Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial das Doenças Raras: diagnóstico precoce pode ser feito por meio de exames em recém-nascidos

Data foi criada em 2008 com foco na conscientização da população sobre as milhares de patologias existentes

No Brasil, uma doença é classificada como rara quando afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil. A informação é da Rede Nacional de Doenças Raras, que também estima que existem 13 milhões de brasileiros convivendo com alguma das 7 mil patologias raras que existem no mundo.  
Diante das dificuldades de acesso a diagnósticos e outros obstáculos enfrentados pelas pessoas que vivem com essas doenças, a Organização Europeia de Doenças Raras criou em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras, que é celebrado em 29 de fevereiro (o dia mais raro do calendário). A data tem o objetivo de conscientizar a população, bem como buscar incentivos de pesquisa para o desenvolvimento e atualizações das políticas públicas relacionadas ao tema.
Diagnóstico precoce
De acordo com a pediatra e coordenadora da UTI Neonatal do Policlínica Hospital de Cascavel, Giselle Lustosa de Mello, muitas dessas doenças podem ser diagnosticadas por meio de exames e testes que devem ser realizados logo após o nascimento do bebê, o que possibilita o tratamento precoce e evita consequências graves. “O teste de triagem neonatal, criado pelo médico norte-americano Robert Guthrie, para diagnóstico precoce da fenilcetonúria, foi adotado no Brasil em 1976. O teste mais conhecido de triagem neonatal é o Teste do Pezinho, realizado a partir de coleta de sangue periférico do recém-nascido. A realização deste teste é obrigatória em todo o território nacional e deve ser feita no momento da alta hospitalar, preferencialmente após 48 horas e até o 5º dia de vida. O objetivo do exame é detectar, de maneira mais efetiva e precoce, doenças genéticas e metabólicas que podem desencadear a deficiência intelectual comprometendo a saúde da criança”, alerta.
A médica reforça ainda que há uma série de doenças que podem ser observadas no teste de triagem, e em cada estado brasileiro há um serviço de referência que realiza o exame. “No Paraná, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) é o serviço credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para realização do exame. As doenças pesquisadas são: Deficiência de Biotinidase; Fenilcetonúria; Hemoglobinopatias; Hiperplasia Adrenal Congênita; Hipotireoidismo Congênito e Fibrose Cística”, enumera.
Testes expandidos
Com o avanço das pesquisas e da tecnologia, o número de exames que podem diagnosticar doenças raras tem aumentando. Além do Teste do Pezinho, obrigatório e gratuito, os pais podem recorrer a outros testes laboratoriais para avaliar a saúde do bebê. “Atualmente, alguns laboratórios disponibilizam uma gama de testes de triagem neonatal com identificação de até 50 a 100 doenças. São os testes expandidos, master ou ampliados. Existem várias opções, e por meio delas podem ser triadas algumas imunodeficiências, algumas doenças degenerativas, como a atrofia muscular espinhal, doenças do metabolismo e doenças infecciosas. A coleta destes testes deve ser feita entre o 3º e o 5º dia de vida preferencialmente, podendo ser realizada até os 30 dias de vida”, explica.
A especialista ressalta que a realização dos testes na rede privada não exclui a importância de fazer a coleta oferecida de forma gratuita pelas maternidades. “Coletar o teste obrigatório garante um cadastro de todos os recém-nascidos para acompanhamento posterior, se identificada alguma alteração. Então é importante que os pais tenham essa orientação caso optem por coletar também o exame oferecido pela rede privada para uma complementação diagnóstica. Quando os pais, optam por não coletar o teste do pezinho básico, precisam estar cientes e orientados e assinar um termo de recusa, oferecido pela instituição”, adverte.
Teste da bochechinha
Outra opção de exame ofertado pela rede privada e que pode auxiliar no diagnóstico de mais de 300 doenças é o teste da bochechinha. “É um teste de triagem neonatal genética que é realizado preferencialmente no primeiro mês de vida, podendo ser feito até 1 ano de idade. Realizado através da coleta de material da mucosa oral com auxílio de um cotonete estéril, ele identifica até 340 doenças genéticas que poderão se manifestar na vida da criança, incluindo doenças neurológicas, renais, endócrinas, hematológicas, distúrbios do metabolismo, neoplasias entre outras. O fator limitante para a realização desse exame de maneira rotineira é o alto custo”, afirma.
A especialista reforça ainda que para os papais de primeira viagem a consulta pré-natal com o pediatra é um bom momento para obter informações sobre os testes de triagem neonatal e escolher as melhores opções para o bebê que irá chegar.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp