Pular para o conteúdo principal

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

 

A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente.

Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon.

A empresa ajudou na construção e assim nasceu o Duque Hotel, instalado no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Bonfim, o primeiro de uma rede que chegou a ter cinco unidades. Os empreendimentos, referências regionais no ramo de hotelaria, teriam fim em 1978, com o falecimento de Olivo Beal.

A partida do esposo não deixou a família sem uma liderança forte, pois Emília continuou sendo uma mulher determinada, que prezou pela educação dos filhos e inspirou as pessoas que a conheceram. Além disso, sempre manifestava seu amor pela cidade e sua gente que tão bem a acolheu.

O corpo de Emília está sendo velado no Salão Paroquial da Catedral Cristo Rei. O sepultamento está marcado para às 16h15, no Cemitério Cristo Rei.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Consultora do Grupo Bedinsat visita clientes da parceira Hot Sat no Piauí e Maranhão

Visita a cliente das duas empresas A consultora Dara Santos, do Grupo Bedinsat, sediado em Toledo-PR, está em viagem de trabalho à região Nordeste do Brasil. Nos estados do Piauí e Maranhão, ela tem cumprido uma agenda de visitas a clientes assistidos naquela região pelo Grupo Hot Sat, importante player do mercado de comunicação naquela região.   Dara Santos tem contado com o apoio total da equipe da Hot Sat. A empresa é comandada pelo empresário Raimundo Nonato de Albuquerque Júnior, que desde a infância compartilhou o fascínio do pai e fundador do grupo, Raimundo Nonato de Albuquerque, pelas telecomunicações. Ambos são mais que parceiros de negócios do Grupo Bedinsat, como também desenvolveram uma amizade de longa data com seu diretor Marcio Bedin.   O gerente Comercial Marcelo Lira e sua equipe acompanham Dara em visita a clientes, onde a representante do Grupo Bedinsat ouve as impressões de lojistas e instaladores e também leva mais detalhes sobre a atuação da empresa e seus produt