Pular para o conteúdo principal

Atenção Primária e Especializada batem recordes no primeiro quadrimestre

Prefeito Beto Lunitti na audiência na Câmara - Foto: Fabio Ulsenheimer




A audiência pública para a prestação de contas referentes ao 1º quadrimestre de 2023, realizada quarta-feira (31), apresentou diversos avanços importantes em relação à saúde pública toledana. Os principais destaques ficaram por conta dos recordes de procedimentos realizados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e de consultas especializadas, o aumento de aproximadamente 19% no número de servidores municipais lotados na Secretaria de Saúde, o transporte sanitário de pacientes e o investimento de 26,05% da receita prevista, perfazendo 11,05% a mais do que o preconizado pela legislação.
 
A maior oferta de consultas em procedimentos na APS foram justificadas pelo aumento das equipes de atenção primária (EAP), que saltaram de 8 no primeiro quadrimestre de 2021 para 13 em 2023, e de saúde da família (ESF), de 23 em 2021 para 26 em 2023. “No primeiro período deste ano, a APS foi nosso destaque. Tivemos recordes em consultas de enfermagem (21.773) e médicas (60.361), além de aumentos substanciais nos demais serviços realizados pelas unidades básicas de saúde (UBS)”, expôs a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.
 
A gestora da Saúde no município lembra que isso está sendo possível graças a reorganização do setor, um dos que mais foi comprometido por conta da pandemia de coronavírus. “Tínhamos espaços ocupados por unidades sentinela, muitos profissionais atuando e reforçando equipes dos serviços de emergência e isso comprometeu o trabalho. Agora, os fluxos já foram reorganizados e os atendimentos normalizados”, acrescentou. Outro destaque da APS foi a Odontologia. Com a contratação de profissionais, a disponibilidade de odontólogos e odontólogas aumentou 82,98%.
 
As consultas promovidas por meio da Rede de Atenção Especializada em Saúde também cresceram. No primeiro quadrimestre de 2022 elas somaram 9.384. No mesmo período, em 2023, elas chegaram a 13.298. “É outro número recorde. Foram feitas contratações de profissionais para a Central de Especialidades, também tivemos uma parte dessas consultas liberadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Foi uma soma de esforços que impactou diretamente na diminuição de diversas filas, inclusive com algumas especialidades com fila zerada, o paciente encaminha e já sai com sua consulta agendada”, explicou.
 
Gabriela ainda trouxe dados importantes, como o transporte sanitário de pacientes. Ao todo, a frota da Secretaria de Saúde rodou o equivalente a 12 voltas no globo terrestre. Outro número relevante foi o número de servidores municipais lotados na saúde que saltou de 985 no início de 2021 e agora são 1.168.
 
Presente na audiência, o prefeito Beto Lunitti reforçou o entendimento da gestão municipal sobre a importância das ações preventivas, por meio da Atenção Primária. “Nossa intenção é cuidar da saúde e não tratar a doença. Por isso estamos investindo nos diversos setores, mas principalmente fortalecendo o atendimento nas unidades básicas de saúde”. Lunitti ainda lembrou o Ambulatório Materno Infantil (AMI), que proporciona um atendimento de qualidade para as mamães e bebês desde a concepção. “São ações que fortalecem o cuidado, o zelo pela vida”.
 
Demonstrativo financeiro 
A secretária de Saúde Gabriela Kucharski também salientou o aumento nos investimentos em saúde. Os dados do primeiro quadrimestre de 2022 apontaram um investimento de 21,86% do orçamento municipal. Neste ano, o total saltou para 26,05%. “Este aumento resultou em recordes de atendimento em alguns setores, contratação de mais profissionais para as diversas áreas, entre outros avanços para um melhor atendimento da nossa população”, concluiu Gabriela.
 
Audiência 
A ação atende o § 3º do artigo 198 da Constituição Federal que trata sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela união, estados, distrito federal e municípios em ações e serviços públicos de saúde e estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo. Ao final da apresentação não houveram questionamentos dos vereadores que compõem a Comissão de Comissão da Seguridade Social e Cidadania, presidida pelo vereador Gabriel Baierle.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biopark anuncia expansão de tecnologia de queijos premiados para todo o Paraná

Ecossistema eleito o melhor hub de inovação do país em 2025 escala seu modelo de biotecnologia premiado internacionalmente para fortalecer a competitividade de produtores em todas as regiões do estado Queijos finos: Biopark dá suporte a pequenos produtores Eleito pela Anprotec como o melhor Hub de Inovação do Brasil em 2025, o Biopark inicia o calendário de 2026 com um anúncio estratégico para o agronegócio. Durante o Show Rural Coopavel, o ecossistema oficializa a expansão do Projeto Queijos Finos para outras regiões do Estado. A iniciativa, que já soma 72 medalhas internacionais, passa a integrar as políticas de desenvolvimento do Governo do Paraná.   A oficialização ocorre na terça-feira (10), às 9h, com a participação das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento (Seab), Indústria e Comércio (Seic) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de parceiros como IDR-PR, Sebrae/PR, Fundação Araucária e Prefeitura de Toledo. O objetivo é levar a biotecnologia des...

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Governo do Estado autoriza obra do Ambulatório de Especialidades e Maternidade em Toledo

Foi realizada na quinta-feira (5), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, a solenidade de assinatura da autorização para a execução de obras na área da saúde no município, que somam mais de R$ 20 milhões. O ato foi conduzido pelo secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e marcou a liberação de investimentos para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Porte III e de uma Maternidade de Baixo Risco. As estruturas deverão ser construídas em terreno próximo ao Hospital Regional de Toledo (HRT). Complexo de Saúde  Durante a solenidade, o secretário Beto Preto também oficializou o investimento de R$ 6,8 milhões para que o município implante o Complexo Municipal de Saúde no Centro Administrativo Municipal Duílio Genari, no antigo prédio do Super Muffato, na Avenida Maripá. O local deverá concentrar a Central de Especialidades, o Ambulatório Materno Infantil (AMI), e um Ambulatório Pediátrico. AME Porte III  A obra contará com investimento...