Pular para o conteúdo principal

Confira o abre-fecha de órgãos municipais de Toledo no feriadão de Finados

A exemplo do que houve nos feriados prolongados anteriores, no de Finados, a maioria das repartições públicas municipais não abrirão as portas nesta quinta-feira (2) e ficarão em ponto facultativo na sexta-feira (3), retomando o atendimento normal na segunda-feira (6). Além do Paço Municipal Alcides Donin, estarão fechadas também as unidades básicas de saúde, a Central de Especialidades Oswaldo Luiz Ricci, a Biblioteca Pública Municipal e os restaurantes populares. 

Os serviços essenciais, como saúde e segurança, seguem conforme escalas. Permanecerão abertos a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha (UPA da Vila Becker) e o Pronto Atendimento Municipal Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Ainda na saúde, a Farmácia Comunitária da Vila Pioneiro vai atender das 7h às 12h e das 13h às 18h15. A Guarda Municipal manterá os serviços ostensivos e poderá ser acionada pelo telefone 153 em situações emergenciais.

À exceção de quinta-feira, o Aquário Municipal Romolo Martinelli terá atendimento conforme seus horários normais de visita: das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h. A coleta de lixo orgânico segue o calendário normal, enquanto a coleta seletiva não terá atendimento – conforme informações da Secretaria do Meio Ambiente, apenas o recolhimento dos recicláveis depositados nos ‘amarelinhos’ será realizado.

Finados

Após um conjunto de benfeitorias (recolhimento de entulho, limpeza geral de calçadas, manutenções pontuais em elétrica e hidráulica, roçada e pintura de meios-fios, bicas d'água, cruzeiro, muros e demais dependências), os cemitérios Cristo Rei e Jardim da Saudade estarão prontos para receber, com conforto e segurança, milhares de pessoas que aproveitarão a data para visitar seus entes queridos. Além da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur), responsável pelo gerenciamento destes espaços, vários setores da administração municipal estarão envolvidos na logística do dia de Finados nos cemitérios de Toledo: ao passo que a Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos ficará a cargo da instalação de banheiros; o Setor de Comunicação, subordinado à chefia do Gabinete do Prefeito, cuidará da montagem de tendas, palcos e som mecânico que serão utilizados nas nove missas que serão celebradas: seis no Cristo Rei e três no Jardim da Saudade (veja cronograma no fim da matéria); o Departamento de Patrimônio, da Secretaria da Administração, também disponibilizará equipes de zeladoras nos dias 1º e 2 de novembro.

Do lado de fora, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana cuidará do fluxo de veículos e pedestres nos arredores dos cemitérios. No Cristo Rei, o fluxo da Avenida Maripá na pista leste-oeste será desviado pela Rua Formosa em direção à Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto. No Jardim da Saúde, uma das pistas do sentido leste-oeste (Pinheirinho-Santa Clara IV) ficará interditada.

O cronograma de missas no Cemitério Cristo Rei inicia-se na quarta-feira (1º), com celebração às 18h30 por conta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte, mais cinco horários: 7h (aos cuidados da Paróquia Sagrada Família), 8h30 (Paróquia São Francisco de Assis), 10h (Paróquia Cristo Rei), 16h (Seminário Santa Mônica) e 17h (Paróquia São Cristóvão).

Para o Cemitério Jardim da Saudade estão programadas três missas: 7h30 (Paróquia Santa Rita de Cássia), 9h (Paróquia São Pedro e São Paulo) e 17h (Paróquia Santa Rita de Cássia). Segundo a Diocese de Toledo, haverá celebrações, fora dos cemitérios, às 8h (Cripta da Catedral Cristo Rei, São Miguel, Novo Sobradinho, Vila Becker e Vila Nova), 8h30 (Dez de Maio, Boa Vista e São Luiz do Oeste), 9h (Linha Tapuí e Dois Irmãos), 9h30 (Pancera, Linha Floriano e Três Bocas), 9h45 (Vila Ipiranga) e 10h (Xaxim, Bom Princípio do Oeste, Ouro Preto e Novo Sarandi).

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp