Pular para o conteúdo principal

O Dia do Trabalhador na tragédia da pandemia de Covid-19

Por Dilceu Sperafico*
Para nosso alívio, orgulho e satisfação, o Paraná, o Oeste do Estado e Toledo, também conhecida como “cidade labor”, estão enfrentando com muita competência, determinação e solidariedade, uma das maiores tragédias da pandemia de Covid-19.
Trata-se do desemprego, devido às restrições impostas ao comércio e setor de prestação de serviços e o isolamento social da população, impedindo a presença de consumidores nos estabelecimentos.
Graças a esse diferencial e potencial de nossa economia, certamente temos muitas razões e motivações para comemorar o Dia do Trabalho ou do Trabalhador, neste dia 1º de maio.
Prova disso são dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostrando que o Paraná se destacou na Região Sul e foi o quarto Estado do País na geração de empregos formais, em março último.
Para isso, como sabemos, contribuíram muito o aumento da produção e das exportações do agronegócio e da agroindústria, que são destaques na economia do Oeste e de Toledo.
Exemplo desse privilégio da economia rural está no setor turístico, que no País já perdeu mais de 65 bilhões de reais com a pandemia.
O agravamento dos problemas sociais de Foz do Iguaçu, uma das maiores atrações do Estado e do País, é outra demonstração de que a produção, exportação e comércio de alimentos e derivados, além de matérias-primas, são atividades menos afetadas pela infecção do novo coronavírus em todo o planeta.
Conforme os dados do Caged, em março último o Paraná gerou 11.507 novas vagas de emprego formal, ficando atrás apenas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Segundo o levantamento, para a obtenção do saldo positivo, o Paraná registrou no período 126.517 admissões contra 115.010 demissões. Em fevereiro, havia elevado em 70% as contratações de janeiro, que ficaram em 24.342 vagas. Já com relação a fevereiro de 2020, o crescimento na geração de empregos formais no Estado foi de 68%.
Os setores que mais se destacaram na contratação de empegados no Paraná em fevereiro foram a prestação de serviços com 17.819 postos de trabalho e a indústria da transformação e agropecuária com 10.213 novos empregos.
No País, que se destacou no crescimento das exportações de grãos, carnes e derivados, em fevereiro último foram contratados 401.639 novos empregados, o melhor resultado para o mês em 30 anos, contra 184 mil em março.
De acordo com o Caged, no País em março foram contratados 1,6 milhão de trabalhadores formais e demitidos 1,4 milhão. Tais números merecem ser comemorados, porque em 2020 o Produto Interno Bruto (PIB), caiu 4,1% em relação a 2019, devido, inclusive, ao aumento do desemprego que atinge mais de 14 milhões de trabalhadores.
Com algum alívio na pandemia, parcela considerável da população de baixa renda, que hoje depende de auxílios emergenciais do poder público e solidariedade de instituições, empresas e cidadãos para sobreviver, ganharia poder de consumo.
Para isso, é fundamental o apoio à macroeconomia, estimulando o processo de diversificação produtiva e incentivando o setor industrial, que valoriza a produção primária e tem maior capacidade de gerar empregos, usufruindo dos benefícios do crescimento do mercado interno.
No caso, carnes de frangos e suínos e derivados, ovos, leite e outros alimentos produzidos com abundância e qualidade, no município, no Estado e no País.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado - E-mail: dilceu.joao@uol.com.br
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Mundo das Tintas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PP e União Brasil oficializam “Superfederação” e criam a maior força partidária do Congresso

Sperafico com deputados e lideranças - Divulgação O Progressistas (PP) e o União Brasil oficializaram nesta semana a criação da federação partidária União Progressista, que passa a ser a maior força política do país. O novo bloco reúne 109 deputados federais, 15 senadores, além de 1.350 prefeitos espalhados por todo o Brasil, consolidando também presença em seis governos estaduais.   O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) participou da convenção conjunta que sacramentou a união entre as duas legendas. Em seu discurso, destacou a importância histórica da medida.   “Estou no Progressistas desde sua fundação e vejo com bons olhos essa nova força política. No Paraná, temos 4 deputados federais e 7 estaduais. Isso mostra a nossa força e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirmou Sperafico, lembrando que a federação reforça o papel do partido no cenário nacional. Segundo o parlamentar, em seu sétimo mandato, o objetivo central da União Progressista se...

Sintomege avalia com trabalhadores desempenho na segunda safra de milho

O Sintomege – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Toledo e Região promoveu no último sábado, em sua sede, em Toledo, uma reunião de sua diretoria, encarregados nos diversos locais de trabalho e trabalhadores, com vistas a avaliar os resultados da última safra.   Na avaliação do presidente do Sintomege, Civaldo Martins de Lima, a finalização da segunda safra de milho trouxe excelentes resultados para os trabalhadores, que puderam agregar bons rendimentos. Atuando nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, onde a economia está fortemente vinculada ao agro, as cooperativas são as principais parceiras do Sintomege na demanda por mão de obra especializada. Entre elas estão: Primato, Coamo, C. Vale, Copacol, Lar, Coopertradição e Codepa.   “Os períodos de safra aumentam muito a contratação de mão de obra e só não colocamos mais pela falta de mão de obra”, afirma Civaldo. Segundo ele, a procura pelas empresas é grande devido ao conceito alcançado pelo ...

Feirinha Biopark movimenta a tarde de sábado (23) com atrações culturais e gastronômicas

Neste sábado (23), a partir das 15h30, a Queijaria Flor da Terra será palco de mais uma edição da Feirinha Biopakr, reunindo cultura, bem-estar e gastronomia em um único espaço. Com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, o evento promete uma tarde repleta de experiências para todas as idades. A programação inclui uma aula de yoga para iniciantes, ideal para quem deseja relaxar e cuidar da saúde. A imaginação também ganha destaque na roda de histórias com lendas do Paraná, trazendo um toque de tradição e encantamento ao encontro. As crianças terão um espaço especial com atividades no espaço kids totalmente gratuito, para se divertirem com segurança. Para animar o público, haverá show ao vivo durante a tarde, garantindo música e diversão. Além disso, diversos expositores estarão presentes com opções gastronômicas e artesanais, valorizando produtores locais e oferecendo ao público a chance de saborear e levar para casa produtos únicos. A Feirinha Biopark é uma oportunidade para re...