Pular para o conteúdo principal

35° Encontro dos Pioneiros valoriza protagonistas da História de Toledo

 

O protagonismo dos pioneiros no desenvolvimento de Toledo foi colocado em evidência no 35º Encontro dos Pioneiros. A confraternização, realizada na quarta-feira no Green Hall Eventos, contou com a presença de aproximadamente 600 pessoas que chegaram ao município até 1954.

Realizado pela Secretaria da Cultura, o evento faz alusão ao Dia do Pioneiro, celebrado em 27 de março, data em que, no ano de 1946, chegaram, após 38 dias de viagem em estradas de chão, os primeiros moradores do município. Na ocasião, um grupo de 14 trabalhadores vindos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, iniciaram as ações de colonização e povoamento lideradas pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná (Maripá) na Fazenda Britânia, conhecida, há 78 anos, como “A Terra da Promissão”, área hoje ocupada por Toledo e municípios vizinhos.

O ponto central da festa foi o almoço, mas, antes de a refeição ser servida, as autoridades que compuseram a frente de honra homenagearam os presentes em suas falas. Entre elas, o prefeito Beto Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a secretária da Cultura, Rosselane Giordani; e Delvo Baldin, que falou em nome dos pioneiros.

Em sua fala aos pioneiros, o prefeito reforçou o seu compromisso de valorizar o passado ao mesmo tempo em que investe no futuro do município. “Queremos deixar para vocês e seus descendentes legados tão relevantes como aqueles que foram produzidos por vocês. A energia daqueles que chegaram há 78 anos nos acompanha e, sempre que possível, queremos fazer este resgate para homenagear estas pessoas que fizeram Toledo ser o que ela é hoje”, destaca Beto.

A amplitude das políticas públicas executadas pelo governo municipal também foi mencionada pelo vice-prefeito. “Nunca poderemos nos esquecer de agradecer aos pioneiros, que dedicaram sua vida por Toledo. Graças ao trabalho deles e daqueles que os sucederam somos referências em desenvolvimento para o Paraná e para o Brasil. Tenham certeza que o Beto e eu trabalhamos de forma incansável, sem apontar dedos para adversários, focados exclusivamente naquilo que promove bem-estar  para a nossa gente”, comenta Ademar.

O presidente da Câmara saudou os presentes e destacou a importância deles para a História de Toledo. “Nosso desenvolvimento passa pela coragem dos nossos pioneiros, pessoas que são diretamente responsáveis pela nossa pujança. Se temos aqui um dos melhores lugares para viver em nosso país, isso certamente passa por políticas públicas diversas, como as voltadas para a terceira idade, das quais muitas pessoas aqui se beneficiam”, pontua Dudu.

Em seu último evento à frente da Secretaria da Cultura, Rosselane emocionou-se várias vezes em seu discurso. “Encerrar minha trajetória à frente desta pasta no Encontro dos Pioneiros é bastante significativo. Minha família chegou aqui em 1946 e tenho muito orgulho disso, de ter minhas raízes em Toledo. Estar à frente deste evento é uma forma de honrar meus avós e todos que chegaram aqui na mesma época. Desde então, nosso município se desenvolveu muito e tem condições para crescer muito mais”, analisa.

A fala de Delvo ficou por último, pois coube a ele conduzir a bênção sobre a refeição que foi servida após os pronunciamentos. “Participei de 33 dos 35 encontros e, com o passar do tempo, muitos rostos deixei de ver nestes eventos. Neste momento, eu quero honrar a memória deles e pedir que Deus continue abençoando nossos pioneiros e nosso município”, salienta o pioneiro. 

Após o almoço, houve a apresentação do cantor Renato Lima. Acompanhado do sanfoneiro Igor, cantou vários sucessos da música sertaneja e gauchesca.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre aos 36 anos em Toledo o médico André Avelino Campagnolo

André Campagnolo - Reprodução/rede social Faleceu na madrugada deste sábado o médico André Avelino Campagnolo, 36, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele se encontrava em seu apartamento no Jardim La Salle na tarde de quinta-feira (02), quando foi encontrado inconsciente pelo pai, o médico Sérgio Campagnolo, após não responder às ligações.   André teve uma crise convulsiva, seguida de broncoaspiração e parada cardíaca. Após os primeiros atendimentos realizados pelo pai, ele foi levado para o Hospital Dr. Campagnolo onde vinha recebendo os cuidados, mas infelizmente seu estado de saúde evoluiu para um quadro irreversível.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná, com vários médicos. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome. Também são médicos...

Médico membro de tradicional família está em estado grave após parada cardíaca

Médico André Campagnolo - Reprodução/Instagram O médico André Avelino Campagnolo está internado em Unidade de Terapia Intensiva depois de ter sofrido uma parada cardíaca na tarde de quinta-feira (02), em casa. De acordo com o radialista Edio Rosseto, da Rádio Guaçu, que recebeu as informações do pai de André, o também médico Sérgio Campagnolo, seu estado de saúde é grave.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo. O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.   São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo.  Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo.  Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e um...