Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil do Paraná renova sistema do radar meteorológico de Cascavel





A Defesa Civil do Paraná firmou contrato com a empresa Enterprise Electronics Corporation (EEC) para a manutenção do radar meteorológico em Cascavel. O contrato de R$ 3,5 milhões tem duração de 20 meses para a execução de troca de hardware e software, isto é, peças e programas necessários para garantir o funcionamento correto do radar. A contratação ocorreu por meio de recursos provenientes do programa Paraná Eficiente, uma iniciativa do governo estadual voltada à melhoria da gestão do estado, sendo que uma das vertentes é a atuação na gestão de riscos.
 
O investimento faz parte de um conjunto de ações que somam R$  8 milhões destinados à Defesa Civil para a gestão de riscos de desastres. Dentro das ações estão previstas também manutenção e aquisição de pluviômetros, estações meteorológicas e hidrológicas, além do desenvolvimento de soluções de inteligência de máquina para análise de cenários críticos e auxílio à tomada de decisão.
 
O equipamento está em operação desde 2015, cobrindo a faixa Oeste do Estado. Ele possui um raio de visualização de 200 quilômetros e se integra com a informação de outros radares do Paraná e de outros estados para produzir as informações meteorológicas. Os dados de alta resolução e processamento em tempo real permitem o acompanhamento e antecipação de ameaças, ampliando a segurança da população.
 
O monitoramento meteorológico é essencial para a emissão de alertas no Paraná, em especial na região Oeste, por onde tempestades provenientes da Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul são detectadas. As informações são processadas também para a previsão de tempo, auxiliando na tomada de ações preventivas.
 
Além e dadas informações voltadas à Defesa Civil, as informações processadas pelo Simepar também servem para outras áreas, como a agricultura. A utilização de tecnologia voltada à prevenção é essencial para o avanço e continuidade de atividades estratégicas no Paraná.
 
 
Viver Toledo - Ano 17
Por quem faz jornalismo há 47 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo perde mais uma pioneira: morreu Irene Braga Côrtes

Irene Braga Côrtes com o filho Luciano Faleceu no final da tarde deste domingo, em Curitiba, a pioneira de Toledo Irene Braga Côrtes, aos 91 anos. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças há 40 dias.   De acordo com o filho Luciano Braga Côrtes, diretor Jurídico da Cohapar, houve um agravamento da doença pulmonar de dona Irene, além de problemas renais que levaram a uma piora grande de sua saúde.   Irene era viúva de Lamartine Braga Côrtes, que foi o primeiro odontólogo de Toledo e vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn.   Irene e Lamartine chegaram a Toledo em 1955, pouco dias depois de seu casamento, em 31 de maio daquele ano. O casal teve intensa vida social e comunitária, ela tendo atuado em questões sociais, como voluntária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, num tempo de muitas dificuldades e carência de estruturas públicas voltadas à assistência social e de saúde.   O casal teve quatro filhos – Lamartine Filho, Luciano,...

Mais de 51 milhões são destinados a Toledo pelo deputado federal Dilceu Sperafico

Marca impressionante de recursos é referente ao sétimo mandato do parlamentar Sperafico: prestação de contas do mandato - Divulgação Por Clóvis Pedrini Jr. (Assessoria) A importância da representativa política de uma região e uma cidade é mais claramente percebida na destinação de verbas e recursos públicos. Afinal, são os impostos retornando em forma de benefícios para a população. Sem um deputado estadual que defenda a cidade, ela fica desprovida desses recursos.   Na esfera federal isso fica ainda mais evidente. Sem um deputado federal que atue em favor de determinada região esses recursos são destinados para outras localidades, já que são intermediados por outros parlamentares. Por mais críticas que esse modelo possa receber, é assim que a coisa funciona no Brasil. Um deputado atuante terá a capacidade de atrair mais investimentos para as suas bases.   Toledo, e grande parte dos municípios da região Oeste do estado, está a cerca de dois anos sem um deputado estadual e fico...

Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu terá 3,9 km de nova via marginal liberada na quarta (1º)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar a partir desta quarta-feira (1º) uma nova via marginal na BR-469 (Rodovia das Cataratas) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, no segmento entre a interseção da Avenida Maria Bubiak e a interseção de acesso ao aeroporto internacional, em uma extensão de 3,9 quilômetros. Atualmente o tráfego neste trecho é feito em uma via marginal apenas, e com a mudança os sentidos de tráfego passarão a ser divididos entre as duas vias marginais. A pista da rodovia permanece interditada neste segmento para realização dos serviços de duplicação do pavimento, devendo ser liberada até o fi A velocidade máxima permitida neste trecho é de 40 km/h, com retornos disponíveis somente nas duas interseções já mencionadas e no viaduto próximo ao museu de cera. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo a sinalização provisória, garantindo a segurança de todos. OBRA  A duplicação da BR-469 vai desde o portal de entrada do Parque N...