Pular para o conteúdo principal

Seminário debate enfrentamento ao tráfico de pessoas em Toledo

Toledo sediou, na quarta-feira (30), o IV Seminário Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas. Realizado no auditório Moacir Galante, anexo ao Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen). O evento foi promovido pela Embaixada Solidária, em parceria com a Cáritas Diocesana, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS), da Prefeitura de Toledo, e patrocínio da empresa Fiasul.

A programação contou com apresentações culturais da cantora haitiana Ruth Nicolas e das dançarinas Iscardely Nicolas e sua filha Emily, representantes da cultura haitiana. Também foram realizadas palestras, grupos de trabalho e rodas de discussão com o objetivo de conscientizar a população e fortalecer o enfrentamento ao tráfico humano.

Entre os palestrantes, o promotor de Justiça Dr. José Roberto Moreira, falou sobre o papel do Ministério Público no combate ao tráfico de pessoas; o procurador do Trabalho Renato Dal Ross, com a temática do trabalho análogo ao de escravo; o delegado da Polícia Civil do Paraná, Fábio Chrystopher Freire Quirino, que abordou a segurança pública relacionada ao tema; Ana Paula Patruni, com a palestra “Tráfico de pessoas no contexto da exploração econômica neocolonial”; a pesquisadora Rosane Amadori; e o policial rodoviário federal Alister José da Silva, que compartilhou experiências de enfrentamento ao tráfico humano e a crises humanitárias pela PRF.

“Nós somos todos iguais na nossa condição humana. Nós vivemos no planeta Terra, que é a nossa rua. Nós bebemos do mesmo copo que é aquilo que ela nos oferece”, comentou o prefeito Mario Costenaro, que continuou: “De repente a gente chega numa manhã tratando sobre algo que, para nós, é inimaginável. É triste estarmos debatendo algo que pode parecer tão longe, mas está aqui, correndo à nossa frente, batendo à porta das nossas casas”, destacou.

Costenaro valorizou o trabalho conjunto das instituições no combate ao tráfico humano, e ressaltou o trabalho do Comitê de Combate ao Tráfico Humano, que está em atividade desde 2023, “mas nós estamos no sentido de buscar, cada vez mais, fortalecê-lo, integrando mais as instituições e as lideranças na causa”, enfatizou.

A secretária da SDHS, Sheila Delava, reforçou que Toledo conta com um comitê de Enfrentamento ao Tráfico Humano e convidou a população a se juntar à causa. “Quem puder fazer parte dessa luta conosco será importante, porque os sintomas desse crime são invisíveis, e que muitas vezes ele está próximo de nós, na família, na sociedade e não conseguimos identificar”, ressaltou.

A presidente da Embaixada Solidária, Edna Nunes, ressaltou que o tráfico de pessoas ainda é tratado como ficção por muitos, mas é uma ameaça concreta em todo o país. “A maioria das vítimas busca oportunidades melhores, e infelizmente acaba sendo interceptada pelo crime organizado”, afirmou. Ela destacou a importância de capacitar a rede local de proteção e envolver a sociedade civil, o poder público e as forças de segurança. “Só venceremos se a sociedade estiver mais articulada que o crime. Já recebemos denúncias encaminhadas à Polícia Federal. Precisamos estar preparados para agir antes que o criminoso encontre essa pessoa vulnerável”, completou.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo perde mais uma pioneira: morreu Irene Braga Côrtes

Irene Braga Côrtes com o filho Luciano Faleceu no final da tarde deste domingo, em Curitiba, a pioneira de Toledo Irene Braga Côrtes, aos 91 anos. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças há 40 dias.   De acordo com o filho Luciano Braga Côrtes, diretor Jurídico da Cohapar, houve um agravamento da doença pulmonar de dona Irene, além de problemas renais que levaram a uma piora grande de sua saúde.   Irene era viúva de Lamartine Braga Côrtes, que foi o primeiro odontólogo de Toledo e vice-prefeito na gestão de Wilson Carlos Kuhn.   Irene e Lamartine chegaram a Toledo em 1955, pouco dias depois de seu casamento, em 31 de maio daquele ano. O casal teve intensa vida social e comunitária, ela tendo atuado em questões sociais, como voluntária da Associação de Proteção à Maternidade e Infância, num tempo de muitas dificuldades e carência de estruturas públicas voltadas à assistência social e de saúde.   O casal teve quatro filhos – Lamartine Filho, Luciano,...

Mais de 51 milhões são destinados a Toledo pelo deputado federal Dilceu Sperafico

Marca impressionante de recursos é referente ao sétimo mandato do parlamentar Sperafico: prestação de contas do mandato - Divulgação Por Clóvis Pedrini Jr. (Assessoria) A importância da representativa política de uma região e uma cidade é mais claramente percebida na destinação de verbas e recursos públicos. Afinal, são os impostos retornando em forma de benefícios para a população. Sem um deputado estadual que defenda a cidade, ela fica desprovida desses recursos.   Na esfera federal isso fica ainda mais evidente. Sem um deputado federal que atue em favor de determinada região esses recursos são destinados para outras localidades, já que são intermediados por outros parlamentares. Por mais críticas que esse modelo possa receber, é assim que a coisa funciona no Brasil. Um deputado atuante terá a capacidade de atrair mais investimentos para as suas bases.   Toledo, e grande parte dos municípios da região Oeste do estado, está a cerca de dois anos sem um deputado estadual e fico...

Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu terá 3,9 km de nova via marginal liberada na quarta (1º)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) vai liberar a partir desta quarta-feira (1º) uma nova via marginal na BR-469 (Rodovia das Cataratas) em Foz do Iguaçu, na região Oeste, no segmento entre a interseção da Avenida Maria Bubiak e a interseção de acesso ao aeroporto internacional, em uma extensão de 3,9 quilômetros. Atualmente o tráfego neste trecho é feito em uma via marginal apenas, e com a mudança os sentidos de tráfego passarão a ser divididos entre as duas vias marginais. A pista da rodovia permanece interditada neste segmento para realização dos serviços de duplicação do pavimento, devendo ser liberada até o fi A velocidade máxima permitida neste trecho é de 40 km/h, com retornos disponíveis somente nas duas interseções já mencionadas e no viaduto próximo ao museu de cera. Usuários devem seguir com cautela pelo trecho, obedecendo a sinalização provisória, garantindo a segurança de todos. OBRA  A duplicação da BR-469 vai desde o portal de entrada do Parque N...