Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Toledo inaugura Pátio Municipal de Veículos Adir Itacir Zanella

Foi oficialmente inaugurado, na manhã de quinta-feira (31), o Pátio Municipal de Veículos Adir Itacir Zanella, em Toledo. A estrutura, construída em um imóvel de 9.200 metros quadrados de propriedade do município e anexa à sede da Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST), oferece capacidade para abrigar até 500 veículos – no momento da entrega, 166 já estavam no local. O espaço conta com edificação administrativa, cobertura para motos e um sistema de videomonitoramento composto por 22 câmeras, o que reforça a segurança do local. 

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades e, especialmente, de familiares de Adir Itacir Zanella, ex-integrante da Guarda Municipal de Toledo que dá nome ao espaço. A emoção tomou conta em vários momentos, em especial no marcado pelo minuto de silêncio e a entrega, antes do descerramento da placa inaugural, de uma homenagem aos familiares.

Para a implantação da estrutura, a SMST contou com o apoio das secretarias da Administração (por meio do Departamento de Tecnologia da Informação) e da Infraestrutura Rural e Urbana e Serviços Públicos (Infra), que executou as adequações com mão de obra disponibilizada via parceria com a Polícia Penal do Paraná. 

Autoridades
Durante a cerimônia de inauguração do novo pátio municipal, compuseram a frente de honra o deputado federal Dilceu Sperafico, o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi e os vereadores Gabriel Baierle (presidente da Câmara Municipal), Bruno Radunz e Professor Oséias. Também participaram o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima; o delegado da 20ª Subdivisão Policial, Alexandre Macorin; e o subcomandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, major Cesar Sebastião da Silva.

Em sua fala, Rogério de Lima exaltou o legado de Adir Zanella, seu ex-colega de Guarda Municipal, e destacou os ganhos que a nova estrutura oferece à população e ao poder público. “Antes, o condutor do veículo apreendido precisava ir a um lado da cidade para buscar um documento, depois vir à secretaria e, só então, ir até o pátio retirar o veículo. Hoje, ele faz tudo em um único espaço”, compara o secretário.

Mario Costenaro reforçou os benefícios operacionais e financeiros proporcionados pela nova localização. “Estamos falando de uma economia de cerca de R$ 180 mil por ano com o fim do aluguel do antigo pátio”, observa o prefeito, que  também ressaltou o simbolismo da homenagem. “A forma como a Guarda Municipal defendeu essa nomeação mostra o quanto Zanella era respeitado e o quanto é necessário valorizarmos o trabalho coletivo e a dedicação dos nossos servidores”, pontua.

Dilceu Sperafico destacou o reconhecimento da comunidade ao trabalho da Guarda Municipal, agradeceu à família de Adir pela concordância com a homenagem e aproveitou para elogiar os avanços recentes da gestão municipal. “Em sete meses de trabalho, o Mario, o Lucio e sua equipe estão mostrando que é possível recuperar as coisas que se perderam no passado, e também por isso Toledo tem o maior VBP [Valor Bruto da Produção Agropecuária] do Paraná e, segundo a Firjan [Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro], o sexto melhor Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil”, exemplifica o deputado federal.

Lucio De Marchi também elogiou a escolha do nome e estendeu seus cumprimentos à corporação. “Esta homenagem é mais do que justa. Em memória dele, deixo aqui meus cumprimentos a toda a Guarda Municipal”, declarou o vice-prefeito, ao lembrar que, em 2018, quando exercia o cargo de prefeito, foi implantado um pátio provisório no Jardim Coopagro. “Foi uma medida que resolveu momentaneamente a questão da guarda dos veículos apreendidos. Contudo, felizmente, uma solução ainda melhor foi encontrada agora”, avalia.

Os vereadores Professor Oséias e Gabriel Baierle também exaltaram a justa homenagem a Adir Itacir Zanella. “É uma honra homenagear este exemplo de servidor e pai de família com um espaço que temos certeza que será muito bem cuidado por esta gestão”, comenta Oséias. “Parabéns à gestão pela entrega deste espaço, que era bastante esperado, uma demanda antiga da Guarda Municipal. É motivo de felicidade presenciar a inauguração de um espaço que se destina a um melhor atendimento à nossa população”, salienta Gabriel.
Biografia 
Adir Itacir Zanella nasceu em 5 de agosto de 1963 e partiu precocemente em 15 de julho de 2022, aos 59 anos, após um mês de internação em unidade de terapia intensiva (UTI) em um hospital de Toledo, onde estava se tratando de problemas cardiorrespiratórios. Ingressou na Prefeitura de Toledo em 5 de agosto de 1996 como guarda municipal de segurança e trânsito – função que exerceu com seriedade, zelo e senso de dever por 26 anos, até se aposentar em 9 de fevereiro de 2022. 

Neste período, atuou em diversos pontos estratégicos do município, como a Central de Base e Patrulhamento, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, o Paço Municipal Alcides Donin, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, o Hospital Regional de Toledo (HRT) e o próprio Pátio de Veículos — o mesmo que, agora em sede própria, carrega seu nome.

Homem de origem simples, construiu com esforço e dignidade o que tinha. Trabalhou incansavelmente, dia e noite, para que em casa nada faltasse. Segundo as filhas, foi um pai exigente, mas amoroso; um exemplo de retidão, que gostava de ter a família reunida. Aos domingos, comandava a churrasqueira e ficava chateado quando alguém faltava a este ritual semanal.  Era um avô “babão” do João Lucas, filho de Francielle. Infelizmente, não pôde conhecer Maria Vitória, filha de Grazielle, que tem seis meses de idade, e José Benício, que ainda está na barriga de Francielle.

Graças à sugestão de seus colegas de corporação, acatada pelo prefeito Mario Costenaro, a denominação ao Pátio Municipal de Veículos foi determinada pelo Decreto nº 1.537/2025.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onça parda é resgatada e devolvida à fauna em segurança

  Na tarde de quinta-feira (31/07), o Corpo de Bombeiros de Toledo foi acionado para o resgate de uma onça parda numa propriedade rural do município. Imediatamente o corpo de bombeiros acionou o Serviço de Proteção Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Toledo, que juntamente com o Instituto Água e Terra (IAT) de Toledo, Zoológico de Cascavel e UFPR de Palotina conseguiram chegar ao local. O animal estava na copa de uma árvore, ao lado de um aviário da propriedade. Após averiguar a situação, as equipes decidiram que a melhor opção era sedar o animal. Para isso foi utilizado um tranquilizante e, após a onça sedada, ela foi retirada da copa da árvore pela equipe do Serviço de Proteção Animal. Posteriormente foram feitos todos os exames para a soltura. A onça era uma fêmea jovem, em ótimo estado de saúde. Como o animal estava em ótima forma física, foi verificada a melhor área para soltura e sua devolução à natureza. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria ...

Prati-Donaduzzi sobe para o 3º lugar entre as empresas mais inovadoras do Sul do Brasil

  A Prati-Donaduzzi conquistou a 3ª colocação no ranking geral da 21ª edição do prêmio Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo AMANHÃ em parceria com o IXL-Center (EUA), consolidando-se como uma das empresas mais inovadoras da região Sul. A farmacêutica paranaense subiu três posições em relação ao ranking anterior e foi reconhecida como a primeira colocada na categoria “Estratégia”, que avalia o alinhamento entre a inovação e os objetivos estratégicos das empresas. A premiação, considerada pioneira no Brasil, revelou as 80 empresas mais inovadoras da região Sul, selecionadas entre aproximadamente 300 organizações participantes. Os resultados foram anunciados em 24 de julho, durante evento realizado no Hotmilk, em Curitiba (PR), com transmissão ao vivo pelo canal @amanhatv, no YouTube. De acordo com o gerente Nacional de Demanda da Prati-Donaduzzi, Christopher Ferrari, o prêmio é o reconhecimento de uma trajetória guiada por visão estratégica, planejamento consistente e coragem pa...

Medidas de Donald Trump deixam safras sem colheita nos Estados Unidos

Dilceu Sperafico* As restrições à imigração, com prisão e deportação de imigrantes do mundo inteiro, além de tarifaços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão começando a apresentar seus altos custos à própria economia e bem-estar da população daquele país. No Estado da Califórnia, por exemplo, produtores rurais que geram bilhões de dólares em frutas e verduras todos os anos, que em grande parte eram colhidas manualmente por imigrantes, estão agora vendo a produção de suas plantações apodrecerem por falta de mão-de-obra para a colheita. Tudo começou com batidas na região realizadas por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), no início de junho último, como parte da repressão migratória do presidente Trump, que assustou os trabalhadores. Segundo os próprios produtores, nas lavouras da Califórnia 70% dos trabalhadores tradicionais foram embora e se 70% da força de trabalho não retornarem, 70% das safras não serão colhidos e irão estragar em pouco tempo. Ocorre qu...