A Prefeitura de Toledo lamenta a morte do empresário e pioneiro Levino José Sperafico, um dos nomes mais influentes na formação econômica do Oeste do Paraná. Ele tinha 80 anos e faleceu na madrugada desta quinta-feira (11) em São Paulo, onde estava em tratamento médico.
A família está organizando os trâmites para o traslado do corpo a Toledo e já decidiu que o velório será realizado a partir das 6h desta sexta-feira (12) na Paróquia Menino Deus, igreja católica do Jardim Porto Alegre. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em data e horário a ser confirmado.
A administração municipal manifesta pesar e solidariedade aos familiares e amigos, especialmente à esposa Amália e aos quatro filhos que são frutos deste matrimônio: Denis, Dalton, Alexandre e Marcos. Também exalta a contribuição de Levino José Sperafico para o desenvolvimento regional, legado este que foi reconhecido, em 2018, com a entrega, pela Câmara de Vereadores, do título de Cidadão Honorário de Toledo ao empresário.
Biografia
Nascido em Santa Rosa (RS), Levino chegou a Toledo ainda menino, em 1957, quando seus pais, Ismael Vicente e Olinda Joanina Sperafico, se instalaram no distrito de Vila Nova com os oito filhos – entre eles, o deputado federal Dilceu Sperafico. Ainda jovem, Levino iniciou sua trajetória no setor produtivo ajudando o pai na compra e venda de suínos, viajando sozinho por longas distâncias.
Em 1965, acompanhando a modernização agrícola e a demanda por madeira, a família abriu a Serraria Rio Guaçú Ltda., no distrito de Novo Sobradinho. O negócio foi o primeiro passo de um grupo empresarial que se diversificou e permanece sólido até hoje.
Visionário, Levino esteve entre os sócios-fundadores da Cooperativa Agroindustrial de Toledo (Coopagro), onde também exerceu a presidência. Em 1973, ampliou a atuação do grupo empresarial familiar com a criação da Sperafico Agroindustrial Ltda., voltada à mecanização e à produção de sementes certificadas.
Nas décadas seguintes, o grupo ingressou em novos segmentos, como transporte de grãos, representações comerciais, armazenamento e, nos anos 1990, o setor industrial. Além da atuação empresarial, Levino era reconhecido por manter forte vínculo com a comunidade e com a vida religiosa, apoiando obras como igrejas, escolas, hospitais e iniciativas sociais.


.jpg)



Comentários
Postar um comentário