Pular para o conteúdo principal

Referência no Brasil, Paraná realiza mais de 1,7 mil transplantes em 2025

O Paraná é referência em captação e transplante de órgãos no país. Em 2025, até o mês de novembro, o Estado realizou 1.715 transplantes. De acordo com o Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), foram realizados 410 transplantes de rim, 264 de fígado, 29 de coração, 8 de pâncreas/rim, 4 de fígado/rim e mil transplantes de córnea.

Em 11 meses de 2025, o Estado contabilizou 425 doações efetivas de órgãos, que permitiram a realização dos procedimentos e até mesmo o envio de órgãos para que a cirurgia fosse realizada em outros estados. Com uma doação, pode ser captado até 8 órgãos e tecidos, como pele, ossos e córneas, garantindo assim a chance de vida para inúmeras pessoas.

O SET/PR está estruturado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em quatro unidades regionais: as Organizações de Procura de Órgãos – OPOs localizadas em Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba que trabalham na busca de órgãos em 70 hospitais notificantes.

“O Paraná tem uma rede de captação de órgãos, transporte e realização de transplante muito eficaz, o que garante ao Estado a eficiência nesses procedimentos", destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "Nosso Sistema Estadual de Transplantes trabalha integrado, são 34 equipes transplantadores de órgãos e 72 de tecidos, além dos nossos laboratórios. São cerca de 700 profissionais envolvidos em todo o processo”, enfatiza o secretário.

Segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), elaborado pela da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado realizou ainda, até o mês de setembro, 325 transplantes de medula óssea.

REFERÊNCIA 

Em 2024, de acordo com o RBT, o Paraná foi o Estado com o maior número de doadores de órgãos por milhão de população (pmp), alcançando uma média 42,3 pmp, número muito superior à média brasileira que foi de 19,2 pmp.

Os dados parciais de 2025, abrangendo os nove primeiros meses do ano no relatório da ABTO, apontam que o Paraná ocupava até aquele período a segunda colocação com 39,7 pmp, ficando atrás de Santa Catarina, com 43,7 pmp. Os dados do Sistema Estadual de Transplantes até novembro apontam uma elevação, com um índice de 40,5 pmp. O Paraná tem o dobro de doadores da média brasileira, que é de 20,2 pmp.

CAPTAÇÃO 

Em 2025, o Hospital Regional de Ivaiporã e o Hospital de Francisco Beltrão realizaram pela primeira vez uma captação múltipla de órgãos e tecidos para transplantes.

“A captação foi possível com o auxílio e o comprometimento da equipe multiprofissional dos hospitais, o apoio da OPO e da Central de Transplantes e o empenho das equipes envolvidas, que são qualificadas e dedicadas e conduzem cada etapa com ética, sensibilidade e profundo respeito por todos os envolvidos”, ressalta o secretário Beto Preto.

Em Ivaiporã, foram coletados rins e córneas, já em Francisco Beltrão, a captação envolveu fígado e rins. A captação dos órgãos só ocorre depois da autorização da família, em um processo que envolve acolhimento e entrevistas feitas por pessoal altamente capacitado para essa ação. Mesmo que o doador demonstre seu desejo em vida, é a família que dará a autorização para a doação.

No Paraná, a abordagem profissional e humanizada tem se mostrado mais eficaz quando comparada a outros estados, o que garantiu ao estado a menor taxa de recusa familiar do País em 2024: apenas 28%, comparada à média nacional de 46%. Os dados parciais de 2025 mantêm o Paraná com a menor taxa de recusa, ao lado de Santa Catarina, com 30%. A média nacional é de 45%.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se prepara para o seu tradicional show pirotécnico

A queima de fogos na virada do ano é um dos eventos mais aguardados no calendário do município de Toledo. Com 14 minutos de show pirotécnico de baixo estampido, a expectativa é que o evento atraia mais de 40 mil pessoas e movimente a rede hoteleira do município, impactando positivamente a economia da cidade. A organização logística para os festejos iniciarão na próxima terça-feira (30), com o fechamento parcial da rua Raimundo Leonardi, entre as rua Dom Pedro ll e a rua Pedro dos Santos Ramos, especificamente em frente ao Horto Florestal para o início da instalação dos fogos. Na quarta-feira (31), os acessos de veículos ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, incluindo o Horto Municipal, serão bloqueados a partir das 13h, e o tráfego na Avenida Parigot de Souza e na Rua Dom Pedro II será parcialmente suspenso às 16h.  Os fogos serão disparados em frente ao Horto Florestal do Parque ecológico Diva Paim Barth e estarão cercados por viaturas dos dois sentidos da via, bloqueando a passage...

Monumento das Cooperativas é inaugurado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Com a presença de autoridades e lideranças locais, foi realizada a inauguração do Monumento das Cooperativas, instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo/PR, na última segunda-feira (29). A concepção do projeto foi uma proposta de 11 cooperativas da cidade, são elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime, que há 10 anos consecutivos se unem para realizarem ações conjuntas em prol do Dia de Cooperar – o Dia C - a maior mobilização de voluntariado do cooperativismo brasileiro. Em virtude deste ano ser declarado pela ONU como ‘Ano Internacional das Cooperativas’, uniram-se e apresentaram à prefeitura o projeto de instalação do Monumento. A obra foi custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura de Toledo. “Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido mundial e localmente. Temos um papel vital no desenvolvimento sustentável das regiões onde atuamos em dimensõe...

Programa Nascer Bem da Unimed Costa Oeste reforça impacto positivo na saúde materno-infantil

  A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.  Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas. Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fort...