Pular para o conteúdo principal

Atenção Primária e Especializada batem recordes no primeiro quadrimestre

Prefeito Beto Lunitti na audiência na Câmara - Foto: Fabio Ulsenheimer




A audiência pública para a prestação de contas referentes ao 1º quadrimestre de 2023, realizada quarta-feira (31), apresentou diversos avanços importantes em relação à saúde pública toledana. Os principais destaques ficaram por conta dos recordes de procedimentos realizados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e de consultas especializadas, o aumento de aproximadamente 19% no número de servidores municipais lotados na Secretaria de Saúde, o transporte sanitário de pacientes e o investimento de 26,05% da receita prevista, perfazendo 11,05% a mais do que o preconizado pela legislação.
 
A maior oferta de consultas em procedimentos na APS foram justificadas pelo aumento das equipes de atenção primária (EAP), que saltaram de 8 no primeiro quadrimestre de 2021 para 13 em 2023, e de saúde da família (ESF), de 23 em 2021 para 26 em 2023. “No primeiro período deste ano, a APS foi nosso destaque. Tivemos recordes em consultas de enfermagem (21.773) e médicas (60.361), além de aumentos substanciais nos demais serviços realizados pelas unidades básicas de saúde (UBS)”, expôs a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski.
 
A gestora da Saúde no município lembra que isso está sendo possível graças a reorganização do setor, um dos que mais foi comprometido por conta da pandemia de coronavírus. “Tínhamos espaços ocupados por unidades sentinela, muitos profissionais atuando e reforçando equipes dos serviços de emergência e isso comprometeu o trabalho. Agora, os fluxos já foram reorganizados e os atendimentos normalizados”, acrescentou. Outro destaque da APS foi a Odontologia. Com a contratação de profissionais, a disponibilidade de odontólogos e odontólogas aumentou 82,98%.
 
As consultas promovidas por meio da Rede de Atenção Especializada em Saúde também cresceram. No primeiro quadrimestre de 2022 elas somaram 9.384. No mesmo período, em 2023, elas chegaram a 13.298. “É outro número recorde. Foram feitas contratações de profissionais para a Central de Especialidades, também tivemos uma parte dessas consultas liberadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Foi uma soma de esforços que impactou diretamente na diminuição de diversas filas, inclusive com algumas especialidades com fila zerada, o paciente encaminha e já sai com sua consulta agendada”, explicou.
 
Gabriela ainda trouxe dados importantes, como o transporte sanitário de pacientes. Ao todo, a frota da Secretaria de Saúde rodou o equivalente a 12 voltas no globo terrestre. Outro número relevante foi o número de servidores municipais lotados na saúde que saltou de 985 no início de 2021 e agora são 1.168.
 
Presente na audiência, o prefeito Beto Lunitti reforçou o entendimento da gestão municipal sobre a importância das ações preventivas, por meio da Atenção Primária. “Nossa intenção é cuidar da saúde e não tratar a doença. Por isso estamos investindo nos diversos setores, mas principalmente fortalecendo o atendimento nas unidades básicas de saúde”. Lunitti ainda lembrou o Ambulatório Materno Infantil (AMI), que proporciona um atendimento de qualidade para as mamães e bebês desde a concepção. “São ações que fortalecem o cuidado, o zelo pela vida”.
 
Demonstrativo financeiro 
A secretária de Saúde Gabriela Kucharski também salientou o aumento nos investimentos em saúde. Os dados do primeiro quadrimestre de 2022 apontaram um investimento de 21,86% do orçamento municipal. Neste ano, o total saltou para 26,05%. “Este aumento resultou em recordes de atendimento em alguns setores, contratação de mais profissionais para as diversas áreas, entre outros avanços para um melhor atendimento da nossa população”, concluiu Gabriela.
 
Audiência 
A ação atende o § 3º do artigo 198 da Constituição Federal que trata sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela união, estados, distrito federal e municípios em ações e serviços públicos de saúde e estabelece os critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e as normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas com saúde nas três esferas de governo. Ao final da apresentação não houveram questionamentos dos vereadores que compõem a Comissão de Comissão da Seguridade Social e Cidadania, presidida pelo vereador Gabriel Baierle.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...

Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste reforça impacto positivo na saúde materno-infantil

  A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.  Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas. Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fort...