Pular para o conteúdo principal

Usina do Conhecimento abrigará centro de educação e novas tecnologias




O Parque Ecológico Diva Paim Barth vai ganhar um novo equipamento público. Foi assinado, segunda-feira (26), o contrato para a execução do projeto de revitalização da Usina do Conhecimento. Com as intervenções, o prédio, atualmente sem utilização, será transformado em um centro para diversas atividades ligadas à educação e fomento às novas tecnologias, por meio de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
 
A execução do projeto, desenvolvido pela Universidade e com valor estimado de R$ 300 mil, custará aos cofres municipais o total de R$ 1.673.857,84. Conforme o prefeito Beto Lunitti, criar espaços para o encantamento dos estudantes é uma das premissas da atual. “Temos muitos avanços em relação à educação, em diversas frentes, tendo como carro-chefe o Aluno Conectado, programa que disponibiliza internet de qualidade para todas a rede municipal, tablet’s para os alunos, salas de aulas equipadas com televisores inteligentes, laboratórios de robótica e informática com impressoras 3D e notebook’s para os professores, além de ações como o curso superior em Tecnologias Educacionais e o Professor Pesquisador, com vantagens para os docentes cursarem pós graduações e mestrados”.
 
Lunitti ainda reforçou à empresa Dantol, responsável pelas intervenções, a necessidade de ater-se aos detalhes. “É uma área nobre, no nosso principal ponto turístico, e que vai precisar refletir toda essa mudança de paradigmas que estamos vivendo na educação e na gestão do município baseada em ferramentas tecnológicas e inovações”.
 
O evento contou com a participação dos servidores municipais envolvidos com a obra, além de representantes da UTFPR, entre eles o diretor da UTFPR/Toledo, Elder Elisandro Schemberger e o professor da UTFPR e diretor executivo do Projeto, Rodolfo Eduardo Vertuan. 

Vertuan destacou que o espaço será um local para divulgação científica e tecnológica, educação e educação empreendedora. A finalidade é promover ambientes e situações propícias à disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e ao desenvolvimento de práticas que impactem os desafios da comunidade toledana, envolvendo diferentes entidades, como a própria Prefeitura e suas secretarias e outras instituições de ensino.
 
A intenção é encantar crianças e os jovens das escolas municipais, estaduais e privadas de Toledo e região em relação à ciência, à tecnologia e à inovação. “Também receberemos acadêmicos em um projeto de atendimento à comunidade, que serão preparados para divulgar tecnologias inovadoras e experimentos científicos de diferentes áreas do saber, bem como para realizar atividades com os ‘jovens cientistas’ visitantes do espaço. Essa ação será contínua na Usina do Conhecimento”, disse.

Atividades 
Entre as atividades acontecerão visitas escolares programadas, iniciação científica, ações sobre educação financeira e empreendedora, trabalhos com professores e metodologias ativas e a possibilidade de jovens incubarem sua empresa e ter assessoria especializada para isso. “Apesar de sermos coadjuvantes neste momento, já que a assinatura compete à Prefeitura e à empresa contratada, estamos felizes por presenciar e testemunhar este ato. Estamos ansiosos e acompanhando passo a passo todos estes avanços porque queremos muito iniciar esses trabalhos junto à comunidade toledana”, destacou o diretor da UTFPR, Elder Schemberger.
 
A cerimônia foi prestigiada por diversos secretários municipais, entre eles a da Educação, Marli Gonçalves Costa, e vereadores, entre eles o líder de Governo, Leoclides Bisognin, e o presidente da Câmara, Dudu Barbosa. “Tive a oportunidade de ver crianças aguardando para visitar a NASA em uma viagem que fiz aos Estados Unidos e a felicidade delas ao conhecer um espaço tão tecnológico. Nossos estudantes podem ter uma experiência parecida”, disse Bisognin. “Nosso município está descobrindo sua vocação para a tecnologia. Temos aqui no oeste do Paraná um território diferente e o Brasil está descobrindo isso. A nova Usina será mais uma propaganda dessa nova Toledo”, acrescentou Dudu.
 
