Pular para o conteúdo principal

CMN aprova medida que amplia o acesso das cooperativas ao Pronaf



O Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou na última
 quinta-feira (28/09), a Resolução nº 5.104, que ajusta as normas de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Uma das mudanças atende ao pleito das cooperativas, encaminhado ao governo federal por meio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e demais organizações estaduais, como a Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
 
Trata-se do artigo 3º da Resolução, que possibilita a retomada da participação das cooperativas agropecuárias que possuem, no mínimo, 60% de agricultores familiares em sua composição social ao Pronaf. Além disso, foram ajustados os limites de contratação de algumas linhas de financiamento no âmbito do Programa. As medidas têm vigência até 30 de junho de 2024.
 
Enquadramento
Assim, as cooperativas poderão se enquadrar em duas faixas de limites nas linhas de financiamento do Pronaf Agroindústria, Pronaf Industrialização de Agroindústria Familiar e Pronaf Cotas-Partes, conforme mostra as tabelas abaixo:
Mudança
No final de junho, o CMN havia publicado outra Resolução, a de nº 5.080, de 29/06/23, que estabelecia o acesso a linhas do Pronaf apenas às cooperativas que tivessem mais de 75% de seus cooperados classificados como agricultores familiares, sendo que anteriormente o percentual era de 60%.
 
“Se essa regra fosse mantida, apenas duas cooperativas paranaenses teriam acesso ao crédito. Agora, com esses ajustes, o número de beneficiadas pode chegar a 18 em nosso Estado", explicou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...

Construção coletiva – ‘Golpes e fraudes, o que está acontecendo e como se proteger’ foi tema de evento

Na segunda-feira, 27, em uma parceria entre Sicredi Progresso PR/SP, OAB/PR Subseção Toledo e Polícia Civil foi realizado um simpósio para diálogo sobre prevenção e segurança contra golpes e fraudes financeiras no ambiente digital, na sede da OAB/Toledo. O evento trouxe conscientização voltada, principalmente, para entidades de classe e formadores de opinião com o objetivo de pulverizar os conhecimentos sobre o que tem acontecido, como se proteger e proteger associados, clientes e negócios contra criminosos digitais. Em fala de abertura, o presidente da OAB/PR Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, destacou que é preciso transformar preocupação em conhecimento e medo em prevenção. “Todos estamos vulneráveis. Nossa intenção com esse momento é um ato de defesa contra a criminalidade protegendo também a nossa profissão. Não há fórmula mágica, mas vamos construir juntos e disseminar conhecimento para que todos possam evitar qualquer tipo de golpe. Informação clara é o antídoto mais efica...