Pular para o conteúdo principal

Implementação do Cartão Material Escolar é debatida entre Acit e Smed

O Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta segunda-feira (30), um encontro entre representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Em pauta, a implementação do Cartão Material Escolar (CMETOO) instituído pela Lei nº 2.932/2025, sancionada na semana passada.

Com a presença do presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, e do gerente da entidade, Marcel Sarturi, o diálogo teve como foco principal os detalhes operacionais do novo benefício, que substituirá a entrega direta de kits de material escolar por créditos em cartão magnético. A equipe técnica da Smed, liderada pela secretária Janice Salvador, apresentou os próximos passos para a implantação do programa, além de esclarecer o papel do comércio local no processo.

Segundo o prefeito Mario Costenaro, o CMETOO representa mais que uma inovação administrativa, que será feita em linha com as melhores práticas do gênero que já funcionam em vários municípios do Brasil. “É uma medida que respeita a liberdade das famílias e valoriza o comércio de Toledo. Ganha o estudante, ganham os empresários”, destaca. “Além de maior autonomia, os pais terão uma oportunidade de se envolverem mais na educação de seus filhos, participando de um momento importante de sua formação”, observa. 

A secretária da Educação destacou que a reunião teve como principal objetivo aproximar a Acit da comissão responsável pela implementação do Cartão Material Escolar, promovendo uma integração direta com a gestão municipal. “A medida representa um avanço significativo, com reflexos diretos tanto para a economia local quanto para a comunidade escolar. Estamos dando um passo importante, que terá um impacto direto em nosso comércio”, afirma. “A proposta devolve às famílias o protagonismo na preparação para o ano letivo. E esse é um exercício que valoriza tanto a prática familiar quanto o papel da escola”, pontua Janice, que acredita que a participação dos empresários será fundamental para que o programa funcione com qualidade no ano que vem.

O presidente da Acit avalia a implementação do Cartão Material Escolar como uma iniciativa estratégica que pode gerar impactos positivos para toda a cidade. Para ele, o direcionamento das compras ao comércio local representa uma oportunidade concreta de impulsionar a economia toledana. “Se nós conseguirmos que a compra desse material seja feita no nosso município, com certeza fortalecerá nossas empresas e, por consequência, o desenvolvimento de Toledo”, afirma Cristiano. “Ações alinhadas entre poder público e iniciativa privada fazem todo o sentido para nós, uma vez que a aplicação dessas fará com que o município tenha muito mais recursos para poder investir em ações de que a população tanto necessita”, acrescenta a liderança empresarial, que manifestou plena disposição em ajudar a Smed no que for possível para viabilizar o CMETOO para o ano letivo de 2026.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...

Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste reforça impacto positivo na saúde materno-infantil

  A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.  Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas. Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fort...