Pular para o conteúdo principal

Reforma no secretariado reforça estratégias políticas de Ratinho Junior

Ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos é o secretário do Turismo - Divulgação


A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (28/03), o Informe Semanal referente ao período de 24 a 28 de março. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
 
Reforma no secretariado de Estado do Paraná
O governador Ratinho Júnior (PSD) oficializou, por meio de decretos publicados no Diário Oficial, a reforma de seu secretariado. As mudanças refletem um rearranjo político após as eleições municipais de 2024, trazendo novos atores ao governo e redefinindo o papel de figuras-chave da administração estadual. Entre os nomeados, destacam-se ex-prefeitos de importantes cidades paranaenses.
 
Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba, Paranhos, ex-prefeito de Cascavel, Ulisses Maia, ex-prefeito de Maringá, e Luizão Goulart, que governou Pinhais entre 2009 e 2016, assumem cargos estratégicos. Além disso, houve mudanças internas relevantes, como a saída de Guto Silva da Secretaria de Planejamento e a transferência de Márcio Nunes, que deixa a pasta do Turismo para assumir a Agricultura.
 
Essa reestruturação fortalece o grupo político de Ratinho Júnior dentro do PSD e sinaliza sua estratégia para 2026. Impedido de disputar a reeleição, o governador busca consolidar alianças e ampliar sua influência nacionalmente, possivelmente mirando o Senado ou até mesmo a Presidência da República. A nomeação de ex-prefeitos fortalece sua base política, garantindo maior capilaridade e influência em diversas regiões do Paraná.
 
Articulação
Ao trazer essas lideranças para seu governo, Ratinho Júnior reforça sua posição como articulador político, mantendo o controle sobre sua sucessão e preparando o terreno para um candidato alinhado ao seu grupo. As movimentações sugerem que a disputa pelo governo estadual em 2026 já começou nos bastidores, com o PSD buscando consolidar sua força e evitar fragmentações internas.
 
O boletim mostra quem entra e quem sai das secretarias e destaca ainda o lançamento das agendas legislativas do agro e da indústria no Congresso Nacional.
 
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr.
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escândalo: vereadores de Toledo são afastados por suposto pedido de propina

Escândalo na política de Toledo. O Ministério Público do Paraná requereu e o Judiciário determinou o afastamento do cargo de dois vereadores do município de Toledo, investigados pelo crime de corrupção passiva. Os dois teriam solicitado vantagem indevida (propina) de empresa do ramo de energia renovável em troca de aprovação de projeto de lei.   A decisão, expedida no dia 2 de agosto pela 1ª Vara Criminal de Toledo, responde a pedido feito pela 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, que também denunciou os dois agentes políticos – Edmilson Dias Barbosa, o “Dudu” (MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira, o “Bozó” (PL) por corrupção passiva.   Segundo o material distribuído à imprensa pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Paraná, apurações demonstraram que, no dia 31 de outubro de 2024, os dois vereadores solicitaram R$ 300 mil à empresa, que estaria em tratativas com o Município de Toledo para a elaboração de um projeto de construção de Central de Geração Hidre...

Servidores de Toledo participam de resgate de onça parda

Servidores de Toledo com a onça Chamou a atenção na semana a ação envolvendo instituições públicas no resgate de uma onça parda. Na tarde de quinta-feira (31), o Corpo de Bombeiros de Toledo foi acionado para o resgate de uma onça parda numa propriedade rural de Formosa do Oeste. Imediatamente o CB acionou o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, que juntamente com o Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo, Zoológico de Cascavel e UFPR de Palotina acorreram chegar ao local. O animal estava na copa de uma árvore, ao lado de um aviário da propriedade. Após averiguar a situação, as equipes decidiram que a melhor opção era sedar o animal. Para isso foi utilizado um tranquilizante e, após a onça sedada, ela foi retirada da copa da árvore pela equipe do Serviço de Proteção Animal. Posteriormente foram feitos todos os exames para a soltura. A onça era uma fêmea jovem, em ótimo estado de saúde. Como o animal estava em ótima forma física, foi verificada a melhor áre...

Medidas de Donald Trump deixam safras sem colheita nos Estados Unidos

Dilceu Sperafico* As restrições à imigração, com prisão e deportação de imigrantes do mundo inteiro, além de tarifaços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão começando a apresentar seus altos custos à própria economia e bem-estar da população daquele país. No Estado da Califórnia, por exemplo, produtores rurais que geram bilhões de dólares em frutas e verduras todos os anos, que em grande parte eram colhidas manualmente por imigrantes, estão agora vendo a produção de suas plantações apodrecerem por falta de mão-de-obra para a colheita. Tudo começou com batidas na região realizadas por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), no início de junho último, como parte da repressão migratória do presidente Trump, que assustou os trabalhadores. Segundo os próprios produtores, nas lavouras da Califórnia 70% dos trabalhadores tradicionais foram embora e se 70% da força de trabalho não retornarem, 70% das safras não serão colhidos e irão estragar em pouco tempo. Ocorre qu...