Pular para o conteúdo principal

Projeto Magnólias em Ação resgata autonomia de mulheres vítimas de violência doméstica

Diante do crescimentode casos de agressões, a Prati-Donaduzzi tem disponibilizado uma rede de apoio para suas colaboradoras e seus familiares desde 2019.


Talvez você conheça uma amiga ou até mesmo tenha vivenciado pessoalmente situações de violência por parte de um parceiro. Conforme uma pesquisa conduzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021, um terço das mulheres no Brasil já sofreu algum tipo de violência física ou sexual ao menos uma vez. Esse dado, coletado pela primeira vez, ultrapassa a média global de 27%, quando também são consideradas as formas de violência psicológica. Desta forma, ao se incluírem esses tipos de agressões, a estatística de mulheres brasileiras que já enfrentaram episódios de violência aumenta para 43%.

Para inúmeras mulheres, o silêncio se torna seu principal aliado, uma estratégia que escolhem para proteger a si mesmas e tentar reduzir as consequências da agressão. Isso acontece devido ao receio de possíveis retaliações por parte do agressor, assim como a preocupação com o julgamento social e o sentimento de vergonha em relação à situação que enfrentam repetidamente.
"Durante dez anos fui vítima de violência doméstica. Meus seis filhos testemunharam inúmeros desses momentos, desde quando vivíamos no Paraguai. Em 2016, adoeci, suspeitando estar com câncer, o que me levou a vir para Toledo em busca de tratamento através do SUS. Felizmente, as suspeitas não se confirmaram. Durante esse período, meu ex-marido chegou a afirmar que eu não conseguiria sustentar minha família aqui sozinha, porém eu precisava recomeçar", contou Elisabete Barbosa.
No ano de 2017, Elisabete deu início a sua jornada na Prati-Donaduzzi, onde teve a oportunidade de participar do projeto Magnólias em Ação. Essa iniciativa visa oferecer suporte e assistência para as colaboradoras que enfrentam situações de agressão, que podem ser físicas, verbais, sexuais, psicológicas ou econômicas.
"A partir do momento em que tomei consciência de que todas as experiências que vivenciei em meu casamento eram abusivas, e ao perceber que outras mulheres também compartilharam dessas vivências, pude seguir em frente. Notei que muitas delas enfrentam o medo e a vergonha da situação, além do receio de deixar seus filhos sem sustento financeiro, visto que muitas ainda dependem do homem como provedor do lar", compartilhou.
Capacitação de enfrentamento à violência 
Ajudar alguém que está enfrentando a violência requer empatia, apoio e compreensão, sem julgamento. Com base nesse princípio, a Prati-Donaduzzi assumiu o compromisso por meio do Projeto Magnólias em Ação desde 2019, buscando encorajar essas mulheres a se sentirem seguras ao buscar ajuda e compartilhar suas experiências.
No decorrer de 2023, aproximadamente 900 colaboradoras receberam suporte atravésdo projeto, enquanto 350 delas participaram de rodas de conversa, totalizando 200 horas de assistência prestadas. Foram realizados 10 encaminhamentos para redes de apoio. Além disso, o Magnólias em Ação ofereceu capacitação para 205 gestores da empresa, com o objetivo orientá-los para que estejam cientes da importância de fomentar a autonomia das mulheres. Desta forma,eles passam a integrar da rede de apoio, oferecendo acolhimento e encorajando a denúncia de situações de violência e assédio.
"Para além de fornecer orientação, informação e esclarecimento, nosso objetivo é estimular a autonomia das mulheres, para que elas reconheçam sua própria importância e cultivem um senso de autocontrole e empoderamento. Para abordar e reduzir casos de violência, é essencial tratarmos dessa questão, pois isso abre espaço para discussões informativas que fortalecem a valorização e o respeito pelas mulheres", explicou Maria Rita Pozzebon, supervisora de Responsabilidade Social da empresa farmacêutica.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás foi inspirada na Lei Maria da Penha, que foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006, e leva o nome de Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil. No início deste mês, a equipe de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi teve a oportunidade de falar sobre o Projeto Magnólias em Ação durante o III Seminário Mulheres em Foco, no Auditório Acary de Oliveira.




Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cresol inaugura no Panorama sua quarta estrutura em Toledo

Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Cresol Integração inaugurou sexta-feira (11), a sua quarta estrutura em Toledo e terceira de atendimento ao público. A Sala de Negócios junto ao Allmayer Supermercado, no Jardim Panorama, se soma às duas agências e ao Centro Administrativo instalados na cidade. Além de Toledo, a Cresol Integração atua em outros 18 municípios das regiões Oeste e Centro-Oeste do Paraná e prepara a expansão para os estados do Mato Grosso e Goiás. “Estamos muito felizes de entregar mais um local de atendimento que se soma às nossas agências na cidade, pensando sempre em atender melhor os nossos cooperados”, disse o presidente da cooperativa de crédito, Julcemar Mierzwinski. Segundo ele, “com os pés no chão e dando os passos certos, a Cresol Integração segue o seu planejamento de expansão com várias unidades previstas em cidades do Paraná, Mato Grosso e Goiás”.   Lideranças, associados e convidados prestigiaram a inauguração, entre eles o presidente da Associação Comerc

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR