Pular para o conteúdo principal

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

 

Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado. 

Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha. 

Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verdadeiro estrago e causaram 50 mortes. Diante da situação, movimentos solidários começam a surgir na comunidade toledana. Diante do fato, a articulação entre Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e entidades da sociedade organizada vai auxiliar na mobilização para ajudar os municípios impactados.

Por meio de contatos com toledanos que têm parentes e amigos no Rio Grande do Sul, o prefeito Beto Lunitti fez, entre quinta e sexta-feira, contatos telefônicos com prefeitos de vários municípios. “Temos os nossos próprios problemas, mas precisamos ajudar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Nossos vínculos com o povo gaúcho são históricos e ainda muito presentes e sólidos. É hora de sermos solidários”, disse Lunitti. 

Prejuízos são incalculáveis, pois afetam, além da vida e das posses materiais das pessoas, também a produção agrícola, com o vasto alagamento de áreas plantadas, fazendo prever que os efeitos negativos sobre a vida das pessoas e da economia gaúcha se façam sentir por bastante tempo. A mobilização é permanente e busca diminuir a perda das famílias atingidas, bem como apoiar o seu processo de recuperação.

Como ajudar?

O município está disponibilizando locais para serem destinados produtos de limpeza e higiene pessoal; itens de cama, mesa e banho, como cobertores, lençóis e toalhas; e água mineral. Tais itens podem ser encaminhados para:

  • Certis Coopagro e Pioneiro
  • Centros da Juventude do Jardim Europa e Coopagro
  • Unidade Social São Francisco
  • Paço Municipal Alcides Donin
  • Guarda Municipal 
  • Biblioteca Pública Centro 
  • Casa da Cultura 
  • Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer
  • Centro de Eventos Ismael Sperafico (para grandes volumes)

A Prefeitura de Toledo também disponibilizou o telefone 156 para esclarecer as dúvidas de quem quer contribuir com a campanha.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cresol inaugura no Panorama sua quarta estrutura em Toledo

Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Cresol Integração inaugurou sexta-feira (11), a sua quarta estrutura em Toledo e terceira de atendimento ao público. A Sala de Negócios junto ao Allmayer Supermercado, no Jardim Panorama, se soma às duas agências e ao Centro Administrativo instalados na cidade. Além de Toledo, a Cresol Integração atua em outros 18 municípios das regiões Oeste e Centro-Oeste do Paraná e prepara a expansão para os estados do Mato Grosso e Goiás. “Estamos muito felizes de entregar mais um local de atendimento que se soma às nossas agências na cidade, pensando sempre em atender melhor os nossos cooperados”, disse o presidente da cooperativa de crédito, Julcemar Mierzwinski. Segundo ele, “com os pés no chão e dando os passos certos, a Cresol Integração segue o seu planejamento de expansão com várias unidades previstas em cidades do Paraná, Mato Grosso e Goiás”.   Lideranças, associados e convidados prestigiaram a inauguração, entre eles o presidente da Associação Comerc

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR