Pular para o conteúdo principal

ABETTOL utiliza psicologia do esporte como ferramenta na preparação de atletas

Com o intuito de oferecer um suporte ainda maior na reta final de preparação para uma competição importante, os beach tenistas da Associação do Beach Tennis de Toledo (ABETTOL), durante a quarta-feira (29), participaram de um trabalho de psicologia aplicada ao esporte. Além de acompanhar o treinamento, uma profissional da área vai integrar a comissão técnica durante as disputas do Interclubes Fiat Regional de Beach Tennis, disputado na Arena Olinda, entre os dias 30/10 e 02/11. Aproximadamente 60 competidores representarão a ABETTOL no torneio.

O objetivo, conforme o técnico Fábio Bento, é atender os competidores em todas as suas necessidades, inclusive o suporte psicológico. “A saúde mental tem recebido atenção crescente, pois reconhecemos que, antes de serem atletas, são indivíduos, seres humanos. Por isso, nosso foco está no desenvolvimento pessoal e, consequentemente, isso se reflete na carreira”. Bento ainda acrescentou que ao promover o bem estar individual, a autoconfiança e a conduta ética, o atleta estará em melhores condições de alcançar seu potencial máximo. 

Em relação à disputa do Interclubes, Fábio explicou que a psicóloga do esporte, Gabriela Pegoraro, vai integrar a comissão técnica. “Além desse trabalho durante a preparação para a competição, nós queremos oferecer aos nossos quase 60 inscritos um suporte técnico bem estruturado e colaborativo, promovendo um ambiente harmonioso. Já alinhamos algumas estratégias para aplicarmos durante as disputas”, comentou.  
O trabalho, tanto durante os treinamentos quanto na competição, segundo a psicóloga Gabriela, não se restringe ao atleta individualmente. “Antes de ser atleta, o indivíduo é uma pessoa. Por isso buscamos compreender todos os aspectos que o compõem. Isso engloba o bem-estar físico, mental e social. O trabalho da psicologia visa agregar valor em todas as esferas da vida do indivíduo. O âmbito esportivo é o nosso foco, mas observamos a pessoa em sua totalidade”, disse.

A psicóloga ainda comentou que na reta final de preparação para um certame importante é fundamental entender como cada atleta reage e quais emoções estão envolvidas. “Vale para o treino e para a competição. Alguns atletas se sentem mais à vontade em campeonatos, enquanto outros podem sentir mais pressão e nervosismo. O objetivo é entender o funcionamento individual de cada um e extrair o máximo”, salientou. 

Gabriela ainda lembrou que para o torneio, o principal desafio é não despertar grandes emoções. “O foco é direcionado para esses momentos finais. Entender esse aprimoramento dos treinos, os últimos detalhes, e fazer com que ele aplique tudo isso e se sinta confiante. Portanto, nessa fase final, buscamos o manejo das emoções, para que o atleta entre na competição o mais regulado e equilibrado possível, mas sem ignorar as emoções. A ideia não é fingir que não existem, mas sim aprender a lidar com elas”, concluiu.

Durante o trabalho de psicologia, Gabriela e Fábio Bento realizaram atividades em grupos divididos entre atletas mais jovens, das categorias de base, e os adultos, com diferentes abordagens. Fábio lembrou que isso faz parte de ações desenvolvidas a partir de projetos apoiados pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE), com o suporte da Copel, da Sferriê, Carolina e da Unibaby. Além disso, o projeto ainda tem a parceria do Esporte Cidadão, promovido pela Prefeitura de Toledo, e da Planeta Sport Indoor.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...

Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste reforça impacto positivo na saúde materno-infantil

  A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.  Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas. Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fort...