Pular para o conteúdo principal

Projetos de responsabilidade social do Grupo Prati-Donaduzzi dão exemplo no cuidado às pessoas no período de pandemia

 

A rotina mudou, há mais de um ano as normalidades foram substituídas pelas adaptações. No Grupo Prati-Donaduzzi muitas medidas e protocolos foram adotados para que os colaboradores continuassem trabalhando em segurança para produzir saúde por meio de medicamentos para milhões de brasileiros. Além de levar saúde à população, a preocupação com as pessoas norteou as ações da área de Responsabilidade Social, que se adequou a esta realidade para cuidar do capital humano da empresa e da comunidade.
Uma simples ligação, um encontro virtual, um e-mail ou até mesmo uma conversa que respeite o distanciamento social fazem a diferença no dia a dia de quem tanto precisa ouvir: “Está tudo bem com você?”. O amparo para as pessoas se mostrou ainda mais necessário nesse momento, por isso, a área de Responsabilidade Social que prestava atendimentos diários, encontrou na tecnologia uma aliada para ficar ainda mais perto de quem precisou se afastar para se cuidar ainda mais.
Telecovid
Desde o início da pandemia, o serviço ‘Tele Covid’ entrou em cena para auxiliar todos os colaboradores que se afastaram da empresa com suspeita ou confirmação da doença. Humanizar as relações nestes momentos difíceis e auxiliar nas providências a serem tomadas fazem a diferença de quem está do outro lado da linha. Essa iniciativa foi reconhecida pelo Selo SESI ODS 2020 – Paraná.
“Há um compromisso em cada dose produzida e no amparo a quem faz tudo isso acontecer. Vivemos tempos de muita resiliência, adaptação e de pensamentos positivos que vai ficar tudo bem. O cuidado com as pessoas é da nossa cultura, agora evidenciado ainda mais”, conta a Supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon.

Gestação Segura
Mesmo diante da pandemia, diversos projetos continuam em andamento. Um deles é o Gestação Segura, voltado para colaboradoras e esposas de colaboradores que estão gestantes, o programa permite acesso a informações que vão desde o cuidado com a gestante, que estão trabalhando em casa, ao recém-nascido. Os encontros presenciais, que aconteciam na indústria, agora são realizados de forma virtual, mas com a mesma essência de proporcionar conhecimento sobre a gestação.
O Gestação Segura é um dos mais tradicionais programas realizados pela empresa, já acontece há mais de 14 anos e foi  reconhecido nacionalmente, com a conquista do Prêmio Bumerangue, promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, o Sindusfarma e o Prêmio Criança da Fundação Abrinq. A iniciativa também já foi agraciada diversas vezes com o Selo Sesi ODS do Paraná. Mais de duas mil gestantes já se capacitaram por meio dele.
Pessoas com deficiência
O cuidado também pode ser observado diante das Pessoas com Deficiência (PCDs) que trabalham no Grupo Prati-Donaduzzi. Mesmo com muitos PCDs sendo afastados do trabalho temporariamente devido às medidas de saúde, o projeto Prati Incluir, aproxima todos por meio de encontros virtuais. Os momentos se tornam uma ligação com os que permanecem na indústria e os que estão em suas casas. O projeto acompanha o desenvolvimento pessoal e profissional e permite o aprendizado sobre diversos assuntos trabalhados por profissionais convidados.
Empoderamento das mulheres
O isolamento social trouxe além de adaptações desafios a serem vencidos, como, por exemplo, a violência doméstica. Com o objetivo de informar as colaboradoras em relação à autonomia, empoderamento, saúde psicológica, direitos da mulher e combate à violência, a Prati-Donaduzzi realiza o Magnólias em Ação. No projeto são discutidos diversos temas sobre o assunto, principalmente onde buscar ajuda.

Comunidade
Os projetos realizados na comunidade em que a empresa está inserida também foram adaptados para continuar impactando a vida das pessoas. Todas as quartas-feiras o encontro está marcado com as detentas da 20ª Subdivisão Policial de Toledo por meio do projeto Recomeçar. A indústria leva até as mulheres que cumprem pena no espaço a possibilidade de realizar trabalhos com foco na reinserção social e ao mercado de trabalho. Através de encontros online, profissionais convidados passam informações às mulheres, principalmente sobre saúde mental.  Há mais de uma década sendo realizado, o projeto já transformou a vida de centenas de mulheres.
No espaço também acontece outro projeto, o Colmeias, que é focado na reinserção social de algumas detentas. Idealizado pelo Grupo Prati-Donaduzzi a iniciativa conta com o apoio do Conselho da Comunidade, Departamento Penitenciário (Depen) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
Nesse projeto algumas detentas atuam na montagem de colmeias, que são materiais utilizados dentro de caixas em que são armazenados os medicamentos, principalmente tubos de pomadas e frascos e que garantem a organização e integridade do medicamento. A Centralpack – empresa de embalagens do Grupo Prati-Donaduzzi, corta as folhas com o formato em um equipamento de corte e vinco e as detentas montam as colmeias na delegacia.
Essas colmeias são produzidas pela Centralpack e então fornecidas para a Prati-Donaduzzi que as utiliza no processo de fabricação de medicamentos.  Elas realizam uma jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e recebem um pagamento pela atividade e o abatimento da pena, para cada três dias trabalhados, é reduzido um. 

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob Meridional






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Toledo perde a pioneira Clenar Viezzer Formighieri

  Toledo lamentou hoje falecimento de Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, ocorrido nesta terça-feira (23), aos 83 anos. A pioneira estava internada em Cascavel por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.  Filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a família chegou em Toledo em 9 de fevereiro de 1948, oriundos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Clenar era a segunda filha do casal, atuou como cartorária e em 2022 recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados aos munícipes toledanos. Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região. Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período, Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ra

Deputado Sperafico anuncia recursos para asfalto e saúde de Marechal Cândido Rondon

Sperafico participou de reunião em Linha Arara - Divulgação O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) anunciou a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil para a execução de obras de pavimentação asfáltica da estrada ligando a sede do município de Marechal Cândido Rondon à localidade de Linha Arara. O parlamentar participou de reunião naquela comunidade, segunda-feira (22).   A destinação dos recursos atende ao pedido realizado ao deputado Sperafico pelo suplente de vereador Carlinhos Silva, visando a aplicação do asfalto sobre pedras irregulares na estrada de Linha Arara. O encontro contou com a participação expressiva da comunidade e também dos vereadores Vanderlei Sauer, Adriano Backes e Claudinho, além do suplente Carlinhos Silva. O secretário de Infraestrutura, João Carlos Klein, representou o prefeito Márcio Rauber. Recursos federais estão assegurados ao município Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de mais uma verba para Marechal Cândido Rondon. Serão R$ 2