito Beto Lunitti na audiência na Câmara - Foto: Fabio Ulsenheimer




A audiência pública para a prestação de contas referentes ao 1º quadrimestre de 2023, realizada quarta-feira (31), apresentou diversos avanços importantes em relação à saúde pública toledana. Os principais destaques ficaram por conta dos recordes de procedimentos realizados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e de consultas especializadas, o aumento de aproximadamente 19% no número de servidores municipais lotados na Secretaria de Saúde, o transporte sanitário de pacientes e o investimento de 26,05% da receita prevista, perfazendo 11,05% a mais do que o preconizado pela legislação.
 
A maior oferta de consultas em procedimentos na APS foram justificadas pelo aumento das equipes de atenção primária (EAP), que saltaram de 8 no primeiro quadrimestre de 2021 para 13 em 2023, e de saúde da família (ESF), de 23 em 2021 para 26 em 2023. “No primeiro período deste ano, a APS foi nosso destaque. Tivemos recordes em consultas de enfermagem (21.773) e médicas (60.361), além de aumentos substanciais nos demais serviços realizados pelas unidades básicas de saúde (UBS)”, expôs a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.
 
A gestora da Saúde no município lembra que isso está sendo possível graças a reorganização do setor, um dos que mais foi comprometido por conta da pandemia de coronavírus. “Tínhamos espaços ocupados por unidades sentinela, muitos profissionais atuando e reforçando equipes dos serviços de emergência e isso comprometeu o trabalho. Agora, os fluxos já foram reorganizados e os atendimentos normalizados”, acrescentou. Outro destaque da APS foi a Odontologia. Com a contratação de profissionais, a disponibilidade de odontólogos e odontólogas aumentou 82,98%.
 
As consultas promovidas por meio da Rede de Atenção Especializada em Saúde também cresceram. No primeiro quadrimestre de 2022 elas somaram 9.384. No mesmo período, em 2023, elas chegaram a 13.298. “É outro número recorde. Foram feitas contratações de profissionais para a Central de Especialidades, também tivemos uma parte dessas consultas liberadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Foi uma soma de esforços que impactou diretamente na diminuição de diversas filas, inclusive com algumas especialidades com fila zerada, o paciente encaminha e já sai com sua consulta agendada”, explicou.
 
Gabriela ainda trouxe dados importantes, como o transporte sanitário de pacientes. Ao todo, a frota da Secretaria de Saúde rodou o equivalente a 12 voltas no globo terrestre. Outro número relevante foi o número de servidores municipais lotados na saúde que saltou de 985 no início de 2021 e agora são 1.168.
 
Presente na audiência, o prefeito Beto Lunitti reforçou o entendimento da gestão municipal sobre a importância das ações preventivas, por meio da Atenção Primária. “Nossa intenção é cuidar da saúde e não tratar a doença. Por isso estamos investindo nos diversos setores, mas principalmente fortalecendo o atendimento nas unidades básicas de saúde”. Lunitti ainda lembrou o Ambulatório Materno Infantil (AMI), que proporciona um atendimento de qualidade para as mamães e bebês desde a concepção. “São ações que fortalecem o cuidado, o zelo pela vida”.
 
Demonstrativo financeiro 
A secretária de Saúde Gabriela Kucharski também salientou o aumento nos investimentos em saúde. Os dados do primeiro quadrimestre de 2022 apontaram um investimento de 21,86% do orçamento municipal. Neste ano, o total saltou para 26,05%. “Este aumento resultou em recordes de atendimento em alguns setores, contratação de mais profissionais para as diversas áreas, entre outros avanços para um melhor atendimento da nossa população”, concluiu Gabriela.
 
Audiência 
A ação atende o § 3º do artigo 198 da Constituição Federal que trata sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela união, estados, distrito federal e municípios em ações e serviços públicos de saúde e estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo. Ao final da apresentação não houveram questionamentos dos vereadores que compõem a Comissão de Comissão da Seguridade Social e Cidadania, presidida pelo vereador Gabriel Baierle.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp