Pular para o conteúdo principal

Empreende Toledo será lançado dia 27

 

Microempreendedores individuais (MEIs) de Toledo que buscam avançar em seus negócios terão, no dia 27 de fevereiro, uma oportunidade de qualificação. A partir das 8h30, no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, será lançado o programa “Empreende Toledo: Fomento ao pequeno negócio”, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), por meio da Sala do Empreendedor. A participação é gratuita e aberta também a proprietários de microempresas (ME) e trabalhadores informais.

De acordo com o diretor de Indústria e Comércio da Deseco, Rodrigo Souza, a proposta foi estruturada como uma política pública permanente de fortalecimento dos pequenos negócios no município. “Nosso objetivo é apresentar uma formação consolidada através de um processo de caminhada onde mês a mês o empreendedor vai aprendendo e se desenvolvendo”, pontua, ao explicar que o programa foi desenhado para estimular a organização e o planejamento das empresas. “A formação é importante para o empreendedor, pois no dia a dia ele trabalha muito voltado apenas no negócio e às vezes esquece essa organização e o planejamento do desenvolvimento como um todo”, acrescenta.

Apoio 
O evento de lançamento terá como atividade central a palestra “Novas competências para os profissionais do futuro”, ministrada por instrutor (a definir) do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Paraná (Sebrae/PR), parceiro da iniciativa ao lado da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec).

Na ocasião, também será realizado um levantamento para identificar os segmentos que mais demandam capacitação, subsidiando as próximas ações da secretaria. “O lançamento também será uma oportunidade de fazermos um levantamento para vermos quais os setores mais demandam deste apoio”, observa Rodrigo, ao relacionar a iniciativa ao cenário local, que conta com cerca de 12 mil MEIs e apresenta alto índice de encerramento das atividades após, em média, três anos. “Entendemos que isso ocorre porque tem faltado uma formação e uma organização, não somente financeira, mas de como você desenvolve o seu negócio e cria uma visão macro para conseguir avançar”, avalia.
Caminhada 
O lançamento marca o início de uma jornada de desenvolvimento empresarial que será ofertada ao longo de 2026. Estruturado em dez encontros mensais, o Empreende Toledo propõe um percurso orientado, com etapas sequenciais que conduzem o participante desde a sensibilização inicial até a consolidação do negócio, incluindo geração de oportunidades, acesso a mercado e aproximação com crédito. Entre os temas previstos estão diagnóstico do negócio, mentalidade empreendedora, gestão financeira descomplicada, marketing digital e presença online, vendas e atendimento de excelência, planejamento estratégico simplificado, autogestão e produtividade, inovação em produtos e serviços, legalidade e organização empresarial e rodada de negócios e crédito – todos conduzidos por instrutores do Sebrae/PR.

A proposta está alinhada ao Planejamento Estratégico da Sala do Empreendedor para o período de 2026 a 2028 e aos eixos de educação empreendedora, ambiente de negócios e transformação digital. Para o diretor da Deseco, a evolução dos pequenos negócios também impacta diretamente o desenvolvimento econômico do município. “Permitir que os pequenos negócios evoluam é parte de uma política pública do município, que também se beneficia com o aumento da arrecadação”, ressalta Rodrigo.
Inscrições 
Embora o evento tenha entrada franca, o número de vagas é limitado. Por isso, a orientação é que os interessados realizem o quanto antes a pré-inscrição pelo link https://forms.gle/R1xH8q7qwyb61TvA6. “O objetivo da secretaria é fomentar o pequeno e fazer com que ele consiga crescer e evoluir dentro desse mercado”, salienta Rodrigo, ao reforçar que todas as etapas do programa serão oferecidas sem custos aos participantes.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deputado Sperafico assina PEC que propõe responsabilização penal de menores por crimes hediondos

Deputado Dilceu Sperafico O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas-PR) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), que propõe a redução excepcional da maioridade penal em situações específicas de crimes hediondos e de crueldade extrema contra pessoas e animais.   A iniciativa altera o artigo 228 da Constituição Federal, que hoje estabelece a inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, para admitir exceção estritamente delimitada, sem extinguir a regra geral. Segundo Sperafico, a proposta “não extingue a inimputabilidade penal, não generaliza a redução da maioridade penal e não criminaliza a infância”.   O parlamentar destaca que a PEC remete a regulamentação a Lei Complementar, o que, segundo ele, preserva flexibilidade normativa, garante debate técnico aprofundado e impede interpretações ampliativas ou arbitrárias, assegurando o devido processo legal, a ampla defesa e as proteções próprias da pessoa em desenvol...

Sperafico acompanha e prioriza projetos do agronegócio na agenda legislativa de 2026

Adaptação à reforma tributária, sustentabilidade, crédito rural e segurança no campo como prioridades da pauta legislativa estão entre os destaques Deputados Pedro Lupion, presidente da FPA e Dilceu Sperafico De acordo com Sperafico, os temas centrais envolvem a adaptação à reforma tributária, a modernização da legislação de sementes, a sustentabilidade ambiental e a ampliação do crédito rural. “O agronegócio brasileiro precisa de um ambiente legal mais moderno, previsível e compatível com a realidade do produtor rural”, afirmou.   O parlamentar destaca que diversos projetos em debate tratam diretamente do uso da terra, propriedades rurais, produção orgânica e regularização fundiária. “São temas essenciais, profundamente ligados ao agronegócio e à segurança jurídica no campo”.   Entre as proposições, Sperafico citou o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, além daquele que altera a legislação fundiária para estabelecer a Fração Mín...

Toledo avança na alfabetização e eleva índice da Prova Fluência no 2º ano

O Município de Toledo registrou crescimento significativo nos indicadores de alfabetização dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental. O índice da Prova Fluência — avaliação que mede a proficiência leitora das crianças — subiu de 6,5 para 7,4, evidenciando o avanço da rede municipal na consolidação da alfabetização na idade adequada. De acordo com a secretária da Educação, Janice Salvador, o resultado é consequência de um trabalho estruturado e contínuo desenvolvido pelas escolas, equipes pedagógicas e Secretaria da Educação. “Atribuímos esse avanço a um trabalho sistemático, planejado e articulado da rede municipal, com foco na alfabetização na idade certa. Houve alinhamento curricular, acompanhamento pedagógico contínuo, formação continuada e monitoramento frequente dos indicadores de aprendizagem, uma preocupação da gestão do prefeito Mario Costenaro”, destaca. Segundo a secretária, entre as ações decisivas para o desempenho estão a implementação de avaliações diagnósticas perió...