Por sua vez, Marli Costa agradeceu ao empenho de todos os servidores que estão envolvidos com o processo e lembrou que os equipamentos voltados à educação são essenciais para o encantamento das crianças. “Será um espaço muito bem ocupado e utilizado pelos nossos educandos, de qualquer idade”, concluiu.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha dos pioneiros Willy e Diva Barth, Vera Regina morre em Porto Alegre

Beth, Vera, Maria Cristina, Diva e Bia em registro do arquivo da família Barth Por Wanderley Graeff - do Viver Toledo  Faleceu na noite desta terça-feira (26) em Porto Alegre, Vera Regina Barth dos Santos, em consequência de um câncer. A família emitiu nota comunicando o passamento.   “É com grande pesar que comunicamos o falecimento de Vera Regina Barth dos Santos, filha de Diva Paim Barth e Willy Barth e irmã de Maria Bernardete Barth Calleya, Ana Beatriz Barth Costamilan e Maria Cristina Barth Moré. O velório e a cremação ocorrerão nesta quarta-feira, dia 27/09, das 9 às 16h, na sala 4 do Crematório Metropolitano de Porto Alegre — Avenida Oscar Pereira, número 584”, diz a nota.   Há poucos dias, faleceu em Toledo o empresário Ângelo Caetano Costamilan, que há décadas conduzia os negócios da Industrial Madeireira Rio Paraná – Maripá, colonizadora de Toledo e de vários municípios da divisa de Cascavel à barranca do Rio Paraná, da qual Willy Barth foi um dos fundadores, tendo sido tamb

Ex-vice-prefeito Pelanka faz visita à Bedinsat

Marcio Bedin e Adelar Holsbach: amizade e negócios A semana começou com uma visita ilustre às instalações da Bedinsat e Bedinsolar. Na manhã desta segunda-feira (25), o empresário Adelar “Pelanka” Holsbach, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Toledo, esteve na empresa onde foi recebido pelo diretor Marcio Bedin e colaboradores dos departamentos de Engenharia e Marketing. "O Pelanka é uma pessoa especial para nós. Além de um amigo pessoal, demonstrou toda a sua confiança ao se tornar um dos primeiros clientes quando ampliamos o mercado da Bedinsat para o setor de energia fotovoltaica com a Bedinsolar. Somos gratos pela parceria", disse Marcio Bedin. A Bedinsolar é responsável pela instalação e manutenção da usina fotovoltaica que alimenta a propriedade rural voltada às atividades agropecuárias do empresário. Pelanka elogiou a qualidade dos trabalhos prestados pela Bedinsolar. “Sou cliente há vários anos e posso atestar a grande qualidade não só das placas f

A volta: Victor & Leo fazem primeiro show depois de cinco anos e polêmicas por agressões

Victor & Leo realizaram, na madrugada deste sábado (23/09), uma performance surpresa, no Villa Country, em São Paulo, espaço em que ascenderam na noite paulistana até chegar ao estrelato. Eles anunciaram na semana o retorno das apresentações após cinco anos. Em 2017, um vídeo em que Victor Chaves agride a esposa, Poliana Bagatini Chaves, viralizou nas redes sociais e foi o responsável, entre outros motivos, para o fim da dupla.   Assim que subiram no palco e surpreenderam a plateia, os irmãos foram recebidos com muitos aplausos e comoção. Durante 45 minutos, eles desfilaram hits como "Borboletas", "Deus e Eu no Sertão", "Fada", "Amigo Apaixonado", "Vida Boa", entre outros, e voltaram a tocar o coração das pessoas ao vivo. A performance, há muito esperada pelo público da dupla, também foi transmitida para milhares de pessoas pelas redes sociais.   Com corações unidos pela música, juntos e emocionados, Victor & Leo provaram por qu