Pular para o conteúdo principal

Sequestro de Celso Dall´Óglio causou comoção e atraiu a mídia internacional a Toledo




No ano de 1982, um episódio de grande repercussão envolvendo o médico Celso Paulo Mariani Dall´Óglio, falecido nesta quinta-feira (07), atraiu as atenções da grande imprensa nacional e internacional para Toledo. Ele foi sequestrado e mantido em cativeiro por vários dias em uma mata às margens da estrada entre Toledo e São Pedro do Iguaçu.

Após dias de investigações das equipes policiais reforçadas por agentes especializados da capital do Estado, os sequestradores foram presos e Celso libertado. Houve grande comoção na cidade e comemoração após a sua libertação. Vigílias foram realizadas e era grande a concentração de gente em torno  da casa da família. 

O editor do Viver Toledo acompanhou toda a movimentação, à época trabalhando na Rádio União e no jornal Tribuna do Oeste.


O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do médico e ex-vereador, por conta de complicações da doença de Parkinson. Celso era filho de Ernesto e Vanda Dall´Óglio, ele primeiro prefeito de Toledo e deputado estadual e federal. Á época do sequestro, Ernesto Dall´Óglio exercia o mandato de deputado federal pelo PMDB.
 
O Decreto Nº 1.006/2023 enaltece as qualidades do cidadão que em vida honrou “os mais dignos sentimentos de pessoa dedicada às causas da comunidade toledana, seja no exercício do mandato de vereador, na legislatura 1989-1992, quando, inclusive, presidiu a Câmara Municipal de Toledo no biênio 1991-1992, seja como servidor público, na condição de secretário da Saúde, seja como profissional da medicina, funções que sempre desempenhou com grande profissionalismo, competência”.
 
O texto ainda destaca a “dedicação e o trabalho desenvolvido por Celso Paulo Mariani Dall’Óglio em prol das causas da coletividade tornam-no integrante da História de nosso Município e transformam-no em membro da grande família toledana”.
 
Diante de toda a contribuição do ex-vereador para o desenvolvimento de Toledo, o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt, em nome de toda a administração municipal e a população toledana, emite condolência aos familiares e amigos.

A Associação Médica emitiu nota oficial lamentando o passamento de Celso Dall´Óglio e destacando a sua contribuição para a saúde e a política de Toledo.
 
Viver Toledo
Por quem faz jornalismo há 45 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalo: vereadores de Toledo são afastados por suposto pedido de propina

Escândalo na política de Toledo. O Ministério Público do Paraná requereu e o Judiciário determinou o afastamento do cargo de dois vereadores do município de Toledo, investigados pelo crime de corrupção passiva. Os dois teriam solicitado vantagem indevida (propina) de empresa do ramo de energia renovável em troca de aprovação de projeto de lei.   A decisão, expedida no dia 2 de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, responde a pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que também denunciou os dois agentes políticos – Edmilson Dias Barbosa, o “Dudu” (MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira, o “Bozó” (PL) por corrupção passiva.   Segundo o material distribuído à imprensa pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Paraná, apurações demonstraram que, no dia 31 de outubro de 2024, os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidre...

Servidores de Toledo participam de resgate de onça parda

Servidores de Toledo com a onça Chamou a atenção na semana a ação envolvendo instituições públicas no resgate de uma onça parda. Na tarde de quinta-feira (31), o Corpo de Bombeiros de Toledo foi acionado para o resgate de uma onça parda numa propriedade rural de Formosa do Oeste. Imediatamente o CB acionou o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, que juntamente com o Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo, Zoológico de Cascavel e UFPR de Palotina acorreram chegar ao local. O animal estava na copa de uma árvore, ao lado de um aviário da propriedade. Após averiguar a situação, as equipes decidiram que a melhor opção era sedar o animal. Para isso foi utilizado um tranquilizante e, após a onça sedada, ela foi retirada da copa da árvore pela equipe do Serviço de Proteção Animal. Posteriormente foram feitos todos os exames para a soltura. A onça era uma fêmea jovem, em ótimo estado de saúde. Como o animal estava em ótima forma física, foi verificada a melhor áre...

Investimentos no Aeroporto de Toledo são debatidos na SAC

Nesta terça-feira (5), em Brasília, o prefeito de Toledo Mario Costenaro se reuniu com técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) a fim de alinhar alguns investimentos no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em especial à instalação do PAPI, um sistema que auxilia nas operações de pousos e decolagens na aviação. Além do prefeito Mario Costenaro, participaram da reunião os secretários Thiago D’Arisbo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Márcio Pimentel (Comunicação), além da equipe da SAC: Márcio Maffili Fernandes, Luíza de Amorim Motta Deusdará e Juliana da Silva Castro Nunes. A equipe do SAC esclareceu alguns pontos sobre o convênio que venceu em dezembro de 2024, durante a gestão passada. Agora o objetivo é buscar uma solução técnica que possa ser usada para o investimento ser feito. “Existe um termo vigente, mas com um semestre de atraso”, resumiu Maffili, que ressaltou ainda a necessidade de algumas correções no projeto apresentado junto ao Ministério de Portos ...