Bolsonaro faz aniversário e vai a encontro com presidentes no Chile
![]() |
| Presidente completa 64 anos e tem agenda no Chile (Alan Santos/PR) |
Após
uma visita oficial de três dias aos Estados Unidos, a primeira de seu mandato,
o presidente Jair Bolsonaro embarca hoje (21) para o Chile, onde participa, no
dia seguinte, da Cúpula Presidencial de Integração Sul-Americana. Além do líder
brasileiro, participam do encontro os presidentes da Argentina, do Peru, da
Colômbia, do Paraguai, Equador e Chile, segundo informou o Palácio do Planalto.
O
destaque do encontro será o lançamento do Prosul, nova comunidade de países
latino-americanos que deverá substituir a União das Nações Sul-Americanas
(Unasul). O Prosul será formado por 12 países: Argentina, Brasil, Chile,
Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e
República Dominicana.
Em
entrevista, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que os
países que atualmente integram a Unasul, incluindo o Brasil, deverão deixar o
bloco de forma conjunta nas próximas semanas.
De
acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, a nova
comunidade de países é um marco para a cooperação e integração regional e terá
como princípios a defesa da democracia e dos direitos humanos. "O
propósito é criar um um novo marco, o Prosul, para melhor coordenação,
cooperação e integração regional, livre de ideologias, aberto a todos e cem por
cento comprometido com a democracia e os direitos humanos, conforme indicou o
presidente chileno Sebastian Piñera", afirmou.
Cronograma
A
chegada do presidente Jair Bolsonaro a Santiago está prevista para as 16h desta
quinta-feira. Às 19h, ele fará a usual transmissão ao vivo em sua página no
Facebook, que dura, em média, 15 minutos. O dia marca também o aniversário do
presidente, que completará 64 anos. Ele participará, à noite, de um jantar
oferecido pela embaixada brasileira. Integram a comitiva os ministros Augusto
Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Wagner Rosário
(Controladoria-Geral da União), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), além dos
deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Hélio Lopes (PSL-RJ). A
primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não viajará ao Chile, segundo informou o
porta-voz.
Amanhã
(22), o presidente participa da cúpula presidencial, no Palácio La Moneda, sede
do governo chileno. O encontro, que começa de manhã, prevê uma declaração
conjunta à imprensa no início da tarde, seguida de almoço oferecido aos chefes
de Estado pelo presidente anfitrião. No mesmo dia, Bolsonaro deverá conceder
entrevista exclusiva a um veículo de imprensa do Chile.
No
dia seguinte, Bolsonaro participa de um café da manhã com cerca de 20
empresários, a convite da Sociedade de Fomento Fabril do Chile (Sofofa), uma
das principais associações empresariais do país. Na sequência, ele se reúne, em
encontro bilateral, com o líder chileno Sebástian Piñera, no Palácio La Moneda.
Antes do encontro, deposita flores no monumento em homenagem ao libertador
chileno, o general Bernardo O'Higgins. Após almoço da comitiva brasileira com o
presidente Piñera, Bolsonaro e comitiva embarcam de volta ao Brasil. (Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência
Brasil)
Viver News – Wanderley Graeff c/
assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial
Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La
Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium,
Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed
Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort
& Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort










0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial