Pular para o conteúdo principal

Alunos de Toledo apresentam 12 projetos na FIciências 2025, em Foz do Iguaçu

A curiosidade científica e a criatividade dos alunos da rede municipal de Toledo ganharam destaque em Foz do Iguaçu. Na última sexta-feira (24), estudantes das escolas municipais São Francisco de Assis e São Luiz apresentaram 12 projetos na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências 2025), evento promovido pelo Itaipu Parquetec (vinculado à Itaipu Binacional) que reuniu, entre os dias 22 e 25, trabalhos desenvolvidos por alunos da educação básica de diversas regiões do país. 

Ao todo, 35 estudantes representaram o município: 32 da Escola São Francisco de Assis e 3 da Escola São Luiz. As propostas abordaram temas variados, mas com um eixo comum: a preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade, a saúde e a inovação. 

O grupo da São Luiz levou à feira o projeto “Dia do Pedal”, que, orientado pelas professoras Marilda Ulsenheimer e Elaine Szumosuski, incentiva o uso da bicicleta como prática saudável e promove a conscientização ambiental. A Escola São Francisco de Assis marcou presença com 11 trabalhos, que tiveram a supervisão das professoras Vanessa Rosa e Rosimeri Conejo: “Horta e Feira Verde”, “Guardião Verde: Defensivos naturais com a cultura indígena”, “Semeando o Foco: A horta e o TDAH” e “Mudas Sustentáveis: Ovos que germinam”, “Onde vivem os Germes? Investigando os objetos mais contaminados do nosso dia a dia”, “A Importância da Higienização das Mãos na Promoção de Hábitos de Saúde”, “Caiu no Chão, Ainda Está Bom? Investigando a regra dos 3 segundos”, “Doce Mistério: O que o açúcar esconde?”, “Como as Plantas se Desenvolvem em Diferentes Tipos de Solos?”, “Planeta sem Aedes Aegypti: A missão começa na escola!” e “Brincando com a Natureza: O poder das minhocas”.

A coordenadora pedagógica de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Sandra Inês Reisdorfer Kopeginski, destaca que os projetos apresentados na FIciências revelam não apenas o esforço dos alunos, mas também o empenho dos professores em tornar o ensino mais vivo e conectado ao cotidiano dos estudantes. “Ao desenvolver uma pesquisa científica, o estudante aprende a formular hipóteses, testar ideias, analisar resultados e comunicar descobertas, habilidades essenciais para a vida acadêmica e para o mundo do trabalho”, pontua. 

A secretária da Educação, Janice Salvador, ressalta que a presença dos alunos de Toledo na FIciências ultrapassa o simples ato de expor um projeto, tornando-se uma oportunidade concreta de aprendizagem ativa e protagonismo estudantil. “Essas experiências fortalecem a autonomia, a criatividade e o senso de responsabilidade, além de revelar jovens talentos e despertar vocações para as áreas de ciência, tecnologia e meio ambiente”, salienta.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biopark anuncia expansão de tecnologia de queijos premiados para todo o Paraná

Ecossistema eleito o melhor hub de inovação do país em 2025 escala seu modelo de biotecnologia premiado internacionalmente para fortalecer a competitividade de produtores em todas as regiões do estado Queijos finos: Biopark dá suporte a pequenos produtores Eleito pela Anprotec como o melhor Hub de Inovação do Brasil em 2025, o Biopark inicia o calendário de 2026 com um anúncio estratégico para o agronegócio. Durante o Show Rural Coopavel, o ecossistema oficializa a expansão do Projeto Queijos Finos para outras regiões do Estado. A iniciativa, que já soma 72 medalhas internacionais, passa a integrar as políticas de desenvolvimento do Governo do Paraná.   A oficialização ocorre na terça-feira (10), às 9h, com a participação das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento (Seab), Indústria e Comércio (Seic) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de parceiros como IDR-PR, Sebrae/PR, Fundação Araucária e Prefeitura de Toledo. O objetivo é levar a biotecnologia des...

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Governo do Estado autoriza obra do Ambulatório de Especialidades e Maternidade em Toledo

Foi realizada na quinta-feira (5), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, a solenidade de assinatura da autorização para a execução de obras na área da saúde no município, que somam mais de R$ 20 milhões. O ato foi conduzido pelo secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e marcou a liberação de investimentos para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Porte III e de uma Maternidade de Baixo Risco. As estruturas deverão ser construídas em terreno próximo ao Hospital Regional de Toledo (HRT). Complexo de Saúde  Durante a solenidade, o secretário Beto Preto também oficializou o investimento de R$ 6,8 milhões para que o município implante o Complexo Municipal de Saúde no Centro Administrativo Municipal Duílio Genari, no antigo prédio do Super Muffato, na Avenida Maripá. O local deverá concentrar a Central de Especialidades, o Ambulatório Materno Infantil (AMI), e um Ambulatório Pediátrico. AME Porte III  A obra contará com investimento...