Pular para o conteúdo principal

O Dia do Trabalhador na tragédia da pandemia de Covid-19

Por Dilceu Sperafico*
Para nosso alívio, orgulho e satisfação, o Paraná, o Oeste do Estado e Toledo, também conhecida como “cidade labor”, estão enfrentando com muita competência, determinação e solidariedade, uma das maiores tragédias da pandemia de Covid-19.
Trata-se do desemprego, devido às restrições impostas ao comércio e setor de prestação de serviços e o isolamento social da população, impedindo a presença de consumidores nos estabelecimentos.
Graças a esse diferencial e potencial de nossa economia, certamente temos muitas razões e motivações para comemorar o Dia do Trabalho ou do Trabalhador, neste dia 1º de maio.
Prova disso são dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostrando que o Paraná se destacou na Região Sul e foi o quarto Estado do País na geração de empregos formais, em março último.
Para isso, como sabemos, contribuíram muito o aumento da produção e das exportações do agronegócio e da agroindústria, que são destaques na economia do Oeste e de Toledo.
Exemplo desse privilégio da economia rural está no setor turístico, que no País já perdeu mais de 65 bilhões de reais com a pandemia.
O agravamento dos problemas sociais de Foz do Iguaçu, uma das maiores atrações do Estado e do País, é outra demonstração de que a produção, exportação e comércio de alimentos e derivados, além de matérias-primas, são atividades menos afetadas pela infecção do novo coronavírus em todo o planeta.
Conforme os dados do Caged, em março último o Paraná gerou 11.507 novas vagas de emprego formal, ficando atrás apenas dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Segundo o levantamento, para a obtenção do saldo positivo, o Paraná registrou no período 126.517 admissões contra 115.010 demissões. Em fevereiro, havia elevado em 70% as contratações de janeiro, que ficaram em 24.342 vagas. Já com relação a fevereiro de 2020, o crescimento na geração de empregos formais no Estado foi de 68%.
Os setores que mais se destacaram na contratação de empegados no Paraná em fevereiro foram a prestação de serviços com 17.819 postos de trabalho e a indústria da transformação e agropecuária com 10.213 novos empregos.
No País, que se destacou no crescimento das exportações de grãos, carnes e derivados, em fevereiro último foram contratados 401.639 novos empregados, o melhor resultado para o mês em 30 anos, contra 184 mil em março.
De acordo com o Caged, no País em março foram contratados 1,6 milhão de trabalhadores formais e demitidos 1,4 milhão. Tais números merecem ser comemorados, porque em 2020 o Produto Interno Bruto (PIB), caiu 4,1% em relação a 2019, devido, inclusive, ao aumento do desemprego que atinge mais de 14 milhões de trabalhadores.
Com algum alívio na pandemia, parcela considerável da população de baixa renda, que hoje depende de auxílios emergenciais do poder público e solidariedade de instituições, empresas e cidadãos para sobreviver, ganharia poder de consumo.
Para isso, é fundamental o apoio à macroeconomia, estimulando o processo de diversificação produtiva e incentivando o setor industrial, que valoriza a produção primária e tem maior capacidade de gerar empregos, usufruindo dos benefícios do crescimento do mercado interno.
No caso, carnes de frangos e suínos e derivados, ovos, leite e outros alimentos produzidos com abundância e qualidade, no município, no Estado e no País.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado - E-mail: dilceu.joao@uol.com.br
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Mundo das Tintas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Toledo perde a pioneira Clenar Viezzer Formighieri

  Toledo lamentou hoje falecimento de Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, ocorrido nesta terça-feira (23), aos 83 anos. A pioneira estava internada em Cascavel por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.  Filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a família chegou em Toledo em 9 de fevereiro de 1948, oriundos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Clenar era a segunda filha do casal, atuou como cartorária e em 2022 recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados aos munícipes toledanos. Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região. Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período, Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ra

Deputado Sperafico anuncia recursos para asfalto e saúde de Marechal Cândido Rondon

Sperafico participou de reunião em Linha Arara - Divulgação O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) anunciou a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil para a execução de obras de pavimentação asfáltica da estrada ligando a sede do município de Marechal Cândido Rondon à localidade de Linha Arara. O parlamentar participou de reunião naquela comunidade, segunda-feira (22).   A destinação dos recursos atende ao pedido realizado ao deputado Sperafico pelo suplente de vereador Carlinhos Silva, visando a aplicação do asfalto sobre pedras irregulares na estrada de Linha Arara. O encontro contou com a participação expressiva da comunidade e também dos vereadores Vanderlei Sauer, Adriano Backes e Claudinho, além do suplente Carlinhos Silva. O secretário de Infraestrutura, João Carlos Klein, representou o prefeito Márcio Rauber. Recursos federais estão assegurados ao município Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de mais uma verba para Marechal Cândido Rondon. Serão R$ 2