Pular para o conteúdo principal

Uma em cada cinco crianças brasileiras toma medicamentos sem receita médica

A farmacêutica da Prati-Donaduzzi oferece dicas sobre os perigos da automedicação e orienta como guardar medicamentos em casa. 

É comum encontrarmos uma farmacinha repleta de medicamentos em muitos lares. No dia a dia, esse arsenal se transforma em um aliado dos pais, que frequentemente recorrem a ele para tratar doenças como febre, gripe, dor de garganta e distúrbios gastrointestinais nos filhos. No entanto, essa conveniência esconde uma série de riscos que podem comprometer a saúde das crianças.
Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revela que uma em cada cinco crianças brasileiras, com idades entre zero e 12 anos recebe medicamentos de pais ou responsáveis sem prescrição médica para tratar problemas agudos. Os medicamentos mais comuns nesse cenário são analgésicos, antitérmicos e até mesmo antibióticos.
Embora a intenção de aliviar os sintomas seja comum, a automedicação pode levar a complicações graves. A farmacêutica Glaucia Mara Rorato Maccari da Prati-Donaduzzi, destaca que cada medicamento possui características e instruções específicas que devem ser seguidas rigorosamente. "Os pais devem ler atentamente o rótulo e a bula do medicamento para verificar se ele tem indicação pediátrica, a fim de evitar qualquer erro na administração. Além disso, é essencial informar ao médico sobre o uso de qualquer medicamento adquirido sem prescrição, incluindo vitaminas, analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios", explica.
Um dos principais riscos é a toxicidade dos medicamentos. As crianças são especialmente vulneráveis a reações adversas, uma vez que seus organismos estão em desenvolvimento; doses consideradas seguras para adultos podem ser perigosas para elas. A resistência a antibióticos também é uma preocupação crescente, exacerbada pelo uso inadequado desses medicamentos sem supervisão médica.
"A automedicação pode levar ao agravamento do quadro clínico inicialmente apresentado, dificultar a identificação de doenças devido ao mascaramento dos sintomas e resultar em necessidade de intervenções médicas. Além disso, pode causar alterações metabólicas e imunológicas, aumentando o risco de reações adversas e graves intoxicações", alerta Glaucia.
Outro aspecto que merece atenção é o armazenamento de medicamentos em casa. “É fundamental mantê-los fora do alcance das crianças. Escolha um local seguro para evitar riscos de uso acidental, doses excessivas e possíveis intoxicações. Armazene-os de acordo com as orientações do fabricante, além de manter em suas embalagens originais, juntamente com a bula", conclui a farmacêutica.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff  - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Morre ex-vice-prefeita de Toledo Rosa Campos

Faleceu no início da madrugada de hoje a ex-vice-prefeita de Toledo Rosali Maziero Campos, aos 72 anos. Sua morte ocorreu à 00h39 desta sexta-feira (01), de complicações decorrentes de uma rescidiva do linfoma que acometia ela deste agosto. Ela estava com pneumonia, durante o tratamento de quimioterapia.   Rosa Campos foi vice-prefeita entre 1989 a 1992, eleita na chapa do prefeito Luiz Alberto de Araújo. Ela está na história de Toledo como uma das duas mulheres a exercer o cargo, no qual sucedeu Dalva Weinert Nogueira.   Durante a gestão para a qual foi eleita, Rosa Campos exerceu o cargo de secretária de Esportes e Cultura. Mais tarde, elegeu-se vereadora. Ela era casada com o ex-deputado estadual Sabino Brasil Nunes de Campos e deixa três filhos e seis netos, além de um grande número de amigos.   Em rede social, a filha Sabrina, escreceu: “ Bom dia amigos queridos do Sabino e da Rosa. Aqui é   Sabrina. Escrevo com muita tristeza e dor no coração para informar a todos que nossa queri

Família de Kaian Kaefer lança campanha de doação de chuteiras

A família de Kaian Kaefer, falecido em janeiro de 2023 prestes a completar 32 anos, lançou uma campanha para atender crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Iniciação Esportiva/Estação Cidadania Jomah Hussein Ali Mohd Rabah. A campanha “Ajuda o Kaian a marcar este gol” foi lançada por seus familiares na última sexta-feira (06), data de seu aniversário, e visa beneficiar crianças e adolescentes com chuteiras e tênis para a prática esportiva. Kaian, filho de Silvana Corazza Kaefer e Hardi Kaefer, sempre foi apaixonado pelo futebol, atuava como lateral esquerdo e defendeu Sofran Vapor, TCW e Yara/Atlético-Pr no futebol de campo, além de equipes de futsal do La Salle e Incomar, entre outras. O jovem faleceu durante a prática do futebol com colegas, em Cascavel, após sofrer um mal súbito. À época do acontecimento, Kaian participava junto com seu pai da equipe SCOL de futebol suíço. Querido e adorado por todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo, Kaian foi um ser humano dotado