Pular para o conteúdo principal

Evento na Praça Willy Barth marca campanha de prevenção ao suicídio

Foto: Mateus Tavares




Um evento foi realizado na Praça Willy Barth nesta sexta-feira (29) para marcar o encerramento da campanha “Todos Pela Vida” durante a programação do Setembro Amarelo. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental. Houve entrega de kits com sementes de girassol, Auriculoterapia, exposições de materiais de oficinas, entrega de materiais educativos, cantinho de diálogos e orientações gerais para a população.
 
Várias atividades foram realizadas durante o mês com o objetivo de promover a prevenção e sensibilização da comunidade, além de colocar os serviços públicos à disposição, já que o suicídio é um problema de saúde pública. “Esse movimento é muito importante para que as pessoas que tenham algum sintoma compreendam que existem profissionais dispostos a ajudar elas a vencerem esse momento difícil. É dar o calor humano no momento em que mais precisam”, pontuou o prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt.
 
Setembro Amarelo 
Em Toledo foi realizado o 2º Simpósio da Campanha Todos Pela Vida com o tema “Conecte, compreenda e cuide”; foram realizadas ações de forma descentralizadas nas universidades (PUC-PR, Unioeste, UFPR, Biopark e Unipar); palestra sobre a temática foram ministradas de forma descentralizada nos centros de revitalização da terceira idade (Certi’s), nos centros da juventude (CJU’s), nos colégios estaduais, no Florir Toledo e no centros de referência de assistência social (CRAS); houve participação na roda de conversa do Grupo de Mulheres Empresárias da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit); ações na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e no Departamento Penitenciário (Depen), onde além do suicídio foi trabalhado assuntos sobre drogadição; entrevistas abordando o tema e divulgando a campanha, entre outras ações isolodas.
 
Redução dos casos 
“Temos vivenciado uma redução significativa do número de suicídios. O trabalho fundamental para a redução foi uma maior aproximação das equipes da Saúde Mental com a Atenção Primária (unidades de saúde) e com as equipes de urgência e emergência (UPA e PAM). A articulação dessas equipes tem dado muito certo. Quando existe um caso as equipes já se articulam para que haja um acompanhamento, desta forma, conseguimos intervir de forma mais rápida quando identificamos uma situação de risco”, explicou a diretora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Leila de Fátima Machado.
 
A Secretaria de Saúde apresentou os dados do 2º quadrimestre, onde apontam que já tivemos seis casos de suicídio em 2023. Porém, se comparar aos anos anteriores, percebe-se uma significativa diminuição na incidência. Em 2019 foram registrados 19 casos; em 2020, 17; em 2021 houve um crescimento para 27 casos; em 2022 o índice iniciou uma tendência de queda e fechou o ano com 16 casos.
 
Se considerarmos apenas o segundo quadrimestre de 2023, os serviços de saúde mental bateram recorde de atendimentos. Foi o maior número de consultas especializadas nos serviços de saúde mental e o maior número de atendimentos em grupos e oficinas. “Isso mostra um momento de demanda, mas também de acesso à Rede de Atenção Psicossocial”, justifica Leila ao relacionar o recorde de atendimentos com a queda do número de casos de suicídio no município.
 
Girassol 
Uma das ações realizadas no centro de Toledo nesta sexta-feira (29) foi a entrega de 500 kits contendo uma porção de terra, sementes de girassol e uma plaquinha com um QRcode com o link para um vídeo que ensina como cultivar seu girassol. O vídeo foi elaborado pelos cursos de Agronomia e Psicologia da PUC-PR. A diretora explica que o objetivo é que as pessoas levem para suas casas a mensagem de reflexão sobre a data. “Ao cultivar o girassol, queremos que isso ajude também a dar continuidade na ação que realizamos e também na lembrança da mensagem que é estimular o cuidado com a saúde mental, desta forma nós prevenimos o suicídio”, frisa Leila.
 
Ela pontua que a campanha encerra nesta sexta-feira, mas as ações continuam durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, nos CAPS e no ambulatório de Saúde Mental.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp