Pular para o conteúdo principal

Prédios de Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu recebem projeção de dança

Foto: Gus Benke/divulgação


Uma apresentação de dança exibida na fachada de grandes prédios: essa é a proposta do “F60.3”, projeto artístico de vídeo que une dança, audiovisual e artes visuais em diálogo sobre transtornos mentais. O projeto tem incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice).
 
A projeção será feita em três cidades da região Oeste: Cascavel, onde será exibida na fachada do Teatro Municipal Sefrin Filho, na Rua Rio de Janeiro, 905, terça (01) e quarta-feira (02); Toledo, onde a exibição acontece na fachada do Museu Willy Barth, quinta (03) e sexta-feira (04); e Foz do Iguaçu, segunda (07) e terça-feira (08), no Shopping JL Cataratas (Av. Paraná s/n). As sessões são sempre às 18h e às 19h.
 
O título da obra se refere ao código de Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) do transtorno de personalidade borderline (TPB). Trata-se de um transtorno de saúde mental que costuma causar um padrão de instabilidade comportamental nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos. A pessoa com síndrome de borderline apresenta sintomas como impulsividade, visão distorcida de si e dos outros, medo de abandono ou de ficar sozinho e reações agressivas e intensas.
 
“O transtorno de personalidade borderline é um tema de saúde mental muito delicado, muito sensível. E nada mais sensível do que a dança para contar essa história”, diz a realizadora do projeto, Kathyn Carvalho. “Eu queria trazer algo poético, que mostrasse um pouco do que é ser borde. Essa forma de passar o assunto deixa o público mais interessado, chama a atenção e o olhar para esse tema. É sempre muito bom quando podemos juntar as manifestações artísticas com discussão de temas que são relevantes para a sociedade”.
O projeto surgiu com a bailarina Kathyn, que durante a pandemia foi acometida pelo transtorno, e desenvolveu a obra para transpor para o seu corpo sua história nesse longo tratamento. De acordo com a bailarina, o próprio transtorno e o tratamento influenciaram o seu dançar, potencializaram ou paralisaram o corpo em algum momento, com o surgimento de tremores e até a perda do equilíbrio.
 
“Logo no começo do meu tratamento, bem no meio da pandemia, quando eu estava passando por crises muito fortes e estava tentando me adaptar aos remédios, veio a ideia de registrar alguns momentos. Comecei então fazendo algumas anotações das minhas sensações, dos meus pensamentos, do meu dia a dia. Nesse momento o que me mantinha era a dança, e aí veio o start de juntar o que eu mais gosto de fazer com um tema pouco falado”, diz Kathyn.
 
A obra tem duração de 20 minutos e será exibida de uma forma inovadora, gratuita e democrática, através da Lumibike, uma bicicleta que projeta e funciona com energia solar. Durante o dia ela capta a luz solar e armazena energia em suas baterias e à noite “devolve” a luz, projetando as imagens através da técnica de projeção mapeada.
 
“Essas manifestações artísticas utilizando o espaço público da cidade unem o público com o tema”, diz a bailarina.
 
O projeto de “F60.3” conta com o apoio cultural do Campo das Artes, Back Bros, Ave Lola e Copel.
 
Serviço:
Cascavel
01 e 02 de agosto (terça e quarta-feira)
Horário: 18h e 19h
Local: Teatro Municipal Sefrin Filho
 
Toledo
03 e 04 de agosto (quinta e sexta-feira)
Horário: 18h e 19h
Local: Museu Willy Barth
 
Foz do Iguaçu
07 e 08 de agosto (terça e quarta-feira)
Horário: 18h e 19h
Local: Shopping JL Cataratas

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

  1. Que atitude maravilhosa dessa guerreira.Isso é Brasil!!! Que Deus continue te inspirando!! Parabéns pela matéria, Viver Toledo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Consultora do Grupo Bedinsat visita clientes da parceira Hot Sat no Piauí e Maranhão

Visita a cliente das duas empresas A consultora Dara Santos, do Grupo Bedinsat, sediado em Toledo-PR, está em viagem de trabalho à região Nordeste do Brasil. Nos estados do Piauí e Maranhão, ela tem cumprido uma agenda de visitas a clientes assistidos naquela região pelo Grupo Hot Sat, importante player do mercado de comunicação naquela região.   Dara Santos tem contado com o apoio total da equipe da Hot Sat. A empresa é comandada pelo empresário Raimundo Nonato de Albuquerque Júnior, que desde a infância compartilhou o fascínio do pai e fundador do grupo, Raimundo Nonato de Albuquerque, pelas telecomunicações. Ambos são mais que parceiros de negócios do Grupo Bedinsat, como também desenvolveram uma amizade de longa data com seu diretor Marcio Bedin.   O gerente Comercial Marcelo Lira e sua equipe acompanham Dara em visita a clientes, onde a representante do Grupo Bedinsat ouve as impressões de lojistas e instaladores e também leva mais detalhes sobre a atuação da empresa e seus produt