Pular para o conteúdo principal

Exageros e automedicação no fim de ano podem comprometer a saúde do fígado

 

O fim de ano traz uma rotina agitada, com presentes para comprar, confraternizações e mudanças nos hábitos alimentares. Em meio a isso, exageros na alimentação, no consumo de álcool e na automedicação podem trazer sérias consequências para o organismo, especialmente para o fígado.

A farmacêutica da Prati-Donaduzzi, Ianca Mendes, destaca que os alimentos consumidos e os horários das refeições influenciam diretamente na eficácia e segurança de um tratamento. “De forma geral, a interferência ocorre na absorção do medicamento ou na potencialização de seu efeito. A presença de alimentos no estômago pode atrasar o efeito de determinados medicamentos. Por isso, o ideal, na maioria dos casos, é ingerir o medicamento uma ou duas horas após a refeição. Mas isso não se aplica sempre. Quem faz uso de anti-inflamatórios ou metformina (usada por pacientes com diabetes) deve se alimentar antes, já que esses medicamentos podem agredir o estômago”, explica.

Escolha dos alimentos

Certos alimentos podem interferir na eficácia dos medicamentos. A pectina, encontrada em frutas como maçã e goiaba, pode atrasar a absorção do paracetamol. O cálcio do leite e seus derivados reduz a ação de antibióticos como tetraciclina, enquanto as fibras do feijão e da lentilha podem afetar a digoxina, usada no tratamento de insuficiência cardíaca.

Quando a mistura envolve medicamentos e bebidas alcoólicas, o maior risco é a sobrecarga do fígado, que precisa metabolizar ambos. “A sobrecarga do fígado pode comprometer o funcionamento adequado dos medicamentos. Além disso, o álcool pode reduzir a absorção do medicamento no trato gastrointestinal, diminuindo sua concentração no sangue e, consequentemente, sua eficácia”, alerta Ianca.

Cuidados com horários

Outro problema comum durante dias mais corridos é esquecer de tomar os medicamentos nos horários corretos. Nesses casos, o ideal é ingerir o medicamento assim que lembrar, mas nunca dobrar a dose. “De maneira geral, não existe um horário universalmente melhor para tomar medicamentos. O importante é manter a regularidade — especialmente no caso de antibióticos, que exigem intervalos rigorosos para garantir a eficácia do tratamento”, finaliza a farmacêutica.

Para garantir um tratamento seguro e eficaz, é essencial seguir as orientações médicas, respeitar os horários dos medicamentos e evitar misturas prejudiciais, especialmente com bebidas alcoólicas. Cuidados simples podem fazer toda a diferença para a sua saúde durante o fim de ano.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff  - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo. O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.   São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo.  Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo.  Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e um...

Velório de Neneca Furlan ocorre na cripta da Catedral Cristo Rei

Neneca durante viagem recente com a família - rede social Publicado em 05/12/2024 às 21h36 - Atualizado em 06/12/2024 às 9h44 O velório de Neusa Carmen Coelho de Souza Furlan, conhecida carinhosamente por "Neneca" acontece durante todo o dia desta sexta-feira (06), na cripta da Catedral Cristo Rei. Ela convalescia de um câncer e faleceu na noite de quinta-feira (05), em Toledo. O sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Cristo Rei.   Neneca era filha do advogado e empresário Pedrinho Furlan, felecido em setembro de 2022, e de dona Moema; ele por décadas diretor da Sadia e patrono do extraordinário e vencedor projeto da Ginástica Rítmica, que levou Toledo à conquista de medalhas em Jogos Panamericanos e a disputa olímpica.  Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportiv...

Morre ex-atleta de um dos grandes times do futebol de Toledo

Paco, segundo agachado, no grande time de 1983 - Arquivo Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo - Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), no Hospital Municipal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o ex-atleta profissional de futebol Paco - Paulo Roberto Leandro de Souza , aos 65 anos. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado há vários dias.   Paco se estabeleceu em Toledo após o encerramento da carreira e atuou, entre outras atividades, como árbitro em várias edições do Campeonato Amador e em diversas competições na cidade.   Ele chegou ao elenco do Toledo Futebol Clube em 1983 e fez parte de um dos melhores times da história do futebol regional. O "Toledão" representava a cidade à época no futebol profissional. Era um time muito competitivo, que batia de frente com os grandes do futebol paranaense e levava grandes públicos ao Estádio 14 de Dezembro, num elenco que contava, entre outros, com o goleiro Zetti que mais tarde brilhou com as camisas do Palmeira...