Pular para o conteúdo principal

Urgente: morre em Toledo o radialista Teo de Andrade


Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo
Um dos mais antigos profissionais do rádio toledano, o comunicador Teófilo Ruiz de Andrade, o Teo, anunciou em março de 2023 que a sua carreira estava inevitavelmente encerrada. E no início da madrugada desta sexta-feira (12), ele faleceu aos 78 anos, na Clínica Intensicor.

Teo passou por cirurgias nos últimos anos e estava em tratamento de um câncer na língua, que havia operado pela primeira vez em 6 de julho de 2022. Ele realizaria um segundo procedimento.
 
A triste realidade da doença que comoveu aqueles que conviveram profissional e socialmente com Téo, foi anunciada pelo próprio locutor através de texto de sua autoria, lido no ar numa manhã de um sábado, em março de 2023, pelo radialista Nésio Luís, no programa Plano Geral, da Rádio União, emissora à qual ele prestou serviços até se afastar para o tratamento da doença.
 
Na mensagem, Téo comentou das alegrias que viveu no rádio com seus milhares de ouvintes, se dizendo o mais feliz dos locutores, e da saudade da rotina do dia a dia na convivência com colegas de trabalho. Ele também agradeceu às orações e vibrações positivas que recebia e salientou que a ansiedade e esperança de poder voltar à comunicação foi sempre muito grande, o que não foi possível depois de 35 dolorosas sessões de quimioterapia, que não solucionaram a doença, o mesmo ocorrendo com a cirurgia realizada no ano passado.
 
“A grande ironia do destino é que o órgão que me possibilitou a alegria da comunicação, e me possibilitou por o pão na mesa durante anos, deve ser totalmente removido na tentativa de acabar com o mal”, escreveu Téo.
 
“Muitos me perguntam como suportar essa carga tão pesada com essa serenidade. No começo, perdemos o chão. Sim, sofri muito”, diz, aludindo ainda ao sofrimento que atinge toda a família. Mais adiante, ele comenta da aceitação, citando que Deus tem propósitos para cada um dos seus filhos. “Temos, nessa viagem terrena, a hora para chegar e hora de partir e o que peço a Deus é muita força para fazer essa passagem”, afirmou, referindo-se à hora de cada um.
 
Téo de Andrade chegou a Toledo em 1978, procedente de Maringá. Na Rádio União comandou um programa popular de grande sucesso do rádio regional. Numa das ações realizadas no programa, chegou a receber cerca de 5 mil cartas, numa época que o celular ainda estava longe de ser popularizado . Ele também atuou na crônica esportiva, além da União, nas rádios Guaçu e Integração.

Teo foi fundador e dirigente da Associação Toledana de Imprensa.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr.
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

  1. Salve graeff,vamos torcer que o theo se recupere,e aproveite a vida pelos proximos anos,tudo dará certo,com os pensamentos positivos,em Deus,Jesus,e Nossa Senhora....

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito eu Também esto passando bor un Canser não é fasel

    ResponderExcluir
  3. Convivi mais com o Teo na ATI-Associação Toledana de Imprensa quando integrou as diretorias da Eliane Cargnelutti nos dois mandatos como presidente, quando foi reformada e modernizada a sede e também nos meus dois mandatos. Além de um baita companheiro era um tesoureiro que mantinha a casa de pé, organizando e viabilizando as finanças. Além de tudo isso tinha todo o trabalho na área esportiva com as transmissões das disputas envolvendo Toledo em todo o Paraná. Vai fazer falta na ATI e para Toledo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a tradicionalista toledana Maria Helena Jacobsen

Dona Helena Jacobsen - Arte: CTG Chama Crioula Faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), a empresária aposentada Maria Helena Jacobsen, 80 anos, que era muito conhecida nos meios tradicionalistas. Ela era viúva de Aureliano Jacobsen, o “Pequito”, e ambos eram considerados entre os esteios do CTG Chama Crioula, uma das três entidades tradicionalistas da cidade. Ela deixa os filhos Maria Yara e Julio Jacobsen.   Por várias décadas, o casal comandou a empresa de ônibus Transtol, concessionária do transporte coletivo de Toledo e dona de frota de ônibus de turismo, até a venda da concessionária para o grupo Gulin/Viação Sorriso de Toledo.   Dona Helena estava internada na UTI do Hospital São Lucas, em Cascavel. Desde dezembro ela estava com problemas de saúde e em quadro infeccioso. Seu falecimento foi declaro à 1h desta quarta-feira.   O velório é realizado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, até às 17h. O corpo será trasladado para Ronda Alta, no Rio Grande do Sul...

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Hospital Regional: arquivadas acusações contra ex-prefeito Beto Lunitti

Hospital Regional de Toledo - Arquivo O ex-prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt foi isentado de responsabilidade nas investigações sobre supostas irregularidades na construção do Hospital Regional de Toledo, que foram concluídas.   De acordo com a assessoria jurídica do ex-prefeito, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal apontaram os verdadeiros responsáveis técnicos pela execução e fiscalização da obra, os quais já foram denunciados e responderão criminalmente.   “Ao analisar minuciosamente as provas, o MPF requereu e obteve o arquivamento integral das acusações em desfavor do então prefeito, por absoluta falta de indícios de autoria ou participação em qualquer ilícito. O Juízo Federal homologou esse arquivamento, encerrando em definitivo a persecução penal contra o ex-gestor”, diz a nota da Katarinhuk Advogados. Beto Lunitti “Reafirmo minha confiança na Justiça. Sempre pautei meus atos pelos princípios da administração pública e ...