Pular para o conteúdo principal

Biopark Educação: cadeia produtiva e Governo do estado debatem o projeto de pesquisa do NAPI

Dirigentes do Biopark e secretários de Estado durante o evento - Wanderley Graeff/Viver Toledo
“É fundamental que este arranjo atinja os seus objetivos, o que será bom não só para o estado, mas para o país. O Brasil é o 13º produtor e contribui com pouco mais de 3% da produção de ciência do mundo, o que é uma posição honrosa. No entanto, o Brasil é o 54º em inovação no mundo, o que evidencia um descompasso muito grande. O fato é que a nossa ciência não está virando produto, não está chegando à população e não está ajudando a transformar e desenvolver o país. Acaba sendo uma ciência muito de prateleira e não de produto.” A afirmação é do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado, Aldo Bona, ao participar nesta sexta-feira (30) no Biopark, em Toledo, de encontro do Conselho Curador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) com foco em Alimentos Saudáveis.
 
Durante o encontro foi assinado o processo de inexigibilidade de chamamento público do NAPI e apresentado o plano de trabalho do primeiro foco de pesquisa. O NAPI visa atender as principais demandas das indústrias, cooperativas e empresas que atuam no segmento de alimentos da região.
Secretário Aldo Bona: Brasil pratica "ciência de prateleira"

Para o presidente da Frimesa Cooperativa Central, Elias Zydek, “o Biopark tem sido um aglutinador, investindo para concentrar esforços, recursos e inteligência em benefício de toda a região e porque não dizer o estado e do país.” Para ele, os desafios que o mundo apresenta são muito grandes e a cadeia produtiva de grãos e proteína animal precisa de tecnologias: “A ciência é decisiva para que sejamos mais competitivos na oferta de alimentos para o mundo”, frisou.
 
“Nós estamos fazendo alguma coisa que é disruptiva no Brasil, que é um grupo de empresas pagando para fazer pesquisa, contando com a presença do Governo do Estado. Isso baixa brutalmente o custo, pois ele é rateado entre essas grandes empresas, mais o governo”, afirmou o fundador do Biopark, Dr. Luiz Donaduzzi.
 
Para o empreendedor, o NAPI atua sobre problemas importantes da cadeia produtiva e para baixas custo para as empresas. “A gente sente que pode resolver grandes problemas do agro brasileiro, até porque essas empresas estão presentes com seus produtos em vários estados”, afirmou.
 
O secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, parabenizou os envolvidos no processo, salientando que “são investimentos que por certo trarão soluções inovadores para a cadeia produtiva de alimentos. Além disso, daqui podem sair várias startups e este núcleo ser transformado em referência para o Brasil”.
 
Sobre o NAPI
O NAPI Alimentos Saudáveis conta com parcerias do setor produtivos, como BRF, Coopavel, Copacol, Copagril, C.Vale, Frimesa, Lar, Prati Donaduzzi, Primato, entre outras. O trabalho tem o apoio de instituições como o Biopark Educação, a Fundação Araucária, a Embrapa, o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Paraná.

Elias Zydek (Frimesa), Luiz Donaduzzi, Wanderley Graeff e Victor Donaduzzi
Presenças

O evento contou as presenças de dirigentes de cooperativas e empresas, entre eles a fundadora do Biopark, Carmen Donaduzzi, o presidente do Biopark, Victor Donaduzzi, o vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Rocha, a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, Carolina Balera Trombini; o presidente da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, e o gerente Comercial, de Suprimentos, Logística e Inteligência de Mercado da Primato Cooperativa Agroindustrial, Daniel Girardello.
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota máxima no Enamed coloca UFPR Toledo entre as referências em formação médica no Brasil

Curso de Medicina da UFPR Toledo é ofertado no campus localizado no território do Biopark Campus da UFPR no Biopark - Foto: Marketing/Biopark O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo conquistou nota 5 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), a pontuação máxima da avaliação nacional. O resultado reconhece a qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura, do corpo docente e do desempenho dos estudantes, consolidando o campus como referência na formação médica no Oeste do Paraná e no estado.   Para a vice-diretora da UFPR Toledo, Profª. Dra. Ana Carla Zarpelon, a conquista tem um significado especial para o campus, que completa 10 anos de atuação. “A nota máxima no Enamed representa o reconhecimento nacional da qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura oferecida, do trabalho qualificado do corpo docente e técnico e, especialmente, do comprometimento dos nossos estudantes. Para o campus, reafirma a identidade construída ...

Em visita a Toledo, Governador do Paraná ressalta importância da Prati-Donaduzzi no Eixão do Desenvolvimento Obra

A Prati-Donaduzzi anunciou uma parceria com o Estado do Paraná para o lançamento da obra de infraestrutura popularmente conhecida como “Eixão do Desenvolvimento”. O anúncio contou com a participação do CEO da empresa, Eder Maffissoni, e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa (Ratinho Junior), e aconteceu durante a inauguração da duplicação da Avenida Egídio Munaretto, a PR-317, na quinta-feira, 22. Além deles, estiveram presentes os fundadores da Prati-Donaduzzi, Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi.  A obra vai ligar a Avenida Barão do Rio Branco ao Biopark, aumentando a capacidade produtiva da empresa, que planeja investir R$ 3 bilhões nos próximos anos, além de colaborar para o desenvolvimento econômico local. A via de mais de oito quilômetros integrará áreas urbanas, industriais e educacionais, impulsionando o crescimento na região. Segundo Eder Maffissoni, a melhoria na infraestrutura ajudará na criação de novos postos de trabalho dentro da companhia.  “Tod...

Smed e Sicredi oficializam parceria para projeto "União faz a vida" em Toledo

  Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria. Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala. Para Janice Salva...