Pular para o conteúdo principal

Mobilidade Urbana: decreto regulamenta EstaR gratuito em Toledo

 

A administração municipal publicou nesta terça-feira (27) o Decreto Nº 839/2023 regulamentando o Estacionamento Regulamentado (EstaR) gratuito. O novo sistema permitirá que o usuário utilize uma vaga, por até duas horas, sem nenhum custo, na área de abrangência do EstaR. A inovação foi amplamente discutida com a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e aprovada pela Câmara de Vereadores. O período de testes deve ser iniciado na próxima semana. 

As vagas serão monitoradas de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. Uma das novidades é a fiscalização eletrônica, feita por meio de veículos que circularão pelos setores determinados. “A contagem será ativada no momento em que o veículo do monitoramento passar pelo carro estacionado pela primeira vez e o munícipe terá, a partir deste momento, duas horas para usufruir desta vaga sem custo”, explica o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), Roni Padilha. 

Em caso do veículo permanecer na mesma vaga por mais de 120 minutos, os proprietários receberão, exclusivamente via aplicativo, uma notificação de irregularidade que poderá ser regularizada no prazo máximo de até dez dias corridos, mediante o pagamento de uma taxa com o valor de R$ 50,00. “Só será emitida multa, com fundamento no inciso XVII do artigo 181 da Lei nº 9.503/1997 [Código de Trânsito Brasileiro], caso o condutor não proceda ao pagamento”, acrescenta o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria.

Outra novidade é a adoção de um aplicativo, o Estar Digital (já disponível na Play Store e Apple Store), que possibilita o acompanhamento à distância do monitoramento, inclusive com a emissão de aviso quando o tempo na vaga estiver sendo concluído, tudo de forma digital. “O sistema trará mais praticidade para o cidadão e atenderá a demanda dos nossos empresários e comerciantes da região central que sofrem com a falta de vagas para clientes. O aplicativo irá informar o tempo restante com 30, 15, 5 e 1 minuto para a liberação da vaga”, explica o prefeito Beto Lunitti. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt acrescenta que todas as discussões envolveram a ACIT, desde a formação da lei até a setorização. “Além disso, teremos esta excelente ferramenta tecnológica [aplicativo] e não terá custo para o usuário. Queremos oferecer comodidade para nossa população. Teremos um período de testes, que deve durar aproximadamente 60 dias, com as pessoas que possuem o aplicativo já recebendo as informações, porém ainda sem a emissão das notificações de irregularidades”, concluiu.

Ressarcimento de créditos

Nesta terça-feira (27) também foi publicado o Decreto Nº 840/2023 estabelecendo o procedimento para a restituição de valores referentes a cartões de Estacionamento Regulamentado (EstaR) ou a créditos no aplicativo “Estacione Legal Toledo”. Os usuários que tenham adquirido cartões poderão solicitar os respectivos valores mediante apresentação de requerimento próprio na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) até o dia 21 de agosto de 2023.

Para tanto encaminhar o pedido será preciso anexar fotocópia do CPF e de documento oficial de identificação do requerente; os cartões do EstaR adquiridos ou comprovante dos créditos a ele relativos no aplicativo Estacione Legal Toledo; e informações de conta corrente bancária, em nome do requerente, para fins de depósito do valor referente à restituição.

Viver Toledo - Ano 14

Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

  1. Vocês viram o lado dos empresários. E dos empregados que precisam estacionar seus carro, fica como ??

    ResponderExcluir
  2. Isso foi uma invenção ou funciona em algum lugar. Porque tem teve essa ideia não trabalha e precisa estacionar seu veículo nas ruas, porque as empresas não disponibilizam estacionamento

    ResponderExcluir
  3. Qual a outra opção inteligente além dessa ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Consultora do Grupo Bedinsat visita clientes da parceira Hot Sat no Piauí e Maranhão

Visita a cliente das duas empresas A consultora Dara Santos, do Grupo Bedinsat, sediado em Toledo-PR, está em viagem de trabalho à região Nordeste do Brasil. Nos estados do Piauí e Maranhão, ela tem cumprido uma agenda de visitas a clientes assistidos naquela região pelo Grupo Hot Sat, importante player do mercado de comunicação naquela região.   Dara Santos tem contado com o apoio total da equipe da Hot Sat. A empresa é comandada pelo empresário Raimundo Nonato de Albuquerque Júnior, que desde a infância compartilhou o fascínio do pai e fundador do grupo, Raimundo Nonato de Albuquerque, pelas telecomunicações. Ambos são mais que parceiros de negócios do Grupo Bedinsat, como também desenvolveram uma amizade de longa data com seu diretor Marcio Bedin.   O gerente Comercial Marcelo Lira e sua equipe acompanham Dara em visita a clientes, onde a representante do Grupo Bedinsat ouve as impressões de lojistas e instaladores e também leva mais detalhes sobre a atuação da empresa e seus produt