Pular para o conteúdo principal

Evento na Praça Willy Barth marca campanha de prevenção ao suicídio

Foto: Mateus Tavares




Um evento foi realizado na Praça Willy Barth nesta sexta-feira (29) para marcar o encerramento da campanha “Todos Pela Vida” durante a programação do Setembro Amarelo. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental. Houve entrega de kits com sementes de girassol, Auriculoterapia, exposições de materiais de oficinas, entrega de materiais educativos, cantinho de diálogos e orientações gerais para a população.
 
Várias atividades foram realizadas durante o mês com o objetivo de promover a prevenção e sensibilização da comunidade, além de colocar os serviços públicos à disposição, já que o suicídio é um problema de saúde pública. “Esse movimento é muito importante para que as pessoas que tenham algum sintoma compreendam que existem profissionais dispostos a ajudar elas a vencerem esse momento difícil. É dar o calor humano no momento em que mais precisam”, pontuou o prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt.
 
Setembro Amarelo 
Em Toledo foi realizado o 2º Simpósio da Campanha Todos Pela Vida com o tema “Conecte, compreenda e cuide”; foram realizadas ações de forma descentralizadas nas universidades (PUC-PR, Unioeste, UFPR, Biopark e Unipar); palestra sobre a temática foram ministradas de forma descentralizada nos centros de revitalização da terceira idade (Certi’s), nos centros da juventude (CJU’s), nos colégios estaduais, no Florir Toledo e no centros de referência de assistência social (CRAS); houve participação na roda de conversa do Grupo de Mulheres Empresárias da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit); ações na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) e no Departamento Penitenciário (Depen), onde além do suicídio foi trabalhado assuntos sobre drogadição; entrevistas abordando o tema e divulgando a campanha, entre outras ações isolodas.
 
Redução dos casos 
“Temos vivenciado uma redução significativa do número de suicídios. O trabalho fundamental para a redução foi uma maior aproximação das equipes da Saúde Mental com a Atenção Primária (unidades de saúde) e com as equipes de urgência e emergência (UPA e PAM). A articulação dessas equipes tem dado muito certo. Quando existe um caso as equipes já se articulam para que haja um acompanhamento, desta forma, conseguimos intervir de forma mais rápida quando identificamos uma situação de risco”, explicou a diretora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Leila de Fátima Machado.
 
A Secretaria de Saúde apresentou os dados do 2º quadrimestre, onde apontam que já tivemos seis casos de suicídio em 2023. Porém, se comparar aos anos anteriores, percebe-se uma significativa diminuição na incidência. Em 2019 foram registrados 19 casos; em 2020, 17; em 2021 houve um crescimento para 27 casos; em 2022 o índice iniciou uma tendência de queda e fechou o ano com 16 casos.
 
Se considerarmos apenas o segundo quadrimestre de 2023, os serviços de saúde mental bateram recorde de atendimentos. Foi o maior número de consultas especializadas nos serviços de saúde mental e o maior número de atendimentos em grupos e oficinas. “Isso mostra um momento de demanda, mas também de acesso à Rede de Atenção Psicossocial”, justifica Leila ao relacionar o recorde de atendimentos com a queda do número de casos de suicídio no município.
 
Girassol 
Uma das ações realizadas no centro de Toledo nesta sexta-feira (29) foi a entrega de 500 kits contendo uma porção de terra, sementes de girassol e uma plaquinha com um QRcode com o link para um vídeo que ensina como cultivar seu girassol. O vídeo foi elaborado pelos cursos de Agronomia e Psicologia da PUC-PR. A diretora explica que o objetivo é que as pessoas levem para suas casas a mensagem de reflexão sobre a data. “Ao cultivar o girassol, queremos que isso ajude também a dar continuidade na ação que realizamos e também na lembrança da mensagem que é estimular o cuidado com a saúde mental, desta forma nós prevenimos o suicídio”, frisa Leila.
 
Ela pontua que a campanha encerra nesta sexta-feira, mas as ações continuam durante todo o ano nas unidades básicas de saúde, nos CAPS e no ambulatório de Saúde Mental.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...

Construção coletiva – ‘Golpes e fraudes, o que está acontecendo e como se proteger’ foi tema de evento

Na segunda-feira, 27, em uma parceria entre Sicredi Progresso PR/SP, OAB/PR Subseção Toledo e Polícia Civil foi realizado um simpósio para diálogo sobre prevenção e segurança contra golpes e fraudes financeiras no ambiente digital, na sede da OAB/Toledo. O evento trouxe conscientização voltada, principalmente, para entidades de classe e formadores de opinião com o objetivo de pulverizar os conhecimentos sobre o que tem acontecido, como se proteger e proteger associados, clientes e negócios contra criminosos digitais. Em fala de abertura, o presidente da OAB/PR Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, destacou que é preciso transformar preocupação em conhecimento e medo em prevenção. “Todos estamos vulneráveis. Nossa intenção com esse momento é um ato de defesa contra a criminalidade protegendo também a nossa profissão. Não há fórmula mágica, mas vamos construir juntos e disseminar conhecimento para que todos possam evitar qualquer tipo de golpe. Informação clara é o antídoto mais efica...