Pular para o conteúdo principal

Implementação do Cartão Material Escolar é debatida entre Acit e Smed

O Gabinete do Prefeito recebeu, na manhã desta segunda-feira (30), um encontro entre representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Em pauta, a implementação do Cartão Material Escolar (CMETOO) instituído pela Lei nº 2.932/2025, sancionada na semana passada.

Com a presença do presidente da Acit, Cristiano Dall’Oglio da Rocha, e do gerente da entidade, Marcel Sarturi, o diálogo teve como foco principal os detalhes operacionais do novo benefício, que substituirá a entrega direta de kits de material escolar por créditos em cartão magnético. A equipe técnica da Smed, liderada pela secretária Janice Salvador, apresentou os próximos passos para a implantação do programa, além de esclarecer o papel do comércio local no processo.

Segundo o prefeito Mario Costenaro, o CMETOO representa mais que uma inovação administrativa, que será feita em linha com as melhores práticas do gênero que já funcionam em vários municípios do Brasil. “É uma medida que respeita a liberdade das famílias e valoriza o comércio de Toledo. Ganha o estudante, ganham os empresários”, destaca. “Além de maior autonomia, os pais terão uma oportunidade de se envolverem mais na educação de seus filhos, participando de um momento importante de sua formação”, observa. 

A secretária da Educação destacou que a reunião teve como principal objetivo aproximar a Acit da comissão responsável pela implementação do Cartão Material Escolar, promovendo uma integração direta com a gestão municipal. “A medida representa um avanço significativo, com reflexos diretos tanto para a economia local quanto para a comunidade escolar. Estamos dando um passo importante, que terá um impacto direto em nosso comércio”, afirma. “A proposta devolve às famílias o protagonismo na preparação para o ano letivo. E esse é um exercício que valoriza tanto a prática familiar quanto o papel da escola”, pontua Janice, que acredita que a participação dos empresários será fundamental para que o programa funcione com qualidade no ano que vem.

O presidente da Acit avalia a implementação do Cartão Material Escolar como uma iniciativa estratégica que pode gerar impactos positivos para toda a cidade. Para ele, o direcionamento das compras ao comércio local representa uma oportunidade concreta de impulsionar a economia toledana. “Se nós conseguirmos que a compra desse material seja feita no nosso município, com certeza fortalecerá nossas empresas e, por consequência, o desenvolvimento de Toledo”, afirma Cristiano. “Ações alinhadas entre poder público e iniciativa privada fazem todo o sentido para nós, uma vez que a aplicação dessas fará com que o município tenha muito mais recursos para poder investir em ações de que a população tanto necessita”, acrescenta a liderança empresarial, que manifestou plena disposição em ajudar a Smed no que for possível para viabilizar o CMETOO para o ano letivo de 2026.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biopark anuncia expansão de tecnologia de queijos premiados para todo o Paraná

Ecossistema eleito o melhor hub de inovação do país em 2025 escala seu modelo de biotecnologia premiado internacionalmente para fortalecer a competitividade de produtores em todas as regiões do estado Queijos finos: Biopark dá suporte a pequenos produtores Eleito pela Anprotec como o melhor Hub de Inovação do Brasil em 2025, o Biopark inicia o calendário de 2026 com um anúncio estratégico para o agronegócio. Durante o Show Rural Coopavel, o ecossistema oficializa a expansão do Projeto Queijos Finos para outras regiões do Estado. A iniciativa, que já soma 72 medalhas internacionais, passa a integrar as políticas de desenvolvimento do Governo do Paraná.   A oficialização ocorre na terça-feira (10), às 9h, com a participação das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento (Seab), Indústria e Comércio (Seic) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de parceiros como IDR-PR, Sebrae/PR, Fundação Araucária e Prefeitura de Toledo. O objetivo é levar a biotecnologia des...

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Governo do Estado autoriza obra do Ambulatório de Especialidades e Maternidade em Toledo

Foi realizada na quinta-feira (5), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, a solenidade de assinatura da autorização para a execução de obras na área da saúde no município, que somam mais de R$ 20 milhões. O ato foi conduzido pelo secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e marcou a liberação de investimentos para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Porte III e de uma Maternidade de Baixo Risco. As estruturas deverão ser construídas em terreno próximo ao Hospital Regional de Toledo (HRT). Complexo de Saúde  Durante a solenidade, o secretário Beto Preto também oficializou o investimento de R$ 6,8 milhões para que o município implante o Complexo Municipal de Saúde no Centro Administrativo Municipal Duílio Genari, no antigo prédio do Super Muffato, na Avenida Maripá. O local deverá concentrar a Central de Especialidades, o Ambulatório Materno Infantil (AMI), e um Ambulatório Pediátrico. AME Porte III  A obra contará com investimento...