Pular para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa: região Oeste terá um deputado a menos em 2025

A região Oeste ficará com uma cadeira a menos - Imagem: reprodução


A composição da Assembleia Legislativa do Paraná deverá ser alterada após a realização do segundo turno das eleições 2024, assim como já havia ocorrido no primeiro turno, quando os deputados Marcel Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (Cidadania) conquistaram mandatos às prefeituras de Assis Chateaubriand e Campo Mourão, respectivamente. 

Quando Micheletto assumir o mandato, em 1º de janeiro de 2025, a região do Extremo Oeste, do pólo microrregional de Toledo, deixará de contar com representação na Assembleia Legislativa, uma vez que o parlamentar foi o único eleito em 2022. Ele deverá cumprir o terceiro mandato à frente do Executivo chateaubriandense e terá como vice a sua esposa, Franciane Micheletto. Sua vaga deverá ser ocupada pelo vereador de Londrina, Jairo Tamura (União Brasil).

Já a região Oeste perderá uma das seis cadeiras que detém atualmente - os demais deputados são Oziel Batatinha (MDB), Gugu Bueno (PSD), Marcio Pacheco (PP), professor Lemos (PT), todos de Cascavel, e Matheus Vermelho (PP), de Foz do Iguaçu.. 
Franciane e Marcel Micheletto - Reprodução/redes sociais 
A realização do segundo turno, domingo (27) e a eleição do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) em Londrina, volta a projetar alterações na composição da Assembleia Legislativa. O segundo suplente, o ex-deputado Wilmar Reichembach (PSD), de Francisco Beltrão, deverá assumir o mandato a partir de 2025. Isso porque o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD-Arapongas), já ocupa vaga no parlamento na cadeira de Márcio Nunes (PSD-Campo Mourão), que atualmente é secretário de Estado do Turismo. Com a ida de Amaral para a prefeitura de Londrina, Bazana assume definitivamente o mandato na Casa, deixando a primeira suplência para Reichembach.
 
O deputado Douglas Fabrício (Cidadania), que conquistou a prefeitura de Campo Mourão, deverá ter a sua cadeira ocupada pelo suplente Dr. Leônidas (Cidadania), que atualmente é vereador em Paranavaí. As mudanças seguem o resultado das eleições publicadas em 2022 pela Justiça Eleitoral. A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) disputou o segundo turno em Ponta Grossa, mas não conseguiu a eleição.
 
As alterações na Assembleia devem ocorrer somente no início de janeiro de 2025, depois do dia 1º, quando os novos prefeitos tomam posse como Chefes dos Executivos em seus municípios. Antes, ocorrerá a diplomação dos eleitos pela Justiça Eleitoral, cerimônia que deve ser realizada até o dia 19 de dezembro. A diplomação é o ato formal que encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no seu respectivo cargo. Com a posse, o Poder Legislativo faz a convocação dos suplentes.
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prati-Donaduzzi lança canabidiol mais acessível do mercado e chega às farmácias custando menos de R$90

A versão em gotas pode ser utilizada por crianças a partir de dois anos a idosos, sempre com a recomendação de um médico Primeira a receber autorização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e comercialização do produto no Brasil, e pioneira em desenvolver um estudo clínico para Epilepsia, que está em análise pela Anvisa, a Prati-Donaduzzi reforça seu compromisso de cuidado com a saúde da população brasileira através do lançamento do canabidiol gotas com concentração de 20 mg no frasco de 10 ml, considerado a porta de entrada para início do tratamento. Por sua baixa concentração, pode ser utilizado em crianças acima de dois anos, jovens, adultos e idosos, sempre com orientação e receituário médico.  “Diferente de outros produtos à base de canabidiol vendidos no Brasil, o nosso é o único fabricado totalmente aqui, com a importação apenas do canabidiol isolado da Europa. Isso nos permite ter controle total da qualidade do produto e cumprir todas as exigências da ANVISA

Jin Petrycoski é anunciado como futuro secretário municipal de turismo de Foz do Iguaçu

Com experiência no setor, vice-presidente do Visit Iguassu assume, a partir de janeiro de 2025, o desafio de fortalecer o turismo local e atrair novas oportunidades para a cidade Jin Petrycoski foi o primeiro nome confirmado pelo futuro prefeito - Divulgação Na manhã de sexta-feira (25), o empresário Jin Petrycoski, foi indicado para assumir a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu a partir de 1º de janeiro de 2025. A escolha foi confirmada pelo prefeito eleito, General Silva e Luna, fazendo dele o primeiro nome da equipe de secretariado a ser anunciado.   A trajetória de Jin no setor turístico e empresarial é marcada por experiência e liderança. Atualmente diretor do Wonder Park Foz, Petrycoski também já atuou como diretor na Câmara de Comércio Paraná-Rússia. Além de ocupar a vice-presidência do Visit Iguassu, instituto dedicado à promoção do Destino Iguaçu, ele tem atuado ativamente na representação do turismo local. Essa experiência o torna um nome forte para conduzir a pa