Pular para o conteúdo principal

Empresas têm até hoje para optar pelo Simples Nacional

 

Por Agência Brasil - Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para que micro e pequenas empresas façam a opção pelo Simples Nacional, o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições. De acordo com a Receita Federal, este ano são esperados cerca de 1,1 milhão de novos participantes.

Para participar é necessário que o empreendimento comprove a regularidade fiscal, como recolhimento de tributos trabalhistas e previdenciárias, conforme previsto em lei. Caso haja alguma irregularidade, o próprio sistema de adesão ao regime, no Portal do Simples Nacional, aponta a pendência.

Para isso, basta que o contribuinte escolha a opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. Nela é possível acessar o Relatório de Pendências, que reúne as observações e instruções para resolver as irregularidades, como formas de parcelamento e transações ofertadas pelas Receita Federal.

O prazo regulamentar vale para empresas que já estão em atividade e ainda não são optantes, e, após confirmação, tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2024. Os contribuintes que já estão no Simples Nacional desde 2023 não estão sujeitos a esse prazo.

MEI

Os microempreendedores individuais (MEI) que queiram aderir ao Simples Nacional também precisam solicitar adesão ao sistema de recolhimento em valores fixos mensais, o Simei. O prazo limite também termina hoje e as obrigações legais exigidas são as mesmas.

Regime especial

Para optar pelo Simples Nacional é necessário que a micro ou pequena empresa fature o limite de R$ 4,8 milhões ao ano. Para o MEI, o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil.

A opção pelo regime especial permite ao contribuinte recolher em uma mesma guia, por meio de alíquota única, tributos federais junto com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido por estados e o Distrito Federal, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), recolhido pelo município.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PP e União Brasil oficializam “Superfederação” e criam a maior força partidária do Congresso

Sperafico com deputados e lideranças - Divulgação O Progressistas (PP) e o União Brasil oficializaram nesta semana a criação da federação partidária União Progressista, que passa a ser a maior força política do país. O novo bloco reúne 109 deputados federais, 15 senadores, além de 1.350 prefeitos espalhados por todo o Brasil, consolidando também presença em seis governos estaduais.   O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) participou da convenção conjunta que sacramentou a união entre as duas legendas. Em seu discurso, destacou a importância histórica da medida.   “Estou no Progressistas desde sua fundação e vejo com bons olhos essa nova força política. No Paraná, temos 4 deputados federais e 7 estaduais. Isso mostra a nossa força e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirmou Sperafico, lembrando que a federação reforça o papel do partido no cenário nacional. Segundo o parlamentar, em seu sétimo mandato, o objetivo central da União Progressista se...

Sintomege avalia com trabalhadores desempenho na segunda safra de milho

O Sintomege – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Toledo e Região promoveu no último sábado, em sua sede, em Toledo, uma reunião de sua diretoria, encarregados nos diversos locais de trabalho e trabalhadores, com vistas a avaliar os resultados da última safra.   Na avaliação do presidente do Sintomege, Civaldo Martins de Lima, a finalização da segunda safra de milho trouxe excelentes resultados para os trabalhadores, que puderam agregar bons rendimentos. Atuando nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, onde a economia está fortemente vinculada ao agro, as cooperativas são as principais parceiras do Sintomege na demanda por mão de obra especializada. Entre elas estão: Primato, Coamo, C. Vale, Copacol, Lar, Coopertradição e Codepa.   “Os períodos de safra aumentam muito a contratação de mão de obra e só não colocamos mais pela falta de mão de obra”, afirma Civaldo. Segundo ele, a procura pelas empresas é grande devido ao conceito alcançado pelo ...

Feirinha Biopark movimenta a tarde de sábado (23) com atrações culturais e gastronômicas

Neste sábado (23), a partir das 15h30, a Queijaria Flor da Terra será palco de mais uma edição da Feirinha Biopakr, reunindo cultura, bem-estar e gastronomia em um único espaço. Com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, o evento promete uma tarde repleta de experiências para todas as idades. A programação inclui uma aula de yoga para iniciantes, ideal para quem deseja relaxar e cuidar da saúde. A imaginação também ganha destaque na roda de histórias com lendas do Paraná, trazendo um toque de tradição e encantamento ao encontro. As crianças terão um espaço especial com atividades no espaço kids totalmente gratuito, para se divertirem com segurança. Para animar o público, haverá show ao vivo durante a tarde, garantindo música e diversão. Além disso, diversos expositores estarão presentes com opções gastronômicas e artesanais, valorizando produtores locais e oferecendo ao público a chance de saborear e levar para casa produtos únicos. A Feirinha Biopark é uma oportunidade para re...