Pular para o conteúdo principal

Urgente: morre em Toledo o radialista Teo de Andrade


Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo
Um dos mais antigos profissionais do rádio toledano, o comunicador Teófilo Ruiz de Andrade, o Teo, anunciou em março de 2023 que a sua carreira estava inevitavelmente encerrada. E no início da madrugada desta sexta-feira (12), ele faleceu aos 78 anos, na Clínica Intensicor.

Teo passou por cirurgias nos últimos anos e estava em tratamento de um câncer na língua, que havia operado pela primeira vez em 6 de julho de 2022. Ele realizaria um segundo procedimento.
 
A triste realidade da doença que comoveu aqueles que conviveram profissional e socialmente com Téo, foi anunciada pelo próprio locutor através de texto de sua autoria, lido no ar numa manhã de um sábado, em março de 2023, pelo radialista Nésio Luís, no programa Plano Geral, da Rádio União, emissora à qual ele prestou serviços até se afastar para o tratamento da doença.
 
Na mensagem, Téo comentou das alegrias que viveu no rádio com seus milhares de ouvintes, se dizendo o mais feliz dos locutores, e da saudade da rotina do dia a dia na convivência com colegas de trabalho. Ele também agradeceu às orações e vibrações positivas que recebia e salientou que a ansiedade e esperança de poder voltar à comunicação foi sempre muito grande, o que não foi possível depois de 35 dolorosas sessões de quimioterapia, que não solucionaram a doença, o mesmo ocorrendo com a cirurgia realizada no ano passado.
 
“A grande ironia do destino é que o órgão que me possibilitou a alegria da comunicação, e me possibilitou por o pão na mesa durante anos, deve ser totalmente removido na tentativa de acabar com o mal”, escreveu Téo.
 
“Muitos me perguntam como suportar essa carga tão pesada com essa serenidade. No começo, perdemos o chão. Sim, sofri muito”, diz, aludindo ainda ao sofrimento que atinge toda a família. Mais adiante, ele comenta da aceitação, citando que Deus tem propósitos para cada um dos seus filhos. “Temos, nessa viagem terrena, a hora para chegar e hora de partir e o que peço a Deus é muita força para fazer essa passagem”, afirmou, referindo-se à hora de cada um.
 
Téo de Andrade chegou a Toledo em 1978, procedente de Maringá. Na Rádio União comandou um programa popular de grande sucesso do rádio regional. Numa das ações realizadas no programa, chegou a receber cerca de 5 mil cartas, numa época que o celular ainda estava longe de ser popularizado . Ele também atuou na crônica esportiva, além da União, nas rádios Guaçu e Integração.

Teo foi fundador e dirigente da Associação Toledana de Imprensa.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr.
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

  1. Salve graeff,vamos torcer que o theo se recupere,e aproveite a vida pelos proximos anos,tudo dará certo,com os pensamentos positivos,em Deus,Jesus,e Nossa Senhora....

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito eu Também esto passando bor un Canser não é fasel

    ResponderExcluir
  3. Convivi mais com o Teo na ATI-Associação Toledana de Imprensa quando integrou as diretorias da Eliane Cargnelutti nos dois mandatos como presidente, quando foi reformada e modernizada a sede e também nos meus dois mandatos. Além de um baita companheiro era um tesoureiro que mantinha a casa de pé, organizando e viabilizando as finanças. Além de tudo isso tinha todo o trabalho na área esportiva com as transmissões das disputas envolvendo Toledo em todo o Paraná. Vai fazer falta na ATI e para Toledo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente no Piauí tira a vida de empresário de Novo Sarandi e esposa e mais uma pessoa

Acidente frontal vitimou três pessoas - Reprodução O empresário Ivandro Bonna e sua esposa, Andrea Cristina Block, morreram em um acidente próximo ao distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no estado do Piauí no final de segunda-feira (28). A colisão frontal entre duas caminhonetes resultou na morte de uma terceira pessoa.   O casal era muito conhecido na região, uma vez que ele residiu por vários anos no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, enquanto ela era de Marechal Cândido Rondon. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender à ocorrência, porém as vítimas não resistiram aos ferimentos. Ivandro era ligado à Cerâmica Bona e possuía propriedades no Piauí, estado onde residia já há alguns anos. Andrea e Ivandro residiam no Piauí Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR ...

Vídeo mostra barco à deriva e atendimento a ferido em acidente em Santa Helena

Atendimento a ferido em Santa Helena - Correio do lago Um acidente de graves proporções entre duas embarcações de pesca aconteceu no domingo (27), em Santa Helena, resultando em um homem gravemente ferido e outro desaparecido. Equipes de resgate iniciaram as buscas pelo jovem Matheus Berta, de 21 anos, nesta segunda-feira (28). As buscas foram reiniciadas às 7h, com o reforço de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que se deslocam até Santa Helena para auxiliar nos trabalhos de localização.    O desaparecimento mobilizou a comunidade local de pescadores e as autoridades, que seguem empenhadas nas operações para encontrar o jovem. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas ao longo do dia.   O acidente aconteceu durante a largada do 12º Festival de Pesca ao Tucunaré, que acabou cancelado diante da gravidade dos fatos. Pescadores esportivos registram imagens do resgate de vítimas e de uma lancha à deriva após acidente. De acordo com o port...

Batida frontal: motorista tem ferimentos graves em choque de veículo contra caminhão

Choque frontal registrado pela PRE  Uma batida frontal entre um caminhão e um veículo Corsa resultou numa vítima ferida gravemente no final da noite de sexta-feira (25), na PR-467, entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.   De acordo com os dados colhidos pela Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão Iveco, de cor branca, emplacado em Nova Santa Rosa, seguia no sentido a Pato Bragado, quando invadiu a pista da esquerda e colidiu frontalmente com o Corsa Classic, com placas de Marechal Cândido Rondon, cujo motorista, de   41 anos de idade teve ferimentos graves e   foi encaminhado à UPA de Marechal.   Chovia no momento do acidente, que ocorreu às 23h50, com destruição total do Corsa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR