Pular para o conteúdo principal

Implementação do Cartão Material Escolar é debatida entre Acit e Smed

O Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta segunda-feira (30), um encontro entre representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Em pauta, a implementação do Cartão Material Escolar (CMETOO) instituído pela Lei nº 2.932/2025, sancionada na semana passada.

Com a presença do presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, e do gerente da entidade, Marcel Sarturi, o diálogo teve como foco principal os detalhes operacionais do novo benefício, que substituirá a entrega direta de kits de material escolar por créditos em cartão magnético. A equipe técnica da Smed, liderada pela secretária Janice Salvador, apresentou os próximos passos para a implantação do programa, além de esclarecer o papel do comércio local no processo.

Segundo o prefeito Mario Costenaro, o CMETOO representa mais que uma inovação administrativa, que será feita em linha com as melhores práticas do gênero que já funcionam em vários municípios do Brasil. “É uma medida que respeita a liberdade das famílias e valoriza o comércio de Toledo. Ganha o estudante, ganham os empresários”, destaca. “Além de maior autonomia, os pais terão uma oportunidade de se envolverem mais na educação de seus filhos, participando de um momento importante de sua formação”, observa. 

A secretária da Educação destacou que a reunião teve como principal objetivo aproximar a Acit da comissão responsável pela implementação do Cartão Material Escolar, promovendo uma integração direta com a gestão municipal. “A medida representa um avanço significativo, com reflexos diretos tanto para a economia local quanto para a comunidade escolar. Estamos dando um passo importante, que terá um impacto direto em nosso comércio”, afirma. “A proposta devolve às famílias o protagonismo na preparação para o ano letivo. E esse é um exercício que valoriza tanto a prática familiar quanto o papel da escola”, pontua Janice, que acredita que a participação dos empresários será fundamental para que o programa funcione com qualidade no ano que vem.

O presidente da Acit avalia a implementação do Cartão Material Escolar como uma iniciativa estratégica que pode gerar impactos positivos para toda a cidade. Para ele, o direcionamento das compras ao comércio local representa uma oportunidade concreta de impulsionar a economia toledana. “Se nós conseguirmos que a compra desse material seja feita no nosso município, com certeza fortalecerá nossas empresas e, por consequência, o desenvolvimento de Toledo”, afirma Cristiano. “Ações alinhadas entre poder público e iniciativa privada fazem todo o sentido para nós, uma vez que a aplicação dessas fará com que o município tenha muito mais recursos para poder investir em ações de que a população tanto necessita”, acrescenta a liderança empresarial, que manifestou plena disposição em ajudar a Smed no que for possível para viabilizar o CMETOO para o ano letivo de 2026.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo perde mais uma pioneira: morreu Irene Braga Côrtes

Irene Braga Côrtes com o filho Luciano Faleceu no final da tarde deste domingo, em Curitiba, a pioneira de Toledo Irene Braga Côrtes, aos 91 anos. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças há 40 dias.   De acordo com o filho Luciano Braga Côrtes, diretor Jurídico da Cohapar, houve um agravamento da doença pulmonar de dona Irene, além de problemas renais que levaram a uma piora grande de sua saúde.   Irene era viúva de Lamartine Braga Côrtes, que foi o primeiro odontólogo de Toledo e vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn.   Irene e Lamartine chegaram a Toledo em 1955, pouco dias depois de seu casamento, em 31 de maio daquele ano. O casal teve intensa vida social e comunitária, ela tendo atuado em questões sociais, como voluntária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, num tempo de muitas dificuldades e carência de estruturas públicas voltadas à assistência social e de saúde.   O casal teve quatro filhos – Lamartine Filho, Luciano,...

Mais de 51 milhões são destinados a Toledo pelo deputado federal Dilceu Sperafico

Marca impressionante de recursos é referente ao sétimo mandato do parlamentar Sperafico: prestação de contas do mandato - Divulgação Por Clóvis Pedrini Jr. (Assessoria) A importância da representativa política de uma região e uma cidade é mais claramente percebida na destinação de verbas e recursos públicos. Afinal, são os impostos retornando em forma de benefícios para a população. Sem um deputado estadual que defenda a cidade, ela fica desprovida desses recursos.   Na esfera federal isso fica ainda mais evidente. Sem um deputado federal que atue em favor de determinada região esses recursos são destinados para outras localidades, já que são intermediados por outros parlamentares. Por mais críticas que esse modelo possa receber, é assim que a coisa funciona no Brasil. Um deputado atuante terá a capacidade de atrair mais investimentos para as suas bases.   Toledo, e grande parte dos municípios da região Oeste do estado, está a cerca de dois anos sem um deputado estadual e fico...

Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu terá 3,9 km de nova via marginal liberada na quarta (1º)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar a partir desta quarta-feira (1º) uma nova via marginal na BR-469 (Rodovia das Cataratas) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, no segmento entre a interseção da Avenida Maria Bubiak e a interseção de acesso ao aeroporto internacional, em uma extensão de 3,9 quilômetros. Atualmente o tráfego neste trecho é feito em uma via marginal apenas, e com a mudança os sentidos de tráfego passarão a ser divididos entre as duas vias marginais. A pista da rodovia permanece interditada neste segmento para realização dos serviços de duplicação do pavimento, devendo ser liberada até o fi A velocidade máxima permitida neste trecho é de 40 km/h, com retornos disponíveis somente nas duas interseções já mencionadas e no viaduto próximo ao museu de cera. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo a sinalização provisória, garantindo a segurança de todos. OBRA  A duplicação da BR-469 vai desde o portal de entrada do Parque N...