Pular para o conteúdo principal

Mobilidade Urbana: decreto regulamenta EstaR gratuito em Toledo

 

A administração municipal publicou nesta terça-feira (27) o Decreto Nº 839/2023 regulamentando o Estacionamento Regulamentado (EstaR) gratuito. O novo sistema permitirá que o usuário utilize uma vaga, por até duas horas, sem nenhum custo, na área de abrangência do EstaR. A inovação foi amplamente discutida com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e aprovada pela Câmara de Vereadores. O período de testes deve ser iniciado na próxima semana. 

As vagas serão monitoradas de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. Uma das novidades é a fiscalização eletrônica, feita por meio de veículos que circularão pelos setores determinados. “A contagem será ativada no momento em que o veículo do monitoramento passar pelo carro estacionado pela primeira vez e o munícipe terá, a partir deste momento, duas horas para usufruir desta vaga sem custo”, explica o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), Roni Padilha. 

Em caso do veículo permanecer na mesma vaga por mais de 120 minutos, os proprietários receberão, exclusivamente via aplicativo, uma notificação de irregularidade que poderá ser regularizada no prazo máximo de até dez dias corridos, mediante o pagamento de uma taxa com o valor de R$ 50,00. “Só será emitida multa, com fundamento no inciso XVII do artigo 181 da Lei nº 9.503/1997 [Código de Trânsito Brasileiro], caso o condutor não proceda ao pagamento”, acrescenta o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria.

Outra novidade é a adoção de um aplicativo, o Estar Digital (já disponível na Play Store e Apple Store), que possibilita o acompanhamento à distância do monitoramento, inclusive com a emissão de aviso quando o tempo na vaga estiver sendo concluído, tudo de forma digital. “O sistema trará mais praticidade para o cidadão e atenderá a demanda dos nossos empresários e comerciantes da região central que sofrem com a falta de vagas para clientes. O aplicativo irá informar o tempo restante com 30, 15, 5 e 1 minuto para a liberação da vaga”, explica o prefeito Beto Lunitti. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt acrescenta que todas as discussões envolveram a ACIT, desde a formação da lei até a setorização. “Além disso, teremos esta excelente ferramenta tecnológica [aplicativo] e não terá custo para o usuário. Queremos oferecer comodidade para nossa população. Teremos um período de testes, que deve durar aproximadamente 60 dias, com as pessoas que possuem o aplicativo já recebendo as informações, porém ainda sem a emissão das notificações de irregularidades”, concluiu.

Ressarcimento de créditos

Nesta terça-feira (27) também foi publicado o Decreto Nº 840/2023 estabelecendo o procedimento para a restituição de valores referentes a cartões de Estacionamento Regulamentado (EstaR) ou a créditos no aplicativo “Estacione Legal Toledo”. Os usuários que tenham adquirido cartões poderão solicitar os respectivos valores mediante apresentação de requerimento próprio na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) até o dia 21 de agosto de 2023.

Para tanto encaminhar o pedido será preciso anexar fotocópia do CPF e de documento oficial de identificação do requerente; os cartões do EstaR adquiridos ou comprovante dos créditos a ele relativos no aplicativo Estacione Legal Toledo; e informações de conta corrente bancária, em nome do requerente, para fins de depósito do valor referente à restituição.

Viver Toledo - Ano 14

Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

  1. Vocês viram o lado dos empresários. E dos empregados que precisam estacionar seus carro, fica como ??

    ResponderExcluir
  2. Isso foi uma invenção ou funciona em algum lugar. Porque tem teve essa ideia não trabalha e precisa estacionar seu veículo nas ruas, porque as empresas não disponibilizam estacionamento

    ResponderExcluir
  3. Qual a outra opção inteligente além dessa ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Governo do Estado anuncia construção de nova escola em Toledo

  A região do Pinheirinho, Santa Clara IV, Europa e América em breve terá uma nova escola estadual dentro de uma nova proposta pedagógica adotada pelo Governo do Paraná. Uma obra de aproximadamente R$ 22 milhões na Rua Pedro Nardi - paralela à Avenida Maripá - que deverá ser erguida em 18 meses, segundo informação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que esteve em Toledo para anunciar esta obra, além de outros investimentos no setor e também vistoriar a reforma nos colégios do Jardim Porto Alegre e Atílio Fontana. Quando acabada, a escola vai atender 1.000 alunos. A estrutura terá ginásio, quadra coberta e será preparada dentro do conceito da escola do futuro, “com foco na inovação de metodologia, bastante tecnologia, com um modelo totalmente diferente pedagógico para atender esta comunidade que merece essa obra tão esperada”, explicou o secretário. Miranda também foi conferir o local onde será erguida esta nova escola ao lado do prefeito Mario Costenaro e dos deputad...

Rosângela Moro defende avanços no tratamento de doenças raras em evento: deputada estará ao vivo na Guaçu FM

Mais de 13 milhões de brasileiros são afetados por algum tipo de doença rara. Diante desse cenário, é fundamental ampliar o debate e promover ações concretas.   Pensando nisso, a Academia Nacional de Medicina promove, nesta quinta-feira, 21 de agosto, um encontro com a Frente Parlamentar Mista da Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras (iTec Raras). O evento com participação da Deputada Federal Rosângela Moro(União-SP), reunirá parlamentares, acadêmicos e médicos especialistas, que discutirão temas como diagnóstico, tratamento e políticas públicas voltadas às doenças raras.   Regras mais claras para estudos clínicos, garantindo segurança, rapidez e incentivos, com apoio de agências de fomento, como também fortalecimento das redes de referência e uso de tecnologias modernas, além de estratégias futuras para enfrentar os desafios da área, estarão na pauta do evento. Rádio Guaçu Rosângela Moro participa nesta terça-feira (19), do programa Guaçu Notícias, na Guaçu FM e ...

Reunião da Saúde debate aumento da mortalidade materno-infantil em Toledo

Foi realizada uma reunião entre gestores da Secretaria da Saúde com representantes de outros segmentos da área da saúde de Toledo, para debater sobre o aumento recente no índice de mortalidade materno-infantil no município. O encontro aconteceu na terça-feira (12), na Associação Médica de Toledo, onde buscaram identificar possíveis fatores que levaram ao aumento no indicador e decidir quais condutas tomar na rede de saúde para conter o aumento. Estiveram presentes na reunião a secretária da Saúde, Adriane Monteiro, a diretora da Atenção Primária em Saúde, Karla Roman, a gerente do Ambulatório Materno Infantil (AMI), Márcia Mallmann Baptista, o diretor de Vigilância em Saúde, Junior Palma, além de médicos, representantes de hospitais de Toledo, da 20ª Regional de Saúde e do Ministério Público. A secretária da Saúde, Adriane Monteiro, ressaltou que a reunião representa uma integração entre a rede pública e a privada, o que é importante para identificar os problemas e como diminuí-los. “E...