Pular para o conteúdo principal

Parque Nacional do Iguaçu celebra Dia Nacional da Onça-Pintada

O 29 de Novembro é uma data especial para o Parque Nacional do Iguaçu, escolhido como Dia Nacional da Onça-Pintada e concretizado a partir da Portaria n.º 8 do Ministério do Meio Ambiente, de 16 de outubro de 2018. A onça-pintada é símbolo de preservação da biodiversidade do país e da unidade de conservação.

A data foi instituída para unir esforços em ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural dessa espécie. O registro do felino mostra a qualidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema, como no Parque Nacional do Iguaçu. A onça-pintada é uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade.

O felino é conhecido como espécie guarda-chuva, ou seja, sua presença indica que há equilíbrio para todos os outros animais também serem conservados. Nos últimos dez anos, Brasil e Argentina trabalharam juntos no monitoramento da população de onças-pintadas da região com censos bianuais. Os esforços conjuntos de todos contribuíram para o crescimento do número de indivíduos na região.

Com o último censo realizado, o resultado foi positivo. A pesquisa revelou estabilidade no total de indivíduos no corredor verde, região de monitoramento e presença dos felinos entre Argentina e Brasil. Os pesquisadores mapearam 582.123 hectares de mata, identificando 93 onças que transitam na área, 25 somente no lado brasileiro. 

Para a celebração deste ano do Dia Nacional da Onça-Pintada, foi promovido o Festival da Onça-Pintada, realizado no Parque Nacional do Iguaçu, com conversas sobre o tema e a participação de especialistas e da atriz Cristiana Oliveira, embaixadora do projeto. A edição também contou com oficinas temáticas da biodiversidade na unidade de conservação.

A comemoração teve também a iniciativa Onça Grafiteira, promovendo a pintura de painéis dedicados à onça-pintada. Ao todo serão dez locais nas cidades de entorno do Parque Nacional do Iguaçu com grafites inspirados nos felinos. A ação procura agregar cada vez mais a participação da comunidade dentro do causa. 

Atuação local

O Onças do Iguaçu, idealizador das iniciativas, é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria entre o Parque Nacional do Iguaçu, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros e o Instituto Pró-Carnívoros. Sua missão é promover a conservação da onça-pintada como uma espécie-chave para a manutenção da biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.

Apoio 

A concessionária Urbia Cataratas, responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, é apoiadora do projeto de preservação da onça-pintada. A companhia repassa recursos financeiros com a venda exclusiva de camisetas das onças e com a comercialização da cerveja local Jaguaretê, inspirada nos felinos da unidade de conservação.

Serviço

Dia Nacional da Onça-Pintada – 29 de novembro

Parque Nacional do Iguaçu

Mais informações

www.cataratasdoiguacu.com.br

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado Sperafico assina PEC que propõe responsabilização penal de menores por crimes hediondos

Deputado Dilceu Sperafico O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas-PR) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), que propõe a redução excepcional da maioridade penal em situações específicas de crimes hediondos e de crueldade extrema contra pessoas e animais.   A iniciativa altera o artigo 228 da Constituição Federal, que hoje estabelece a inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, para admitir exceção estritamente delimitada, sem extinguir a regra geral. Segundo Sperafico, a proposta “não extingue a inimputabilidade penal, não generaliza a redução da maioridade penal e não criminaliza a infância”.   O parlamentar destaca que a PEC remete a regulamentação a Lei Complementar, o que, segundo ele, preserva flexibilidade normativa, garante debate técnico aprofundado e impede interpretações ampliativas ou arbitrárias, assegurando o devido processo legal, a ampla defesa e as proteções próprias da pessoa em desenvol...

Ademir Kopeginski conduz primeira reunião da Gestão 2026 da ACIT

O presidente da ACIT, Ademir Kopeginski, reuniu nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, membros da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos para a primeira reunião da Gestão 2026. O encontro marcou o momento de apresentação dos integrantes que compõem a gestão recém-empossada, que assumiu oficialmente os trabalhos em 1º de janeiro de 2026. Além das apresentações, o grupo discutiu pautas estratégicas que deverão ser trabalhadas nos próximos meses, com foco no fortalecimento das empresas locais e no desenvolvimento da comunidade toledana. Durante a reunião, Ademir Kopeginski destacou a importância da renovação e da participação ativa dos membros. “Estamos trazendo pessoas novas, novas ideias. Somos representativos e atuantes, e isso fortalece ainda mais a nossa entidade”, afirmou. O presidente também ressaltou a responsabilidade da atual gestão em garantir continuidade ao trabalho já realizado. “Precisamos ter continuidade. Cabe a nós fazer as transições necessárias, dar nossas contribuiçõe...

Estabelecimentos noturnos de Toledo Recebem Treinamento para o Carnaval

A Secretaria Municipal da Mulher (SMM) organizou uma palestra voltada aos proprietários e funcionários de estabelecimentos noturnos que abrirão para festividades durante o carnaval. A ação foi liderada pelo Capitão Cajuí, do 19° Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Toledo, que abordou temas como: os tipos de violência contra mulher, como identificar e os procedimentos que devem ser tomados ao identificar  situações suspeitas. Compareceram à palestra 45 pessoas representando 10 estabelecimentos, e ao final do evento, foram entregues certificados de comprovação de participação, já que, segundo a Lei Nacional N° 14.786, pelo menos uma pessoa da equipe deve ser qualificada para atender ao protocolo “Não é Não”. Foram entregues também aos presentes, panfletos e banners para exposição contendo instruções para identificação de situações de risco e denúncias. Legislação  O treinamento também é alinhado com o tema da Lei N° 2.921 de 14 de maio de 2025, que estabelece obrigatoriedade de...