Pular para o conteúdo principal

Resultado de vários governos, Ponte da Integração é um novo marco na fronteira

 

A Ponte da Integração, nova ligação rodoviária entre Brasil e Paraguai, será um novo marco nas relações com o país vizinho, com impactos positivos no comércio internacional, integração logística, desenvolvimento regional, segurança e fiscalização. “Assim como Itaipu, a ponte é um símbolo da cooperação e do fortalecimento dos laços bilaterais, e resultado da ação contínua de diversos governos”, afirma o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

É também resultado do compromisso da Itaipu com o desenvolvimento sustentável de sua área de influência. A ponte foi integralmente financiada pela margem brasileira da usina, que previu os recursos necessários para sua construção ainda em 2018, para iniciar a sua execução no orçamento do ano seguinte. Hoje, a obra se aproxima dos estágios finais e a previsão é que, dentro de aproximadamente um ano, a perimetral que liga a BR-277 à ponte estará concluída, permitindo mais uma ligação logística entre os dois países. 

Verri destaca que o convênio entre Itaipu, DNIT e DER alusivo à ponte foi 100% executado. Os recursos providos por Itaipu (um total de R$ 373 milhões) foram integralmente transferidos, com o último pagamento e a prestação de contas realizados em fevereiro deste ano. As obras civis foram concluídas em outubro de 2023 e a iluminação cênica foi finalizada em fevereiro de 2024.

“A Ponte da Integração não apenas facilita o transporte e o comércio entre Brasil e Paraguai, mas também promove a integração regional, fortalecendo os vínculos culturais e econômicos. Essa obra é um testemunho do compromisso dos dois países com o desenvolvimento sustentável e a cooperação mútua, abrindo novas oportunidades para o crescimento e a prosperidade de ambas as nações”, explica Verri, que recentemente esteve na obra com o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, para verificar o andamento dos serviços. 
Histórico
Desde o início das tratativas para a construção da ponte, já se vão mais de 30 anos. Elas começaram em 1992, sob a presidência de Fernando Collor, quando os governos brasileiro e paraguaio firmaram uma Ata de Entendimento prevendo iniciar os estudos para a obra. O acordo foi encaminhado para apreciação do Congresso Nacional no ano seguinte, pelo então presidente Itamar Franco. 

A aprovação ocorreria em outubro de 1994, já no governo de Fernando Henrique Cardoso. Porém, a comissão mista, com técnicos de ambos os países, só viria a ser formada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 8 de dezembro de 2005, em Montevidéu, Brasil e Paraguai aprovaram um novo acordo para a construção da ponte, estabelecendo que esta ligaria os municípios de Foz do Iguaçu e Presidente Franco. O documento definiu, ainda, que os estudos técnicos e ambientais, projeto básico, executivo e de engenharia ficariam a cargo do Brasil. 

Em dezembro de 2012, já no governo Dilma, o DNIT publicou o primeiro edital para a construção da nova ponte. Porém, por conta de divergências em relação aos valores do empreendimento, a licitação não prosperou. Um novo edital foi publicado em janeiro de 2014, com vitória do consórcio Construbase-Cidade-Paulitec. Porém, a licença ambiental só foi concedida pelo Ibama em fevereiro de 2017, já no governo Temer. 
Em 2018, o governo de Michel Temer encaminhou para a Advocacia-Geral da União (AGU) um pedido para avaliar uma solução para a construção da ponte envolvendo a Itaipu Binacional. A usina pagaria não apenas uma, mas duas novas pontes sobre o Rio Paraná: a da Integração, financiada pela margem brasileira, e outra ligando Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai. 

Pelo acordo, Itaipu também ficou responsável pelo financiamento de uma perimetral, com 15 quilômetros de extensão, conectando a nova ponte e uma nova aduana brasileira no acesso à Argentina, à rodovia BR-277.

O Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável à solução envolvendo Itaipu em 17 de dezembro de 2018. No dia seguinte, durante a Reunião de Cúpula do Mercosul em Montevidéu, os presidentes Michel Temer e Mario Abdo Benítez acertaram os detalhes do empreendimento. Em 21 de dezembro, ambos anunciaram oficialmente a construção da ponte, em uma cerimônia na usina de Itaipu. 

A execução da obra da ponte ocorreu no governo Bolsonaro. E a perimetral e a aduana seguem agora para finalização no terceiro mandato do presidente Lula. “Por suas características e tempo de execução, obras como a Ponte da Integração, ou a própria Itaipu, são projetos de Estado, que transcendem governos, e que deixam um legado que, certamente, beneficiará muitas gerações de brasileiros e paraguaios”, conclui Verri.

Essa ação da Itaipu está relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de número 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Saiba mais sobre os ODS em www.itaipu.gov.br/responsabilidade-social/agenda-2030.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff  - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo mostra barco à deriva e atendimento a ferido em acidente em Santa Helena

Atendimento a ferido em Santa Helena - Correio do lago Um acidente de graves proporções entre duas embarcações de pesca aconteceu no domingo (27), em Santa Helena, resultando em um homem gravemente ferido e outro desaparecido. Equipes de resgate iniciaram as buscas pelo jovem Matheus Berta, de 21 anos, nesta segunda-feira (28). As buscas foram reiniciadas às 7h, com o reforço de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que se deslocam até Santa Helena para auxiliar nos trabalhos de localização.    O desaparecimento mobilizou a comunidade local de pescadores e as autoridades, que seguem empenhadas nas operações para encontrar o jovem. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas ao longo do dia.   O acidente aconteceu durante a largada do 12º Festival de Pesca ao Tucunaré, que acabou cancelado diante da gravidade dos fatos. Pescadores esportivos registram imagens do resgate de vítimas e de uma lancha à deriva após acidente. De acordo com o port...

Batida frontal: motorista tem ferimentos graves em choque de veículo contra caminhão

Choque frontal registrado pela PRE  Uma batida frontal entre um caminhão e um veículo Corsa resultou numa vítima ferida gravemente no final da noite de sexta-feira (25), na PR-467, entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.   De acordo com os dados colhidos pela Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão Iveco, de cor branca, emplacado em Nova Santa Rosa, seguia no sentido a Pato Bragado, quando invadiu a pista da esquerda e colidiu frontalmente com o Corsa Classic, com placas de Marechal Cândido Rondon, cujo motorista, de   41 anos de idade teve ferimentos graves e   foi encaminhado à UPA de Marechal.   Chovia no momento do acidente, que ocorreu às 23h50, com destruição total do Corsa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Toledo homenageia Francisco com “Árvore do Papa” no Parque Diva

Ato marcou plantio da árvore no Parque Diva - PMT Num gesto de gratidão e de memória, a Cáritas Diocesana e a Prefeitura de Toledo realizaram o plantio da “Árvore do Papa”, que presta homenagem a Francisco, falecido no último dia 21 de abril. Trata-se de um Ipê-branco que passa a crescer e se desenvolver ao lado do letreiro “Eu amo Toledo”, no coração do Parque Ecológico Diva Paim Barth.   O ato também contou com a presença do prefeito Mario Costenaro, do deputado federal Dilceu Sperafico, das secretárias, do Desenvolvimento Humano, Sheila Delava, e da Mulher, Eliane Bombardelli, e do secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso.   A “Árvore do Papa” foi plantada sábado (26), data em que ocorreu o sepultamento do Santo Padre Francisco, em Roma. Antes do plantio, uma cerimônia teve acompanhamento dos católicos. Eles fizeram uma breve reflexão do Evangelho, se uniram em preces e cantaram “A Oração de São Francisco de Assis”. Em seguida, uma pequena procissão conduziu a muda d...