Pular para o conteúdo principal

Universidades estaduais do Paraná têm salto de 26% no número de doutores

O Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná soma 7.797 professores atuando em sete universidades mantidas pelo Governo do Estado, com campus distribuídos por 29 municípios de diferentes regiões. Praticamente todos os docentes possuem titulação de pós-graduação com doutorado, mestrado ou especialização, o que consolida a rede de ensino superior estadual como uma das mais qualificadas do Brasil. Esse avanço na titulação reforça a excelência do ensino público e contribui para a formação dos 86.777 universitários matriculados.

Os dados são da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e mostram um crescimento expressivo na qualificação do corpo docente entre 2018 e 2025. Há sete anos, as universidades estaduais somavam 4.853 doutores e 2.235 mestres. Hoje, esses números subiram para 6.127 doutores e 1.342 mestres, o que representa um aumento de 26% na quantidade de professores doutores e uma qualificação de mestres, indicando o avanço dos docentes em direção ao doutorado.

Segundo o diretor de Ensino Superior da Seti, Michel Jorge Samaha, o avanço da titulação dos docentes demonstra o comprometimento com a excelência acadêmica. “O avanço da qualificação do corpo docente das universidades estaduais reflete o investimento contínuo do Estado no coração da universidade, porque sem professores preparados não haveria ensino de qualidade, nem pesquisa relevante ou extensão transformadora”, afirma o gestor.

“A qualificação é importante para o fortalecimento do sistema público de ensino, que gera impacto direto no desenvolvimento sustentável do Paraná e do Brasil”, complementa.

EVOLUÇÃO 

As universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) estão entre as instituições que mais concentram professores doutores, reunindo juntas mais de 40% do total da rede. Em comparação a 2018, a UEM ampliou o quadro de doutores de 1.214 para 1.402 e a UEL passou de 1.243 para 1.305. As universidade estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) também apresentaram avanços significativos, ampliando o número de doutores de 545 para 712 e de 805 para 933, respectivamente.

Seguindo essa trajetória de qualificação, as universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) registraram crescimento consistente na qualificação dos docentes ao longo dos últimos anos. Na Unicentro, o número de professores doutores passou de 482 em 2018 para 687 em 2025, enquanto na UENP o total dobrou, saltando de 172 para 344 doutores. Já a Unespar apresentou crescimento ainda mais acentuado, com 744 docentes doutores, frente aos 392 registrados em 2018.

MODELO 

Com o maior número de universidades estaduais do País, o Paraná se destaca pelo modelo de interiorização do ensino superior público, que leva oportunidades de formação para diferentes regiões. O objetivo é democratizar o acesso à educação e consolidar o conhecimento como base do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Nesse contexto, o sistema estadual oferta centenas de cursos de graduação e pós-graduação que atendem às demandas regionais e fortalecem o desenvolvimento local.

"Além de atividades de ensino, os professores das universidades estaduais se dedicam, ainda, ao desenvolvimento de pesquisas e à realização de projetos de extensão, que aproximam o conhecimento acadêmico das comunidades locais. Na prática, essas ações fortalecem a produção científica e tecnológica, estimulam a inovação e promovem impactos diretos na sociedade paranaense, em áreas como saúde, educação, meio ambiente, agricultura e cultura", afirma o diretor Michel Samaha.

Viver Toledo - Ano 16

Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo realiza Dia D de vacinação neste sábado (18)

  Neste sábado (18), todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Toledo e algumas do interior realizarão o “Dia D” de vacinação, quando todas as unidades abrirão excepcionalmente para atender o público. A mobilização especial ocorrerá das 8h às 17h em todas as UBS do município, com exceção das localizadas nos distritos de Dez de Maio, Boa Vista, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que funcionarão das 8h às 13h. O objetivo é ampliar o acesso da população às vacinas e aumentar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução ou disseminação de doenças já controladas, como o sarampo. A Campanha Nacional de Multivacinação segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Entre elas, doses contra hepatite A e B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19. A orientação das autorid...

Mais um grande evento agita o Píer Santa Maria neste sábado (18)

  Depois de Zezé Di Camargo e Luciano, e Paulo Ricardo, chegou a vez Dilsinho e Atitude 67 agitarem o Píer Santa Maria. Neste sábado (18), quem curte o melhor pagode não pode deixar de participar da festa, que terá ainda o Grupo Cativa Samba embalando a festa após os shows. E semana que vem, para fechar outubro com chave de ouro, o Empório recebe o Country Beat, na sexta dia 24, e o esperado West Steak Festival no Píer, no sábado, dia 25. Um super evento Open Food e Open Bar com mais de 25 estações para você viver uma experiência gastronômica sem igual. No cardápio: cordeiro patagônico, panceta pururuca, tilápia no espeto, pirarucu, bisret, pork ribs, loli pop, hamburguers bovino e suíno, carne de onça, arroz caldoso, espetinho gourmet, bife de chorizo com creme de shitake e gorgonzola, short ribs, matambrito, salmão, fraldinha no varal, jacaré no varal, choripan, ossobuco com polenta, cupim, costela no carrossel, tortilla com pulled pork, sushi, ceviche, e sobremesas: panqueca dom...

Com baixa taxa de desocupação, Toledo se destaca em levantamento do IBGE

Toledo voltou a aparecer em posição de destaque em um levantamento nacional. Segundo a mais recente edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados referentes ao segundo trimestre deste ano, o município apresentou uma das menores taxas de desocupação do Paraná e do Brasil. De acordo com o estudo, apenas 2,7% da força de trabalho toledana estava desempregada no período analisado – o equivalente a 2.341 pessoas, de um total de 85.979 economicamente ativas. Entre os 22 municípios paranaenses que tinham mais de 100 mil habitantes em 2022, Toledo ocupa o segundo lugar em termos de menor índice de desocupação, ficando atrás apenas de Apucarana (2,6%). Nível nacional – A performance local também se destaca em nível nacional: Toledo aparece na 21ª posição entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O “Top 5” paranaense é completado por Cascavel (25º lugar, com taxa de desocup...