Pular para o conteúdo principal

ABETTOL utiliza psicologia do esporte como ferramenta na preparação de atletas

Com o intuito de oferecer um suporte ainda maior na reta final de preparação para uma competição importante, os beach tenistas da Associação do Beach Tennis de Toledo (ABETTOL), durante a quarta-feira (29), participaram de um trabalho de psicologia aplicada ao esporte. Além de acompanhar o treinamento, uma profissional da área vai integrar a comissão técnica durante as disputas do Interclubes Fiat Regional de Beach Tennis, disputado na Arena Olinda, entre os dias 30/10 e 02/11. Aproximadamente 60 competidores representarão a ABETTOL no torneio.

O objetivo, conforme o técnico Fábio Bento, é atender os competidores em todas as suas necessidades, inclusive o suporte psicológico. “A saúde mental tem recebido atenção crescente, pois reconhecemos que, antes de serem atletas, são indivíduos, seres humanos. Por isso, nosso foco está no desenvolvimento pessoal e, consequentemente, isso se reflete na carreira”. Bento ainda acrescentou que ao promover o bem estar individual, a autoconfiança e a conduta ética, o atleta estará em melhores condições de alcançar seu potencial máximo. 

Em relação à disputa do Interclubes, Fábio explicou que a psicóloga do esporte, Gabriela Pegoraro, vai integrar a comissão técnica. “Além desse trabalho durante a preparação para a competição, nós queremos oferecer aos nossos quase 60 inscritos um suporte técnico bem estruturado e colaborativo, promovendo um ambiente harmonioso. Já alinhamos algumas estratégias para aplicarmos durante as disputas”, comentou.  
O trabalho, tanto durante os treinamentos quanto na competição, segundo a psicóloga Gabriela, não se restringe ao atleta individualmente. “Antes de ser atleta, o indivíduo é uma pessoa. Por isso buscamos compreender todos os aspectos que o compõem. Isso engloba o bem-estar físico, mental e social. O trabalho da psicologia visa agregar valor em todas as esferas da vida do indivíduo. O âmbito esportivo é o nosso foco, mas observamos a pessoa em sua totalidade”, disse.

A psicóloga ainda comentou que na reta final de preparação para um certame importante é fundamental entender como cada atleta reage e quais emoções estão envolvidas. “Vale para o treino e para a competição. Alguns atletas se sentem mais à vontade em campeonatos, enquanto outros podem sentir mais pressão e nervosismo. O objetivo é entender o funcionamento individual de cada um e extrair o máximo”, salientou. 

Gabriela ainda lembrou que para o torneio, o principal desafio é não despertar grandes emoções. “O foco é direcionado para esses momentos finais. Entender esse aprimoramento dos treinos, os últimos detalhes, e fazer com que ele aplique tudo isso e se sinta confiante. Portanto, nessa fase final, buscamos o manejo das emoções, para que o atleta entre na competição o mais regulado e equilibrado possível, mas sem ignorar as emoções. A ideia não é fingir que não existem, mas sim aprender a lidar com elas”, concluiu.

Durante o trabalho de psicologia, Gabriela e Fábio Bento realizaram atividades em grupos divididos entre atletas mais jovens, das categorias de base, e os adultos, com diferentes abordagens. Fábio lembrou que isso faz parte de ações desenvolvidas a partir de projetos apoiados pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (PROESPORTE), com o suporte da Copel, da Sferriê, Carolina e da Unibaby. Além disso, o projeto ainda tem a parceria do Esporte Cidadão, promovido pela Prefeitura de Toledo, e da Planeta Sport Indoor.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biopark anuncia expansão de tecnologia de queijos premiados para todo o Paraná

Ecossistema eleito o melhor hub de inovação do país em 2025 escala seu modelo de biotecnologia premiado internacionalmente para fortalecer a competitividade de produtores em todas as regiões do estado Queijos finos: Biopark dá suporte a pequenos produtores Eleito pela Anprotec como o melhor Hub de Inovação do Brasil em 2025, o Biopark inicia o calendário de 2026 com um anúncio estratégico para o agronegócio. Durante o Show Rural Coopavel, o ecossistema oficializa a expansão do Projeto Queijos Finos para outras regiões do Estado. A iniciativa, que já soma 72 medalhas internacionais, passa a integrar as políticas de desenvolvimento do Governo do Paraná.   A oficialização ocorre na terça-feira (10), às 9h, com a participação das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento (Seab), Indústria e Comércio (Seic) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além de parceiros como IDR-PR, Sebrae/PR, Fundação Araucária e Prefeitura de Toledo. O objetivo é levar a biotecnologia des...

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Governo do Estado autoriza obra do Ambulatório de Especialidades e Maternidade em Toledo

Foi realizada na quinta-feira (5), no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, a solenidade de assinatura da autorização para a execução de obras na área da saúde no município, que somam mais de R$ 20 milhões. O ato foi conduzido pelo secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, e marcou a liberação de investimentos para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Porte III e de uma Maternidade de Baixo Risco. As estruturas deverão ser construídas em terreno próximo ao Hospital Regional de Toledo (HRT). Complexo de Saúde  Durante a solenidade, o secretário Beto Preto também oficializou o investimento de R$ 6,8 milhões para que o município implante o Complexo Municipal de Saúde no Centro Administrativo Municipal Duílio Genari, no antigo prédio do Super Muffato, na Avenida Maripá. O local deverá concentrar a Central de Especialidades, o Ambulatório Materno Infantil (AMI), e um Ambulatório Pediátrico. AME Porte III  A obra contará com investimento...