Pular para o conteúdo principal

Confira o abre-fecha de órgãos municipais de Toledo no feriadão de Finados

A exemplo do que houve nos feriados prolongados anteriores, no de Finados, a maioria das repartições públicas municipais não abrirão as portas nesta quinta-feira (2) e ficarão em ponto facultativo na sexta-feira (3), retomando o atendimento normal na segunda-feira (6). Além do Paço Municipal Alcides Donin, estarão fechadas também as unidades básicas de saúde, a Central de Especialidades Oswaldo Luiz Ricci, a Biblioteca Pública Municipal e os restaurantes populares. 

Os serviços essenciais, como saúde e segurança, seguem conforme escalas. Permanecerão abertos a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker) e o Pronto Atendimento Municipal Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Ainda na saúde, a Farmácia Comunitária da Vila Pioneiro vai atender das 7h às 12h e das 13h às 18h15. A Guarda Municipal manterá os serviços ostensivos e poderá ser acionada pelo telefone 153 em situações emergenciais.

À exceção de quinta-feira, o Aquário Municipal Romolo Martinelli terá atendimento conforme seus horários normais de visita: das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h. A coleta de lixo orgânico segue o calendário normal, enquanto a coleta seletiva não terá atendimento – conforme informações da Secretaria do Meio Ambiente, apenas o recolhimento dos recicláveis depositados nos ‘amarelinhos’ será realizado.

Finados

Após um conjunto de benfeitorias (recolhimento de entulho, limpeza geral de calçadas, manutenções pontuais em elétrica e hidráulica, roçada e pintura de meios-fios, bicas d'água, cruzeiro, muros e demais dependências), os cemitérios Cristo Rei e Jardim da Saudade estarão prontos para receber, com conforto e segurança, milhares de pessoas que aproveitarão a data para visitar seus entes queridos. Além da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), responsável pelo gerenciamento destes espaços, vários setores da administração municipal estarão envolvidos na logística do dia de Finados nos cemitérios de Toledo: ao passo que a Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos ficará a cargo da instalação de banheiros; o Setor de Comunicação, subordinado à chefia do Gabinete do Prefeito, cuidará da montagem de tendas, palcos e som mecânico que serão utilizados nas nove missas que serão celebradas: seis no Cristo Rei e três no Jardim da Saudade (veja cronograma no fim da matéria); o Departamento de Patrimônio, da Secretaria da Administração, também disponibilizará equipes de zeladoras nos dias 1º e 2 de novembro.

Do lado de fora, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana cuidará do fluxo de veículos e pedestres nos arredores dos cemitérios. No Cristo Rei, o fluxo da Avenida Maripá na pista leste-oeste será desviado pela Rua Formosa em direção à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. No Jardim da Saúde, uma das pistas do sentido leste-oeste (Pinheirinho-Santa Clara IV) ficará interditada.

O cronograma de missas no Cemitério Cristo Rei inicia-se na quarta-feira (1º), com celebração às 18h30 por conta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte, mais cinco horários: 7h (aos cuidados da Paróquia Sagrada Família), 8h30 (Paróquia São Francisco de Assis), 10h (Paróquia Cristo Rei), 16h (Seminário Santa Mônica) e 17h (Paróquia São Cristóvão).

Para o Cemitério Jardim da Saudade estão programadas três missas: 7h30 (Paróquia Santa Rita de Cássia), 9h (Paróquia São Pedro e São Paulo) e 17h (Paróquia Santa Rita de Cássia). Segundo a Diocese de Toledo, haverá celebrações, fora dos cemitérios, às 8h (Cripta da Catedral Cristo Rei, São Miguel, Novo Sobradinho, Vila Becker e Vila Nova), 8h30 (Dez de Maio, Boa Vista e São Luiz do Oeste), 9h (Linha Tapuí e Dois Irmãos), 9h30 (Pancera, Linha Floriano e Três Bocas), 9h45 (Vila Ipiranga) e 10h (Xaxim, Bom Princípio do Oeste, Ouro Preto e Novo Sarandi).

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a pioneira Wanda DallÓglio, primeira primeira-dama de Toledo

Dona Wanda em imagem antiga Por Wanderley Graeff - do Viver Toledo Faleceu na tarde deste domingo (10), a pioneira Wanda Mariani Dall´Oglio, primeira primeira-dama de Toledo. Italiana de nascimento, ela estava com 103 anos de idade e já há vários anos encontrava-se acamada.   Dona Vanda era viúva de Ernesto Dall´Oglio (1919-2006), que foi médico, empresário, primeiro prefeito e deputado federal. Ela residia em Toledo desde 1949, antes, portanto da emancipação do município. Nos primórdios de Toledo, ela atuou no Centro de Puericultura da cidade.   Ernesto Dall´Óglio assumiu o mandato na instalação do município, em 14 de dezembro de 1952, até 1956, voltando a exercer o cargo de prefeito em 1962, após eleição suplementar realizada em decorrência do falecimento de Willy Barth, que havia sido eleito em 1960. Assim, dona Wanda voltou a ser primeira dama até 1964.   Após, ela acompanhou a trajetória do marido durante os seus mandatos como deputado estadual (1975-1978) e deputado...

Governo do Estado anuncia construção de nova escola em Toledo

  A região do Pinheirinho, Santa Clara IV, Europa e América em breve terá uma nova escola estadual dentro de uma nova proposta pedagógica adotada pelo Governo do Paraná. Uma obra de aproximadamente R$ 22 milhões na Rua Pedro Nardi - paralela à Avenida Maripá - que deverá ser erguida em 18 meses, segundo informação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que esteve em Toledo para anunciar esta obra, além de outros investimentos no setor e também vistoriar a reforma nos colégios do Jardim Porto Alegre e Atílio Fontana. Quando acabada, a escola vai atender 1.000 alunos. A estrutura terá ginásio, quadra coberta e será preparada dentro do conceito da escola do futuro, “com foco na inovação de metodologia, bastante tecnologia, com um modelo totalmente diferente pedagógico para atender esta comunidade que merece essa obra tão esperada”, explicou o secretário. Miranda também foi conferir o local onde será erguida esta nova escola ao lado do prefeito Mario Costenaro e dos deputad...

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem tráfego liberado embaixo de novo viaduto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que foi liberado nesta terça-feira (12) o tráfego de veículos embaixo do novo viaduto da Perimetral Leste na Avenida República Argentina em Foz do Iguaçu. A medida vai permitir acesso ao Hospital Unimed, Bairro do Futuro e ao Centro utilizando a avenida, e ao aeroporto utilizando a Avenida Maria Bubiak. Duas rotatórias disciplinam o tráfego nas vias municipais. A medida tem início a partir das 09h30. Usuários devem seguir com cautela pelo local, que permanece em obras, obedecendo a sinalização provisória disponível. A iluminação do viaduto ainda está sendo executada, sendo necessária atenção redobrada no período noturno. OBRA  A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai. Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. A obra atingiu 70% de execução na medição de julho. Viver Tol...