Pular para o conteúdo principal

Urgente: morre em Toledo o radialista Teo de Andrade


Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo
Um dos mais antigos profissionais do rádio toledano, o comunicador Teófilo Ruiz de Andrade, o Teo, anunciou em março de 2023 que a sua carreira estava inevitavelmente encerrada. E no início da madrugada desta sexta-feira (12), ele faleceu aos 78 anos, na Clínica Intensicor.

Teo passou por cirurgias nos últimos anos e estava em tratamento de um câncer na língua, que havia operado pela primeira vez em 6 de julho de 2022. Ele realizaria um segundo procedimento.
 
A triste realidade da doença que comoveu aqueles que conviveram profissional e socialmente com Téo, foi anunciada pelo próprio locutor através de texto de sua autoria, lido no ar numa manhã de um sábado, em março de 2023, pelo radialista Nésio Luís, no programa Plano Geral, da Rádio União, emissora à qual ele prestou serviços até se afastar para o tratamento da doença.
 
Na mensagem, Téo comentou das alegrias que viveu no rádio com seus milhares de ouvintes, se dizendo o mais feliz dos locutores, e da saudade da rotina do dia a dia na convivência com colegas de trabalho. Ele também agradeceu às orações e vibrações positivas que recebia e salientou que a ansiedade e esperança de poder voltar à comunicação foi sempre muito grande, o que não foi possível depois de 35 dolorosas sessões de quimioterapia, que não solucionaram a doença, o mesmo ocorrendo com a cirurgia realizada no ano passado.
 
“A grande ironia do destino é que o órgão que me possibilitou a alegria da comunicação, e me possibilitou por o pão na mesa durante anos, deve ser totalmente removido na tentativa de acabar com o mal”, escreveu Téo.
 
“Muitos me perguntam como suportar essa carga tão pesada com essa serenidade. No começo, perdemos o chão. Sim, sofri muito”, diz, aludindo ainda ao sofrimento que atinge toda a família. Mais adiante, ele comenta da aceitação, citando que Deus tem propósitos para cada um dos seus filhos. “Temos, nessa viagem terrena, a hora para chegar e hora de partir e o que peço a Deus é muita força para fazer essa passagem”, afirmou, referindo-se à hora de cada um.
 
Téo de Andrade chegou a Toledo em 1978, procedente de Maringá. Na Rádio União comandou um programa popular de grande sucesso do rádio regional. Numa das ações realizadas no programa, chegou a receber cerca de 5 mil cartas, numa época que o celular ainda estava longe de ser popularizado . Ele também atuou na crônica esportiva, além da União, nas rádios Guaçu e Integração.

Teo foi fundador e dirigente da Associação Toledana de Imprensa.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr.
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

  1. Salve graeff,vamos torcer que o theo se recupere,e aproveite a vida pelos proximos anos,tudo dará certo,com os pensamentos positivos,em Deus,Jesus,e Nossa Senhora....

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito eu Também esto passando bor un Canser não é fasel

    ResponderExcluir
  3. Convivi mais com o Teo na ATI-Associação Toledana de Imprensa quando integrou as diretorias da Eliane Cargnelutti nos dois mandatos como presidente, quando foi reformada e modernizada a sede e também nos meus dois mandatos. Além de um baita companheiro era um tesoureiro que mantinha a casa de pé, organizando e viabilizando as finanças. Além de tudo isso tinha todo o trabalho na área esportiva com as transmissões das disputas envolvendo Toledo em todo o Paraná. Vai fazer falta na ATI e para Toledo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de Casa: Coamo reverencia a força do trabalho de seus colaboradores

Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Coamo realizou na manhã de terça-feira (8), na Arcam, as homenagens do programa Tempo de Casa no âmbito da Regional de Toledo. Troféus, brindes e crachás personalizados foram entregues a 41 funcionários com 10, 20 e 30 anos de casa, ligados aos entrepostos de Toledo, Vila Nova, Dois Irmãos, Dez de Maio, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Bragantina e Tupãssi.   Participaram do evento, além do gerente do entreposto de Toledo, Celso Paggi e os gerentes de entrepostos da região; o gerente de Comunicação, Ilivaldo Duarte, que comandou o cerimonial; o coordenador de Qualidade de Vida, Gilmar Caetano Tomáz; o gerente de Gestão de Pessoas, Antônio César Marini, e o diretor Administrativo-Financeiro, Antônio Sérgio Gabriel. Familiares dos homenageados também tomaram parte da confraternização, que culminou com almoço e o corte do bolo comemorativo, assim como representantes de vários veículos de comunicação.   Para o gerente de Gestão de Pess...

POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR PEDOFILIA EM TOLEDO

  A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Formosa do Oeste, cumpriu mandado de busca e apreensão em decorrência de investigações sobre crimes previstos nos artigos 217-A e 215-A do Código Penal e artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que tratam de delitos contra a dignidade sexual e armazenamento de material ilícito. A ação foi realizada em Jesuítas/PR, onde foram apreendidos notebooks que serão encaminhados para análise da Polícia Científica.  Durante as diligências, o investigado foi localizado e preso em Toledo/PR, sendo também apreendido um celular em sua posse.  A PCPR reforça seu compromisso no combate a crimes que atingem crianças e adolescentes, atuando com rigor técnico e responsabilidade social. DENUNCIE! A participação da população é fundamental para combater esse tipo de crime. Disque 181 ou procure a delegacia mais próxima. As informações podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa. Viver Toledo - Ano 16 Por que...

Prefeitos escolhem nome para título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná

  Os prefeitos e prefeitas da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) se reuniram na manhã desta sexta-feira (10), em assembleia fechada para, entre outras pautas, escolher o nome do homenageado para receber o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. Em votação secreta, o colegiado de prefeitos escolheu por maioria o nome de Nelson Padovani para receber a honraria.  Ex-deputado federal, Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958 vindo de Presidente Prudente (SP). Empresário no ramo de máquinas agrícolas, ele ajudou na mecanização agrícola de todo o oeste do Paraná, na década de 70. Foi também loteador nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Corbélia, Medianeira, Terra Roxa, Palotina, Ubiratã, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Cafelândia, Nova Aurora, Braganey, edificando mais de 100 mil imóveis urbanizados.  Ex-deputado federal por dois mandatos, Nelson Padovani trouxe inúmeros recursos e obras para a região e ajudou na cr...