Estado reforça apoio ao desenvolvimento sustentável das cooperativas de alimentos
 |
| Foto: SEAB |
A
produção de alimentos de forma sustentável no Paraná foi parte do diálogo
estabelecido durante o Fórum ESG Frimesa, nesta terça-feira (29), no Centro de
Eventos do Sistema Fiep, em Curitiba. Diversos parceiros da Frimeza Cooperativa
Central apresentaram e discutiram boas práticas e compromissos nas áreas de
sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.
O
secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara,
lembrou que o Paraná foi reconhecido como o Estado mais sustentável do Brasil,
conforme apontou o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado na última
quarta-feira (23) em Brasília. “Temos uma agropecuária com base forte, com
jeito sustentável de gerar valor, oportunidades e centenas e milhares de
empregos”, acentuou.
Segundo
ele, ainda há ações a serem tomadas para melhorar o desempenho, como o
aproveitamento e uso racional da água, destinação correta aos dejetos,
agregação de valor a terras degradadas e mais aplicação de produtos biológicos
nas lavouras. “Mas temos que reconhecer o que já foi feito e o que somos”, disse.
De
acordo com o secretário, a Frimesa – uma central constituída pelas cooperativas
C.Vale, Copacol, Primato, Lar e Copagril –, com 45 anos de existência e dona do
maior frigorífico da América Latina, mostrou ser inovadora e empreendedora.
“Somos e queremos continuar sendo parceiros do time da Frimesa em todas as
iniciativas que visem gerar oportunidades para os paranaenses”, afirmou.
O
presidente-executivo da Frimesa, Elias José Zideck, disse que o evento é mais
uma forma de a empresa reforçar a determinação de estar à frente em projetos
que garantam futuro mais sustentável e inclusivo. “Enxergamos um horizonte que
se projeta para além de 2040”, disse. Ele afirmou os princípios de
desenvolvimento ambiental, social e de governança foram assumidos pela direção
e integram o planejamento estratégico. “Decidimos incorporar de corpo e alma o
conceito e essa cultura”, frisou.
O
presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, disse que as cooperativas
têm feito muito em termos de sustentabilidade. “Muito do que se fala sobre o
Brasil mundo afora é por falta de conhecimento”, criticou. “Falar em ESG para
nós soa como música porque é o que fazemos”. Segundo ele, pessoas que recebem
benefícios ficam agradecidas, mas as que recebem oportunidades de mudar a
condição social ficam felizes. “As cooperativas são especialistas em criar
oportunidades”.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e
Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial